Jump to content

Eu não direi nada, mas haverão sinais!


Recommended Posts

Olá, herdeiras! 

Ontem me aconteceu uma coisa engraçada que só lembrei daquele meme.

Eu não direi nada, mas haverão sinais e tem uma mulher gravando áudio segurando uma garrafa na mão perto da boca e o celular na outra mão kkkk.

Esses dias eu fui ao banheiro correndo antes de uma reunião, levantei o vestido e, advinhem, não baixei o que devia, mas levantei num pulo e deu tempo não fazer xixi nas calças.🫣

E fiquei pensando, isso pode ser uma brincadeira, mas é super real.🙆‍♀️

Sobre os sinais que o corpo nos dá, aqueles pequenos alertas que podem nos indicar como está nossa saúde mental e nossa consciência dos hábitos bons e ruins, assim como os pensamentos automáticos que podem nos afetar.

Às vezes, nosso corpo nos envia sinais sutis que indicam que algo não está bem. Podem ser alterações no sono, no apetite, no humor ou até mesmo sensações físicas, como dores de cabeça ou tensão muscular. É importante estarmos atentas a esses sinais, pois podem ser indícios de que precisamos cuidar melhor de nós mesmas.

Ouvi um podcast que a pessoa dizia que conseguia sentir quando a ansiedade estava vindo, ela começa a contrair os dedos dos pés 🦶. E isso é uma forma de controlar o que pode acontecer depois. Entender o que está causando aquilo para cuidar.

Além disso, os pensamentos e ações automáticas podem nos distrair do momento presente e nos impedir de reconhecer os problemas que isso pode trazer. Esses pensamentos e ações são padrões mentais e físicos que surgem de forma rápida e involuntária, muitas vezes distorcendo nossa percepção da realidade e nos levando a reações impulsivas.

Por isso, é fundamental cultivar a consciência dos nossos pensamentos e emoções, praticando a atenção plena e o autocuidado diário. Ao reconhecermos e compreendermos nossos padrões mentais, podemos desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável e construtiva.🤯

Eu sou muuito esquecida, mas não sou distraída, e quando a distração começa a aumentar, eu percebo que preciso desacelerar e rever alguns hábitos na minha rotina. 

E você, quais são os sinais que você percebe no seu corpo (sentidos e ações) quando algo não está bem com a sua saúde mental ou física? Já parou para analisar isso?

Até mais!

Beijos! ❤️

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • The title was changed to Eu não direi nada, mas haverão sinais!

KKKKKKKKKKKKKKKK

Sarah, lembrei de quando a gente vai jogar o pote do iogurte no lixo e ao invés disso a gente joga a colher. 

Eu percebo que estou pifando quando eu levanto pra fazer alguma coisa e de repente não lembro mais o que eu ia fazer, aí eu fico parada igual aquele meme da Nazaré Tedesco fazendo os cálculos. 

Nunca fiz nada sobre, mas agora vou começar a me atentar a esses sinais, porque faz todo sentido o que você falou. Prestarei mais atenção! 

  • Hahaha 5
Link para compartilhar
Share on other sites

@Sarah Brito, vc anda me espionando? 🤣

É bem real isso q vc disse, tem q cuidar mesmo, e eu tenho percebido isso de ontem pra hoje, comigo.

Hoje mesmo comprei um SALOMPAS, pq a área dos ombros próxima do pescoço tá mto tensa, e pra virar um torcicolo eh dois palitos. 
 

Eu imagino que isso seja devido aos novos estimulos q tenho tido nos ultimos dias. Eu ando MUITO mais produtiva, mais ligadona, animada com o PMP e querendo botar várias coisas em ação, e sempre estou resolvendo mil pendências. Ultimamente tenho ateh feito multitask, coisa q evito pq nao gosto de fzr nada sem a devida atençao, mas hj mesmo estava andando na rua até o ponto e em nenhum momento eu olhei onde pisava. Estava com a cara enfiada no celular resolvendo 3 problemas da homecare. Resolvi 1 no trajeto até o ponto, o outro resolvi em uns 20 minutos e o outro no final da manhã. 

