Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 Olá herdeiras! Após rever a aula 7.7, eu resolvi fazer o checklist das minhas metas para 2025. Em uma das metas eu estava tendo dificuldade em pensar como eu poderia criar conteúdos mais interessantes para poder atingir um público diferente. A maioria das pessoas que me seguem meio que já estão engajadas e eu fico sem saber o que produzir de conteúdo. É aquela, eu tenho facilidade em opinar sobre nichos de outras pessoas, mas quando cai no meu, tudo me parece muito óbvio rsrsrs. Meu pedido é: Vocês poderiam me ajudar respondendo as seguintes perguntas: 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? É isso, se vocês puderem me ajudar eu agradeço bastante! 4
Solução Jéssica Postado 10 de Dezembro de 2024 Solução Postado 10 de Dezembro de 2024 May, você já pensou em pedir ajuda pro chatGPT? Acho que antes você precisa saber qual o objetivo do seu perfil e seu público. Depois, como se conectar com ele. Eu, com um perfil de amigurumi, pensaria em algo totalmente 'fora da bolha'. Pelo que vi dos perfis, todos focam muito no produto (fotos/reels), pra gerar conexão colocam a foto da artista/artesã, falam dos materiais, ensinam alguma técnica e só. Eu buscaria sair do óbvio. Criaria editorias que chamassem atenção e me destacassem dos outros perfis. Numa rápida conversa com o GPT, ele me deu essas sugestões que coloco aqui embaixo...Acho que você poderia ter vários insights a partir de um 'bate-papo' com ele. 1. Histórias e Narrativas (Storytelling) Histórias dos personagens: Crie pequenas narrativas para os amigurumis, dando-lhes personalidades, profissões, hobbies ou histórias de vida. Isso humaniza o trabalho e cria conexão emocional com o público. Exemplo: "Esse é o Léo, um ursinho aventureiro que adora escalar montanhas. Ele já esteve em 5 países (ou na sua estante, pronto para novas aventuras)." Bastidores com emoção: Relate histórias sobre por que você começou a fazer amigurumi ou compartilhe desafios enfrentados ao criar uma peça específica. Clientes felizes: Peça a quem compra suas peças para contar histórias sobre como usam ou presentearam os amigurumis. 2. Educação e Entretenimento Dicas para iniciantes: Poste tutoriais simples sobre como começar no mundo dos amigurumis, desde dicas sobre materiais até pontos básicos. Curiosidades sobre amigurumi: Explique as origens, a cultura por trás dessa técnica, ou o impacto terapêutico do crochê. Brincadeiras com o público: Envolva seguidores com enquetes, jogos de "qual amigurumi combina mais com você?" ou desafios de nomes criativos para as peças. 3. Estilo de Vida Amigurumi no dia a dia: Mostre os amigurumis integrados a cenários cotidianos – na mesa do café, em uma estante decorada, em um escritório. Decoração com amigurumis: Compartilhe ideias criativas para usar as peças na decoração de quartos infantis, festas ou eventos. Rotina criativa: Mostre sua rotina como artesã, momentos de autocuidado enquanto crocheta, ou como organiza seu tempo para criar. 4. Impacto e Valores Sustentabilidade: Fale sobre o impacto positivo de usar materiais sustentáveis ou a importância do consumo consciente de peças artesanais. Causa social: Se possível, vincule o trabalho a alguma causa, como doar parte das vendas para instituições de caridade ou criar peças para crianças em situação de vulnerabilidade. Valorização do artesanal: Compartilhe reflexões sobre a importância do trabalho manual em um mundo de produção em massa. 5. Interatividade com a Comunidade Depoimentos: Publique feedbacks de clientes em formato de reels ou posts carrossel. Colaborações: Faça parcerias com outros artesãos ou criadores, combinando amigurumis com outros produtos, como kits de presente. Receitas e desafios: Crie e compartilhe receitas exclusivas de amigurumi e desafie os seguidores a recriá-las, marcando o perfil. 