Jump to content

Mariana Guimarães

[PMP] Turma 19
  • Interações

    451
  • Entrou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    5

Respostas da comunidade

  1. Mariana Guimarães's post em Café com ou sem açúcar? ☕🍬 foi marcado como a melhor resposta   
    @Day Moreira o mundo do café é infinito em possibilidades. Vou compartilhar o que sei do que já experenciei até aqui.

    Em 2018, participando de um grupo de nutrição e emagrecimento, um dos desafios era ficar tantos dias em açúcar e nessa fui tomar o cafezinho sem. Na época as dicas eram colocar canela por exemplo para suavizar o sabor. Hábito adquirido não mais coloquei café no açúcar.
    Mas para te auxiliar uma breve informação sobre café: no geral o café a que temos acesso no mercado, os mais comuns, são de torra escura (forte ou muito forte) isso porque é um café de menos qualidade, então a torra ajuda a camuflar essa questão e foi a esse café tradicional, preto na xícara que fomos acostumados. E esse sim é muito difícil beber sem açúcar, porque ele fica muito amargo mesmo. Uma sugestão é fazer menos concentrado.

    E depois do café tradicional temos o café goumert, que vai ser um pouco mais agradável ao paladar. "Os Cafés Gourmet são conhecidos por sua maior qualidade e sabor refinado. Eles são geralmente produzidos a partir de grãos, cultivados em altitudes elevadas, o que contribui para uma maior complexidade de seus sabores. O processo de cultivo e colheita é mais cuidadoso, com uma seleção mais rigorosa dos grãos. Geralmente, os cafés gourmet e os tradicionais passam por uma torra muito forte. Inclusive, ao comprar esses cafés em grãos, você pode notar uma aparência preta e brilhosa. Isso indica que os óleos naturais do grão já foram saturados, isso é um processo que ocorre em altas temperaturas. Essa torra excessiva promove um maior amargor e faz com que a gordura natural presente no grão perca o sabor muito rapidamente". Como o café goumert já vai ser mais fácil beber sem açúcar.
    Se quiser avançar em etapas e sabores aí você deve conhecer e experimentar o café especial. O café especial é assim chamado porque tem os grãos selecionados, "submetidos a rigoroso controle de qualidade, desde a variedade que é plantada até o cultivo. Somente grãos com pontuação superior a 80 pontos em uma escala de 100 são considerados especiais". Essa pontuação é dada pela Specialty Coffee Association (SCA), que aqui no Brasil conhecemos como BSCA.
    O café especial vai ter a torra mais clara, e toda essa seleção do grão vai entregar um café com menos amargor  no sabor, e você nem vai lembrar o açúcar. Tem os que puxam para o mais ácido e outros para o mais doce (sim, acredite, tem café que não amarga nada), até aroma de chocolate.
     
    Em Goiânia temos boas torrefações: Muy Café, Café Carinõ, King Cafés Especiais, Ópera Café, Not Black Coffee (cafeteria, mas acho que vendem também) todas essas marcas aí tem cafés especiais maravilhosos e se você pedir e moem na hora para você. O bom de comprar nessas lojas/cafeterias é que você consome um café mais fresco também.

    Espero ter ajudado, mesmo com o texto tão longo.☕
×
×
  • Criar novo...