Eu fico querendo me dividir pra dar conta de tudo, e acabo deixando no automatico atravessar a rua, andar na calçada… realmente não tá legal isso. 
 

Mas sou eu me adaptando a uma nova fase. Sei que vou conseguir melhorar a forma como dou conta de tudo, vou colocar o salompas e focar numa boa noite de sono. É a melhor coisa que faço hoje.

  • Like 4
  • EITA!! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho hipotireoidismo. Então, observar sinais do meu corpo são uma prática recorrente, que passei a levar mais a sério quando decidi engravidar, há uns 8 anos.

Observando meu corpo sei quando estou no período fértil, quando vou menstruar, etc. E aí consigo cuidar da enxaqueca, cólica, preventivamente. 

Aprendi também a identificar os sinais de quando a dose do remédio está errada - pra mais ou pra menos - e já corro fazer exames e marcar consulta pra readequação (inclusive, aconteceu essa semana. Sei que a dose tá alta. Já fiz exame de sangue ontem e vou pra consulta semana que vem). 

Também tenho ansiedade diagnosticada. E por conviver com isso, identifico os sinais/gatilhos. Então, do ano passado pra cá, consegui reduzir bastante as crises com medidas de contenção. Kkkkkk

 

 

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 18:11, Aline Nascimento disse:

KKKKKKKKKKKKKKKK

Sarah, lembrei de quando a gente vai jogar o pote do iogurte no lixo e ao invés disso a gente joga a colher. 

Eu percebo que estou pifando quando eu levanto pra fazer alguma coisa e de repente não lembro mais o que eu ia fazer, aí eu fico parada igual aquele meme da Nazaré Tedesco fazendo os cálculos. 

Nunca fiz nada sobre, mas agora vou começar a me atentar a esses sinais, porque faz todo sentido o que você falou. Prestarei mais atenção! 

Essa de começar a falar e esquecer o que ia dizer me deixa muito grilada. 

Mas hoje tive uma que é de preocupar: conversando com meu esposo falei "deixa que eu faço o jantar", nessa eu me envolvi em outra atividade e não só não fiz a comida como não lembrava que tinha dito que ia fazer. 🤣

Além de cansaço é um sinal para ter atenção à tudo que se faz/fala por mais banal/rotineiro que possa parecer. 

  • Like 2
  • Hahaha 1
  • EITA!! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 19:33, Gracielle Neiva Machado disse:

Sarah, eu tenho disfunção da ATM, eu aperto os dentes quando estou ansiosa ou cansada, mas não é quando durmo, eu aperto enquanto trabalho. Quando começo a sentir os ossos do rosto doendo, já sei que estou exagerando  e geralmente eu exagero no exercício ou com o celular. Mas ficarei atenta aos sinais.

Acho que os sinais já estão aí, amiga! Reserva alguns momentos do seu dia pra fechar os olhos e respirar fundo… ou ouvir uma música… sabe como os muçulmanos param 5 vezes ao dia pra orar? Que tal vc programar alguns horários pra relaxar, orar ou meditar por 5 minutinhos?

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 20:18, Jessica Maria Gomes Araujo disse:

Eu tenho hipotireoidismo. Então, observar sinais do meu corpo são uma prática recorrente, que passei a levar mais a sério quando decidi engravidar, há uns 8 anos.

Observando meu corpo sei quando estou no período fértil, quando vou menstruar, etc. E aí consigo cuidar da enxaqueca, cólica, preventivamente. 

Aprendi também a identificar os sinais de quando a dose do remédio está errada - pra mais ou pra menos - e já corro fazer exames e marcar consulta pra readequação (inclusive, aconteceu essa semana. Sei que a dose tá alta. Já fiz exame de sangue ontem e vou pra consulta semana que vem). 