6. Humor e Relacionamento Memes de crochê: Poste situações engraçadas sobre a vida de quem crocheta (erros, desafios, momentos inesperados). Conversas diretas: Use os Stories para fazer perguntas, criar enquetes e estimular conversas autênticas. Cultura pop: Recrie personagens populares em forma de amigurumi e insira-os em cenários engraçados. Diferenciais para Furando a Bolha Conteúdo Reels Impactante: Mostre o "antes e depois" das peças, acelere o processo de criação ou faça stop motions com os amigurumis em "movimento". Estética Coesa: Aposte em um feed harmônico, com uma paleta de cores clara e identidade visual marcante. Trilha Sonora Criativa: Escolha músicas envolventes e trendy para seus vídeos, alinhadas ao mood da marca. Engajamento Genuíno: Responda comentários, interaja com os seguidores e crie um senso de comunidade. Vou responder tuas perguntas no próximo post. 3
Jéssica Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 08:38, Mayara Masae Kubota disse: 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? 1. O contexto histórico, como/onde surgiu. Como você aprendeu a técnica. Qual a sua história com o amigurumi/crochê. Desde quadno você trabalha com isso, como desenvolve suas técnicas e cria seus padrões. 2. Uma 'novelinha' em stop motion. Algo que tivesse 1 ep. por semana, sabe? Trabalhoso de fazer? MUITO! Mas seria interessante. Ou, algo do tipo mini amigurumis (pegar algum amigurumi que você faz e fazer a menor versão dele. Como um desafio). 3. Gosto de ver o processo de confecção nos seus stories...talvez um vídeo acelerado das etapas, ou algo mostrando parte da confecção e deixando a expectativa sobre o produto final, que seria mostrado um tempo depois (quando o cliente receber o produto). Como cliente, não me interesso mto pelos materiais em si, porque não entendo deles. Seria legal também ver feedbacks de outros clientes. 3
Joane Priscilla Teixeira De Lima Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 (edited) On 10/12/2024 at 08:38, Mayara Masae Kubota disse: Olá herdeiras! Após rever a aula 7.7, eu resolvi fazer o checklist das minhas metas para 2025. Em uma das metas eu estava tendo dificuldade em pensar como eu poderia criar conteúdos mais interessantes para poder atingir um público diferente. A maioria das pessoas que me seguem meio que já estão engajadas e eu fico sem saber o que produzir de conteúdo. É aquela, eu tenho facilidade em opinar sobre nichos de outras pessoas, mas quando cai no meu, tudo me parece muito óbvio rsrsrs. Meu pedido é: Vocês poderiam me ajudar respondendo as seguintes perguntas: 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? É isso, se vocês puderem me ajudar eu agradeço bastante! Olá @Mayara Masae Kubota, Assim como a @Jéssica falou se joga no chat GPT essa ferramenta pode te auxiliar e muito na construção tanto de ter clareza do seu público atual como em compreender que outro público teria conexão com seu produto e marca. Vou contar minha historinha, assim que vi que o tema aqui era amigurumi me lembrei da pandemia, logo do início, minha filha que faz aniversário em abril e em 2020 completou 10 anos e sempre preferiu fazer passeios para comemorar o seu dia e era apaixonada por pelúcia e eu não me sentia segura nem para passear, nem a ir até uma loja. Nesse mesmo período um colega de trabalho passou a fazer amigurumi e eu encomendei um para ela. Ela amou, e acredite que um ano depois fiz até festa de aniversário para florzinha 😅. Na pandemia foi especial, não se tratava de um produto de fábrica, era único e exclusivo e gerou entretenimento para minha filha naquele período de isolamento social. Vou deixar aqui as fotos Já com o crochê eu mesma não tenho habilidades e paciência para trabalhos artesanais e manuais, mas acho incrível e perfeito. Eu me lembro que por anos eu tinha um trilho de mesa feito pela minha bisavó, rosa que usei até se desfazer o crochê e rasgar. E é uma forma de me conectar com a história dessa minha ancestral, eu não me recordo de receber nenhum carinho dela, mas o crochê me conecta a ela. Inclusive ela é viva e recentemente a visitei e ela tinha feito um centro de mesa, dessa vez vermelho... todo tortinho porque ela não tem mais a mesma coordenação motora ela presenteou a minha irmã que ela tratava com carinho e minha irmã por saber que acho bonito me deu... Segue a foto: Vou te responder em outro post. Editado 10 de Dezembro de 2024 por Joane Priscilla Teixeira De Lima
