Exatamente!
Sabe ontem eu estava conversando com uma amiga, que também faz amigurumi ocasionalmente. E ela me lembrou que aconteceu algo parecido comigo.
Uma estrangeira havia copiado um padrão meu, apenas mudou as cores e saiu vendendo, as pessoas do Brasil me criticaram muito dizendo que eu havia roubado a receita da estrangeira. Mesmo eu tendo postado todos os dias nos stories como foi todo o processo de criação, de confecção da peça, o faz e desmancha, o recálculo dos pontos, das medidas, etc.
Eu apenas respostei todos os stories novamente, com data e provando que o padrão era meu. E tudo se acalmou, algumas vieram me pedir desculpas. Outro ponto muito importante é, que algumas colegas russas acharam um absurdo e me ajudaram a desmentir a estrangeira, que era da Inglaterra. E apenas quando minhas colegas da Rússia começaram a fazer esse movimento para desmentir a outra e me ajudar, é que as brasileiras pararam de me atacar.
Engraçado como a maioria do brasileiro é o famoso "cachorrinho abanando o rabo para o estrangeiro". Precisou alguém de fora me defender para eles reverem quem estava certa, mesmo com todas as mil provas que passei.
Outro caso que aconteceu foi quando eu fui cancelada por falar a verdade, que falo até hoje sobre empreender no amigurumi e os cursos mentirosos que algumas artesãs vendem.
Muitas pessoas que caíram no golpe, hoje em dia vem falar comigo desabafando que se arrependeu de ter participado para me cancelar e que agora, eu posso contar com a ajuda delas....
Engraçado, mas até hoje eu sigo com minhas convicções de 2020, a época em que fui cancelada, ser sempre muito transparente e falar a verdade, independentemente se vou conseguir vender cursos e padrões ou não!
Talvez seja por isso que eu conseguia um lucro bom antes de ser cancelada! rsrsrs
Mas estou voltando!!💪