Também tenho ansiedade diagnosticada. E por conviver com isso, identifico os sinais/gatilhos. Então, do ano passado pra cá, consegui reduzir bastante as crises com medidas de contenção. Kkkkkk

 

 

Nada como uma herdeira q conhece o próprio corpo!!

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 23:16, Mariana Guimarães disse:

Essa de começar a falar e esquecer o que ia dizer me deixa muito grilada. 

Mas hoje tive uma que é de preocupar: conversando com meu esposo falei "deixa que eu faço o jantar", nessa eu me envolvi em outra atividade e não só não fiz a comida como não lembrava que tinha dito que ia fazer. 🤣

Além de cansaço é um sinal para ter atenção à tudo que se faz/fala por mais banal/rotineiro que possa parecer. 

Talvez vc tenha dito no automático!

Ou o seu incosciente pensou “vai fazer jantar nenhum, q tu tem outras prioridades. Vou deletar da tua memória” kkkkkkkk

Acho q no fundo vc precisava q ele fizesse o jantar pra vc dar conta de outras coisas, será?

  • Hahaha 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/03/2024 at 08:03, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

Talvez vc tenha dito no automático!

Ou o seu incosciente pensou “vai fazer jantar nenhum, q tu tem outras prioridades. Vou deletar da tua memória” kkkkkkkk

Acho q no fundo vc precisava q ele fizesse o jantar pra vc dar conta de outras coisas, será?

Nem foi porque isso lá em casa é bem tranquilo. Os dois fazem de tudo, ele até cozinha bem mais que eu. Ontem acho que disse no automático como você disse. 🫣

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 18:11, Aline Nascimento disse:

KKKKKKKKKKKKKKKK

Sarah, lembrei de quando a gente vai jogar o pote do iogurte no lixo e ao invés disso a gente joga a colher. 

Eu percebo que estou pifando quando eu levanto pra fazer alguma coisa e de repente não lembro mais o que eu ia fazer, aí eu fico parada igual aquele meme da Nazaré Tedesco fazendo os cálculos. 

Nunca fiz nada sobre, mas agora vou começar a me atentar a esses sinais, porque faz todo sentido o que você falou. Prestarei mais atenção! 

kkkkk isso acontece tambéém.

Boaa!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 18:40, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

@Sarah Brito, vc anda me espionando? 🤣

É bem real isso q vc disse, tem q cuidar mesmo, e eu tenho percebido isso de ontem pra hoje, comigo.

Hoje mesmo comprei um SALOMPAS, pq a área dos ombros próxima do pescoço tá mto tensa, e pra virar um torcicolo eh dois palitos. 
 

Eu imagino que isso seja devido aos novos estimulos q tenho tido nos ultimos dias. Eu ando MUITO mais produtiva, mais ligadona, animada com o PMP e querendo botar várias coisas em ação, e sempre estou resolvendo mil pendências. Ultimamente tenho ateh feito multitask, coisa q evito pq nao gosto de fzr nada sem a devida atençao, mas hj mesmo estava andando na rua até o ponto e em nenhum momento eu olhei onde pisava. Estava com a cara enfiada no celular resolvendo 3 problemas da homecare. Resolvi 1 no trajeto até o ponto, o outro resolvi em uns 20 minutos e o outro no final da manhã. 

Eu fico querendo me dividir pra dar conta de tudo, e acabo deixando no automatico atravessar a rua, andar na calçada… realmente não tá legal isso. 
 

Mas sou eu me adaptando a uma nova fase. Sei que vou conseguir melhorar a forma como dou conta de tudo, vou colocar o salompas e focar numa boa noite de sono. É a melhor coisa que faço hoje.

ahaha juro que não sou 👀

Pois é, entendo bem como é isso, mas é importante respeitar seus limites também.