Jéssica Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 @Mayara Masae Kubota, vendo a resposta da @Joane Priscilla Teixeira De Lima lembrei: Eu seguia um perfil bem legal que pegava o desenho da criança e transformava em um boneco de pano. Seria possível fazer isso com amigurumi? Olha que mágico seria! E o amigurumi poderia ir com 'certidão de nascimento' constando o nome dado pela criança e a data de confecção. Criança adora isso! Seria uma trabalheira danada, né? Mas seria algo exclusivo e com muito valor agregado. Além de ser diferente de tudo que se vê por aí... 3
Joane Priscilla Teixeira De Lima Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 08:38, Mayara Masae Kubota disse: Olá herdeiras! Após rever a aula 7.7, eu resolvi fazer o checklist das minhas metas para 2025. Em uma das metas eu estava tendo dificuldade em pensar como eu poderia criar conteúdos mais interessantes para poder atingir um público diferente. A maioria das pessoas que me seguem meio que já estão engajadas e eu fico sem saber o que produzir de conteúdo. É aquela, eu tenho facilidade em opinar sobre nichos de outras pessoas, mas quando cai no meu, tudo me parece muito óbvio rsrsrs. Meu pedido é: Vocês poderiam me ajudar respondendo as seguintes perguntas: 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? É isso, se vocês puderem me ajudar eu agradeço bastante! Me emocionei um pouquinho e voltei para responder rsrsrs 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? Eu sou do tipo curiosa de saber como as coisas/comidas surgem, sua história mesmo. E inclusive curiosidades. 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? Humanizar o perfil é interessante, contar a história do novo amiguinho ou para quem ela tá indo e até mesmo um desenho, depoimento ou foto do amigurumi na nova casa. 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? É interessante principalmente se você tem um plano para atingir um público que quer aprender a confeccionar peças, e você pode até criar um curso online ou presencial ensinando técnicas ou em um dia das crianças realizar uma oficina para crianças montarem seu próprio amigurumi (aqui seria algo mais simples com peças prontas de fácil montagem) construindo uma experiência memorável para crianças. Dicas extras, você pode adotar um cheirinho único para os seus produtos para conversar com o sensorial dos seus clientes e faça Benchmarking não apenas de outros perfis de amigurumi e sim de outras marcas que vendem pelúcias. Você já ouviu falar na loja Criamigos? É uma oficina de bichos de pelúcia onde customiza pelúcias. Criando um vínculo entre o brinquedo e a criança. O processo de customização é realizado em 7 etapas, inclusive de nomear a realizar a certidão de nascimento. Espero ter ajudado!! 4
Joane Priscilla Teixeira De Lima Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 09:53, Jéssica disse: @Mayara Masae Kubota, vendo a resposta da @Joane Priscilla Teixeira De Lima lembrei: Eu seguia um perfil bem legal que pegava o desenho da criança e transformava em um boneco de pano. Seria possível fazer isso com amigurumi? Olha que mágico seria! E o amigurumi poderia ir com 'certidão de nascimento' constando o nome dado pela criança e a data de confecção. Criança adora isso! Seria uma trabalheira danada, né? Mas seria algo exclusivo e com muito valor agregado. Além de ser diferente de tudo que se vê por aí... Da certidão de nascimento estamos alinhadas heim hahaha
