Jump to content

Amanda Hikari

[PMP] Turma 19
  • Interações

    205
  • Entrou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    12

Respostas da comunidade

  1. Amanda Hikari's post em Preciso de ajuda! Como fazer skincare?😁 foi marcado como a melhor resposta   
    Oie @Day Moreira
    Eu AMO skincare! "90% do meu tempo eu fico pensando em skincare e os outros 10% esperando que venham falar comigo sobre skincare" kkkkk
    Eu sempre falo da tríade para todo mundo que está iniciando no mundo da skincare: Lavar, Hidratar e Proteger. Esses são os básicos. Com o tempo, você vai se acostumando com a rotina, e pode ir acrescentando tratamentos entre o Lavar e Hidratar, ou Hidratar e Proteger se a sua pele for mais sensível. Como a sua pele é oleosa, faria a tríade pela manhã e pela noite.
    Vamos ao básico!
    LAVAR: Bem, como a sua pele é oleosa, essa etapa é bastante importante para remover toda a sujeira acumulada e o excesso de oleosidade da pele. Para peles oleosas e acneicas, existem géis de limpeza com alguns ativos que ajudam a minimizar a oleosidade como o ácido salicílico. Tem alguns produtos que eu recomendo como sabonete de rosto, que eu mesma uso, claro que existem outras marcas e você pode ir testando e vendo o que funciona bem para a sua pele. Os géis de limpeza da La Roche-Posay são ótimos, apesar de ser um pouco mais caro, mas vem bastante. Tem o Effaclar Concentrado, que é mais potente, e tem o Effaclar Alta tolerância para peles sensíveis (eu uso esse). Tem um mais em conta, da Principia, uma marca brasileira com proposta de democratizar o skin care. O gel de limpeza deles é bem bom, talvez possa começar por ele que é mais em conta: Gel de Limpeza GL-01.
      HIDRATAR: Muitas pessoas de pele oleosa pecam aqui! Por terem a pele oleosa, elas acreditam que não precisam hidratar, mas muito pelo contrário, a pele oleosa precisa sim ser hidratada. Até porque o termo "oleoso" sugere óleo, gordura na pele, e "hidratar" vem de água. E olha que loucura: a pele, quando não está hidratada, expele mais óleo na sua superfície para compensar a falta de água, deixando ainda mais oleosa. Então, para peles oleosas, sugiro hidrantes em gel, que são leves e absorvem rápido na sua pele. Muitos desses hidratantes contém o ácido hialurônico, que é o queridinho da skin care. Esse ácido, apesar de ser um ácido, não é aquele ácido que descama a pele (vou falar mais sobre ácidos depois). Ele é responsável por hidratar a pele, carregando consigo moléculas de água e sendo absorvida na pele. Então, tudo o que tiver ácido hialurônico, tem em uma de suas funções, a função de hidratar. Quase todas as marcas do nicho tem um hidratante, então é questão de gosto e do quanto você pode gastar. Neutrogena Hydro boost Gel - esse aqui eu uso quase todo dia Hidratante facial ácido hialurônico da Simple Organic - essa marca também é brasileira e vira e mexe tem promoções com até 60% off, e são nesses momentos que faço o estoque rsrs

    Uma observação aqui: Dependendo da sua rotina, ao passar uma base logo após hidratantes a base de ácido hialurônico, pode ocorrer um leve descamamento do hidratante, porque esses hidratantes em gel, tendem a formar uma película na pele. Então eu costumo sempre esperar um tempo entre skincare e maquiagem. 
      PROTEGER: Aqui é a polêmica rsrs Tem muitas pessoas atualmente, como a Dani, que estão deixando de lado o protetor solar, pelo simples fato: a gente não fica tão exposto ao sol, monte de gente tem deficiência de vitamina D, e fora que os protetores geralmente têm vários componentes químicos, que servem para proteger tanto fisicamente quanto quimicamente à exposição solar. Eu uso o protetor porque estou usando ácidos que podem vir a manchar a pele caso eu não use o protetor. Para pele oleosa, o indicado é o protetor com toque seque. Existem vários no mercado. Eu particularmente amo os protetores da marca Bioré, mas pessoas de pele oleosa geralmente não gostam pelo toque mais brilhante e molhado.  ISDIN Fusion Water La Roche-Posay Anthelios - muita gente gosta dos protetores dessa marca, eu mesma usei bastannte uma época.  
    TRATAMENTOS: Agora que o negócio fica divertido! Quando estiver craque com o ABC da skincare (Lavar, hidratar e proteger), podemos incluir tratamentos específicos para as suas preocupações específicas de pele. Eu não aconselho iniciantes a incluírem a etapa de tratamento se ainda não tem o hábito de limpar, hidratar e proteger a pele pelo simples fato de: (1) se você não limpa a pele, o sérum, ácido, ou qualquer ativo que for passar na pele, não vai ser absorvida totalmente numa pele suja e você pode estar apenas jogando dinheiro fora; (2) hidratação é muito importante especialmente se você for usar ácidos que podem sensibilizar a sua pele, então você precisa nutrir a sua pele antes ou após o uso desses ativos; e (3) se você usa ácido, é muito importante o uso do protetor solar para não manchar a pele.
    Para pele oleosa, o uso de ácidos geralmente recomendados são: ácido lático (indicado para peles mais sensíveis), salicílico (bastante indicado para pele acneica), mandélico, glicólico (esse geralmente tem bastante efeito, MAS dependendo da formulação pode ser bem intenso e sensibilizar a pele se não usado com cuidado).
    Para pele com manchas, alguns ácidos também são indicados (ácido mandélico e glicólico), bem como retinol e seus similares.
    Peles com sinais de envelhecimento, recomenda-se muito o uso de ácidos também (glicólico, mandélico), retinol e seus similares, antioxidantes como vitamina C.

    Enfim, aqui, o céu é o limite.
    MAS SEMPRE CUIDADO. Lembrando que é sempre bom ir em dermatologistas para indicação adequada de tratamento. Tomem muito cuidado ao usarem ácidos por conta própria. E se forem, sempre comecem testando com formulações mais brandas (concentração baixa do ácido ou ácidos mais fracos) e vão aos poucos aumentando a intensidade, descobrindo o limite da sua pele.  
    Por fim, eu acho legal você criar essa rotina de cuidado com a pele primeiro antes de mais nada, até para você conhecer a sua pele, como ela se comporta no dia-a-dia. Observando ela todos os dias, o que que te incomoda nela? Esses produtos estão ajudando mesmo a sua pele? Estou sentido ela mais viçosa?
     
    E é uma jornada. Eu mesma já tive pele oleosa e acnéica, que por uso indevido de alguns produtos, sensibilizei a pele, chegando até a descamar. Daí tive que recalcular a rota e caprichar bem na hidratação e suspender o uso de tais ativos até a minha pele voltar ao normal. Hoje, a minha pele não é mais oleosa, é normal, e sei o que ela gosta e o que não funciona nela. Mas foram anos testando e observando a saúde da minha pele. Então, curta a jornada!
    Desculpa o textão, mas eu me empolguei aqui!
    Espero que tenha ajudada de alguma forma e qualquer dúvida ou indicação de produtos, é só chamar que eu vou adorar conversar sobre 🙂
    Boa sorte!
×
×
  • Criar novo...