Sobre a dor, o que me ajuda muito é alongamentos, além disso, aqueço sal grosso, coloco dentro de uma meia e coloco na região do pescoço. Depois faço uma leve massagem com a mão. Ajuda muuuito, e sal passa quase 1 hora quentinho.

Teve uma época que estava fazendo isso todos os dias. Tenho fibromialgia e sinto muita dor quanto não estou equilibrada. 

Faz o teste, é realmente incrível. Ah, e o alongamento essencial também.

Se cuida!❤️

Beijoss!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 19:33, Gracielle Neiva Machado disse:

Sarah, eu tenho disfunção da ATM, eu aperto os dentes quando estou ansiosa ou cansada, mas não é quando durmo, eu aperto enquanto trabalho. Quando começo a sentir os ossos do rosto doendo, já sei que estou exagerando  e geralmente eu exagero no exercício ou com o celular. Mas ficarei atenta aos sinais.

Muito bom! Nossa, não sabia que era uma disfunção, eu faço isso também. Mas aí comecei a prestar atenção e respirar fundo quando isso acontece, e ficar atenta relaxando a mandíbula enquanto faço as coisas. Como se fosse um treino mesmo. 

Quando percebo que to forçando, e sinto a dor também, eu relaxo e começo a focar na mandíbula relaxada enquanto faço as coisas. Não sei se ajuda, mas é isso kk.

Vamos ficar atentas 🙌

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 20:18, Jessica Maria Gomes Araujo disse:

Eu tenho hipotireoidismo. Então, observar sinais do meu corpo são uma prática recorrente, que passei a levar mais a sério quando decidi engravidar, há uns 8 anos.

Observando meu corpo sei quando estou no período fértil, quando vou menstruar, etc. E aí consigo cuidar da enxaqueca, cólica, preventivamente. 

Aprendi também a identificar os sinais de quando a dose do remédio está errada - pra mais ou pra menos - e já corro fazer exames e marcar consulta pra readequação (inclusive, aconteceu essa semana. Sei que a dose tá alta. Já fiz exame de sangue ontem e vou pra consulta semana que vem). 

Também tenho ansiedade diagnosticada. E por conviver com isso, identifico os sinais/gatilhos. Então, do ano passado pra cá, consegui reduzir bastante as crises com medidas de contenção. Kkkkkk

 

 

Uau, Jessica!! Bom demais kkk.

Nossa, ansiedade é terrível mesmo. Estou aprendendo a controlar. 

Bora juntas! ❤️

 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 23:16, Mariana Guimarães disse:

Essa de começar a falar e esquecer o que ia dizer me deixa muito grilada. 

Mas hoje tive uma que é de preocupar: conversando com meu esposo falei "deixa que eu faço o jantar", nessa eu me envolvi em outra atividade e não só não fiz a comida como não lembrava que tinha dito que ia fazer. 🤣

Além de cansaço é um sinal para ter atenção à tudo que se faz/fala por mais banal/rotineiro que possa parecer. 

Eitaa kkk!!

Ficou todo mundo com fome. 

Pois é, impacta também na atenção.  

É tanta coisa na cabeça e tantos pensamentos ao mesmo tempo, que até esquecemos compromisso. É importante ficar atenta a isso.

  • Hahaha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 mês depois ...
On 13/03/2024 at 18:11, Aline Nascimento disse:

KKKKKKKKKKKKKKKK

Sarah, lembrei de quando a gente vai jogar o pote do iogurte no lixo e ao invés disso a gente joga a colher. 

Eu percebo que estou pifando quando eu levanto pra fazer alguma coisa e de repente não lembro mais o que eu ia fazer, aí eu fico parada igual aquele meme da Nazaré Tedesco fazendo os cálculos. 

Nunca fiz nada sobre, mas agora vou começar a me atentar a esses sinais, porque faz todo sentido o que você falou. Prestarei mais atenção! 