Jéssica Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 09:55, Joane Priscilla Teixeira De Lima disse: Você já ouviu falar na loja Criamigos? É uma oficina de bichos de pelúcia onde customiza pelúcias. Criando um vínculo entre o brinquedo e a criança. O processo de customização é realizado em 7 etapas, inclusive de nomear a realizar a certidão de nascimento. E a gente paga com um rim, diga-se de passagem. kkkkkkkk Mas a magia envolvida é tanta que, apesar do mini infarto nos pais, a alegria dos filhos vale a pena. (fomos uma única vez e, desde então, fujo da Criamigos como o diabo foge da cruz). A Colori segue lá em casa, sendo a melhor amiga de Yana. 2
Joane Priscilla Teixeira De Lima Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 10:00, Jéssica disse: E a gente paga com um rim, diga-se de passagem. kkkkkkkk Mas a magia envolvida é tanta que, apesar do mini infarto nos pais, a alegria dos filhos vale a pena. (fomos uma única vez e, desde então, fujo da Criamigos como o diabo foge da cruz). A Colori segue lá em casa, sendo a melhor amiga de Yana. Sim o ursinho ganha um coração a gente perde um rim, aqui temos dois um ganhamos em um sorteio. Mas sim, estamos em um momento do mercado em que clientes não querem mais apenas produtos e sim a experiência. Experiência é tudo e tudo é experiência. 1 1
Jéssica Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 10:04, Joane Priscilla Teixeira De Lima disse: Sim o ursinho ganha um coração a gente perde um rim, aqui temos dois um ganhamos em um sorteio. Ri muito com essa frase, Joane. Mas é bem isso. Experiência de fato é TUDO! Eu valorizo muito isso, enquanto consumidora. Experiência e produtos personalizados mexem comigo. (transformamos o post da May em um bate papo. 😂) 1 1
Alessandra Valente Postado 10 de Dezembro de 2024 Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 08:38, Mayara Masae Kubota disse: Olá herdeiras! Após rever a aula 7.7, eu resolvi fazer o checklist das minhas metas para 2025. Em uma das metas eu estava tendo dificuldade em pensar como eu poderia criar conteúdos mais interessantes para poder atingir um público diferente. A maioria das pessoas que me seguem meio que já estão engajadas e eu fico sem saber o que produzir de conteúdo. É aquela, eu tenho facilidade em opinar sobre nichos de outras pessoas, mas quando cai no meu, tudo me parece muito óbvio rsrsrs. Meu pedido é: Vocês poderiam me ajudar respondendo as seguintes perguntas: 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? É isso, se vocês puderem me ajudar eu agradeço bastante! Olá!! Vou te responder a partir da visão de uma telespectadora que não tem contato nenhum com esse mundo.. (tomara que te ajude 💟) 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? Se você vende ambas as coisas, as diferenciações deles são bem interessantes.. Falar um pouco sobre processos/materiais, seus diferenciais, acaba demonstrando autoridade no assunto.. 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? Acho bem bacana ver um pouco do processo de criação e criar uma narrativa/história em cima da peça.. Desperta uma curiosidade em querer ver a peça pronta.. por que ela foi feita de uma maneira e não de outra.. Vídeos limpos das peças prontas, focando nos detalhes de cada uma.. 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? Sim, mas não como foco principal do perfil.. algumas pinceladas para que o perfil seja para o consumidor da peça e não para novos artistas.. (a não ser que seja teu foco atrair esse público também..) 2
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Author Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 09:06, Jéssica disse: May, você já pensou em pedir ajuda pro chatGPT? Acho que antes você precisa saber qual o objetivo do seu perfil e seu público. Depois, como se conectar com ele. Eu, com um perfil de amigurumi, pensaria em algo totalmente 'fora da bolha'. Pelo que vi dos perfis, todos focam muito no produto (fotos/reels), pra gerar conexão colocam a foto da artista/artesã, falam dos materiais, ensinam alguma técnica e só. Eu buscaria sair do óbvio. Criaria editorias que chamassem atenção e me destacassem dos outros perfis. Numa rápida conversa com o GPT, ele me deu essas sugestões que coloco aqui embaixo...Acho que você poderia ter vários insights a partir de um 'bate-papo' com ele. 1. Histórias e Narrativas (Storytelling) Histórias dos personagens: Crie pequenas narrativas para os amigurumis, dando-lhes personalidades, profissões, hobbies ou histórias de vida. Isso humaniza o trabalho e cria conexão emocional com o público. Exemplo: "Esse é o Léo, um ursinho aventureiro que adora escalar montanhas. Ele já esteve em 5 países (ou na sua estante, pronto para novas aventuras)." Bastidores com emoção: Relate histórias sobre por que você começou a fazer amigurumi ou compartilhe desafios enfrentados ao criar uma peça específica. Clientes felizes: Peça a quem compra suas peças para contar histórias sobre como usam ou presentearam os amigurumis. 2. Educação e Entretenimento Dicas para iniciantes: Poste tutoriais simples sobre como começar no mundo dos amigurumis, desde dicas sobre materiais até pontos básicos. Curiosidades sobre amigurumi: Explique as origens, a cultura por trás dessa técnica, ou o impacto terapêutico do crochê. Brincadeiras com o público: Envolva seguidores com enquetes, jogos de "qual amigurumi combina mais com você?" ou desafios de nomes criativos para as peças. 3. Estilo de Vida Amigurumi no dia a dia: Mostre os amigurumis integrados a cenários cotidianos – na mesa do café, em uma estante decorada, em um escritório. Decoração com amigurumis: Compartilhe ideias criativas para usar as peças na decoração de quartos infantis, festas ou eventos. Rotina criativa: Mostre sua rotina como artesã, momentos de autocuidado enquanto crocheta, ou como organiza seu tempo para criar. 4. Impacto e Valores Sustentabilidade: Fale sobre o impacto positivo de usar materiais sustentáveis ou a importância do consumo consciente de peças artesanais. Causa social: Se possível, vincule o trabalho a alguma causa, como doar parte das vendas para instituições de caridade ou criar peças para crianças em situação de vulnerabilidade. Valorização do artesanal: Compartilhe reflexões sobre a importância do trabalho manual em um mundo de produção em massa. 5. Interatividade com a Comunidade Depoimentos: Publique feedbacks de clientes em formato de reels ou posts carrossel. Colaborações: Faça parcerias com outros artesãos ou criadores, combinando amigurumis com outros produtos, como kits de presente. Receitas e desafios: Crie e compartilhe receitas exclusivas de amigurumi e desafie os seguidores a recriá-las, marcando o perfil. 6. Humor e Relacionamento Memes de crochê: Poste situações engraçadas sobre a vida de quem crocheta (erros, desafios, momentos inesperados). Conversas diretas: Use os Stories para fazer perguntas, criar enquetes e estimular conversas autênticas. Cultura pop: Recrie personagens populares em forma de amigurumi e insira-os em cenários engraçados. Diferenciais para Furando a Bolha Conteúdo Reels Impactante: Mostre o "antes e depois" das peças, acelere o processo de criação ou faça stop motions com os amigurumis em "movimento". Estética Coesa: Aposte em um feed harmônico, com uma paleta de cores clara e identidade visual marcante. Trilha Sonora Criativa: Escolha músicas envolventes e trendy para seus vídeos, alinhadas ao mood da marca. Engajamento Genuíno: Responda comentários, interaja com os seguidores e crie um senso de comunidade. Vou responder tuas perguntas no próximo post. Nossa! Que legal essas ideias @Jéssica! Muito obrigada, já vou anotar. eu já havia feito sim essas perguntas para o chatgpt, mas ele me deu outras opções que foram mais do mesmo e, é exatamente isso que quero mudar, sair desse mesmo! Por isso perguntei aqui, talvez conversando com pessoas que não são do mesmo nicho e que são clientes que não fazem amigurumi, pudessem me dar uma direção mais assertiva no quesito em captar novos clientes que ainda não conhecem esse tipo de artesanato. Mas as respostas que ele te deu foram bem legais! Eu gostei de muitas coisas e já estou pensando em formas de colocar o novo produto nesse cenário! Acho que não sei mexer muito no chat ainda rsrsrs 1