Há não muito tempo atrás, eu joguei a esponja de lavar louça no lixo kkkkkkk. Minha mãe que me contou no dia seguinte, o pior é que eu nem me lembro de ter feito isso. 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/03/2024 at 17:51, Sarah Brito disse:

Olá, herdeiras! 

Ontem me aconteceu uma coisa engraçada que só lembrei daquele meme.

Eu não direi nada, mas haverão sinais e tem uma mulher gravando áudio segurando uma garrafa na mão perto da boca e o celular na outra mão kkkk.

Esses dias eu fui ao banheiro correndo antes de uma reunião, levantei o vestido e, advinhem, não baixei o que devia, mas levantei num pulo e deu tempo não fazer xixi nas calças.🫣

E fiquei pensando, isso pode ser uma brincadeira, mas é super real.🙆‍♀️

Sobre os sinais que o corpo nos dá, aqueles pequenos alertas que podem nos indicar como está nossa saúde mental e nossa consciência dos hábitos bons e ruins, assim como os pensamentos automáticos que podem nos afetar.

Às vezes, nosso corpo nos envia sinais sutis que indicam que algo não está bem. Podem ser alterações no sono, no apetite, no humor ou até mesmo sensações físicas, como dores de cabeça ou tensão muscular. É importante estarmos atentas a esses sinais, pois podem ser indícios de que precisamos cuidar melhor de nós mesmas.

Ouvi um podcast que a pessoa dizia que conseguia sentir quando a ansiedade estava vindo, ela começa a contrair os dedos dos pés 🦶. E isso é uma forma de controlar o que pode acontecer depois. Entender o que está causando aquilo para cuidar.

Além disso, os pensamentos e ações automáticas podem nos distrair do momento presente e nos impedir de reconhecer os problemas que isso pode trazer. Esses pensamentos e ações são padrões mentais e físicos que surgem de forma rápida e involuntária, muitas vezes distorcendo nossa percepção da realidade e nos levando a reações impulsivas.

Por isso, é fundamental cultivar a consciência dos nossos pensamentos e emoções, praticando a atenção plena e o autocuidado diário. Ao reconhecermos e compreendermos nossos padrões mentais, podemos desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável e construtiva.🤯

Eu sou muuito esquecida, mas não sou distraída, e quando a distração começa a aumentar, eu percebo que preciso desacelerar e rever alguns hábitos na minha rotina. 

E você, quais são os sinais que você percebe no seu corpo (sentidos e ações) quando algo não está bem com a sua saúde mental ou física? Já parou para analisar isso?

Até mais!

Beijos! ❤️

Sarah,

Aqui é assim: vou fazer tal coisa, no meio do caminho me destraio e esqueço. Depois de um tempo me lembro da atividade e corro para fazer (isso quando não me distraio de novo). Tem até memes com isso, seria engraçado se não fosse trágico kkkkk. 

Eu sou muito distraída, mas não de leseira (tipo quando a pessoa é assim por natureza própria, não acorda para a vida), é mais uma questão da cabeça ter tanta coisa que no meio do caminho desfoca. Eu tento me policiar quanto a isso, o PMP tem me ajudado MUITO, mas é difícil viu. 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu percebo quando preciso de pausa, quando me esqueço das coisas que ia fazer.

Alguns sintomas de irritação durante o período da TPM também são alguns sinais que preciso dar pausa e dedicar tempo para mim.

Sou muito conectada com a natureza e a praia é um lugar sagrado para mim, quando fico muito tempo sem ir começo a me sentir muito cansada, é só dar um tempo no mar, sentir a areia nos pés, me conectas com as pedras, fazer o grouding que sinto muito bem.

Ficar muito tempo sem comer me dá irritação, também fico atenta aos horários da minha alimentação.

Quando como algumas comidas percebo cansaço.

Eu tenho uma lista de coisas que percebo no meu corpo e me dou um tempo ou faço o que me faz melhorar.

Para mim nos observar é melhor ferramenta que temos.

Costumo dizer "orai e vigiai".

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...