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Author Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 09:20, Jéssica disse: 1. O contexto histórico, como/onde surgiu. Como você aprendeu a técnica. Qual a sua história com o amigurumi/crochê. Desde quadno você trabalha com isso, como desenvolve suas técnicas e cria seus padrões. 2. Uma 'novelinha' em stop motion. Algo que tivesse 1 ep. por semana, sabe? Trabalhoso de fazer? MUITO! Mas seria interessante. Ou, algo do tipo mini amigurumis (pegar algum amigurumi que você faz e fazer a menor versão dele. Como um desafio). 3. Gosto de ver o processo de confecção nos seus stories...talvez um vídeo acelerado das etapas, ou algo mostrando parte da confecção e deixando a expectativa sobre o produto final, que seria mostrado um tempo depois (quando o cliente receber o produto). Como cliente, não me interesso mto pelos materiais em si, porque não entendo deles. Seria legal também ver feedbacks de outros clientes. Anotado tudo!! Há um tempo atrás eu fazia muito stop motion, mas isso não gerava nem engajamento, nem visualização, muitos flopavam e eu ficava mais de 10h para fazer 1 motion de 1 min!!! Então não é muito viável, mas ao invés de ser por motion pensei em fazer por vídeo mesmo, que é mais rápido! Eu, antigamente sempre falava mais da origem dos amigurumis... Vou voltar a criar o quadro "Curiosidades sobre amigurumis", Inclusive a explicação do porquê eles serem sem boca estava nesse quadro! Então aguarde por novidades, porque estou me programando para 2025 dar uma mudada no perfil e trazer muitas novidades! 1
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Author Postado 10 de Dezembro de 2024 (edited) On 10/12/2024 at 09:29, Joane Priscilla Teixeira De Lima disse: Olá @Mayara Masae Kubota, Assim como a @Jéssica falou se joga no chat GPT essa ferramenta pode te auxiliar e muito na construção tanto de ter clareza do seu público atual como em compreender que outro público teria conexão com seu produto e marca. Vou contar minha historinha, assim que vi que o tema aqui era amigurumi me lembrei da pandemia, logo do início, minha filha que faz aniversário em abril e em 2020 completou 10 anos e sempre preferiu fazer passeios para comemorar o seu dia e era apaixonada por pelúcia e eu não me sentia segura nem para passear, nem a ir até uma loja. Nesse mesmo período um colega de trabalho passou a fazer amigurumi e eu encomendei um para ela. Ela amou, e acredite que um ano depois fiz até festa de aniversário para florzinha 😅. Na pandemia foi especial, não se tratava de um produto de fábrica, era único e exclusivo e gerou entretenimento para minha filha naquele período de isolamento social. Vou deixar aqui as fotos Já com o crochê eu mesma não tenho habilidades e paciência para trabalhos artesanais e manuais, mas acho incrível e perfeito. Eu me lembro que por anos eu tinha um trilho de mesa feito pela minha bisavó, rosa que usei até se desfazer o crochê e rasgar. E é uma forma de me conectar com a história dessa minha ancestral, eu não me recordo de receber nenhum carinho dela, mas o crochê me conecta a ela. Inclusive ela é viva e recentemente a visitei e ela tinha feito um centro de mesa, dessa vez vermelho... todo tortinho porque ela não tem mais a mesma coordenação motora ela presenteou a minha irmã que ela tratava com carinho e minha irmã por saber que acho bonito me deu... Segue a foto: Vou te responder em outro post. Que legal saber disso @Joane Priscilla Teixeira De Lima, ter uma bisavó ainda viva é uma benção! Essa forma dela de demonstrar carinho é muito bonita e também faz parte da personalidade dela! Sua filha é linda!! A pandemia de fato, criou muitas oportunidades que na época eu aproveitei em forma de cursos on-line. eu estava pensando em tentar criar histórias que gerem alguma lembrança afetiva nas pessoas, mas sou bem péssima nisso! rsrsrs Assim como a @Jéssica mencionou, vou tentar criar um destaque para os clientes a partir de 2025. Vou pedir para eles darem um feedback, fazer um story ou algo semelhante. Porque recentemente descobri que todos os feedbacks que eu tinha sumiram, até da Stela que fez stories e me marcou e eu repostei, sumiu também. e eu tinha salvo, depois descobri que eu tinha que printar a tela e repostar para não sumir, porque quando eu apenas reposto o negócio some mesmo... Então terei que refazer os feedbacks... Editado 10 de Dezembro de 2024 por Mayara Masae Kubota 1
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Author Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 09:53, Jéssica disse: @Mayara Masae Kubota, vendo a resposta da @Joane Priscilla Teixeira De Lima lembrei: Eu seguia um perfil bem legal que pegava o desenho da criança e transformava em um boneco de pano. Seria possível fazer isso com amigurumi? Olha que mágico seria! E o amigurumi poderia ir com 'certidão de nascimento' constando o nome dado pela criança e a data de confecção. Criança adora isso! Seria uma trabalheira danada, né? Mas seria algo exclusivo e com muito valor agregado. Além de ser diferente de tudo que se vê por aí... Seria possível sim, inclusive já tem muitas artesãs que fazem isso. Eu mesma já fiz uma vez, deu muito trabalho e no final, a mulher não quis pagar o valor que cobrei pois disse que estava muito caro e eu compartilhei com ela todo o processo de criação, porque tive que criar do zero, foi 1 mês de trabalho junto com ela e tudo mais. Daí fiquei meio receosa de voltar a fazer isso! Sem contar que o meu grande problema é trabalhar com as linhas mais grossas para ficar em tamanho maior, essas linhas ativam demais minha tendinite e daí tenho que ir para a fisioterapia. Mas quem sabe?? Estou pensando em testar trabalhar com lãs para fazer a base, elas não machucam meu pulso, mas também tem seus prós e contras. 1
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Author Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 09:55, Joane Priscilla Teixeira De Lima disse: Me emocionei um pouquinho e voltei para responder rsrsrs 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? Eu sou do tipo curiosa de saber como as coisas/comidas surgem, sua história mesmo. E inclusive curiosidades. 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? Humanizar o perfil é interessante, contar a história do novo amiguinho ou para quem ela tá indo e até mesmo um desenho, depoimento ou foto do amigurumi na nova casa. 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? É interessante principalmente se você tem um plano para atingir um público que quer aprender a confeccionar peças, e você pode até criar um curso online ou presencial ensinando técnicas ou em um dia das crianças realizar uma oficina para crianças montarem seu próprio amigurumi (aqui seria algo mais simples com peças prontas de fácil montagem) construindo uma experiência memorável para crianças. Dicas extras, você pode adotar um cheirinho único para os seus produtos para conversar com o sensorial dos seus clientes e faça Benchmarking não apenas de outros perfis de amigurumi e sim de outras marcas que vendem pelúcias. Você já ouviu falar na loja Criamigos? É uma oficina de bichos de pelúcia onde customiza pelúcias. Criando um vínculo entre o brinquedo e a criança. O processo de customização é realizado em 7 etapas, inclusive de nomear a realizar a certidão de nascimento. Espero ter ajudado!! Nossa! Gostei de todas as ideias, já vou anotar tudo para tentar colocar em prática no meu perfil! Não ouvi falar nessa loja, mas já vou dar uma pesquisada, gostei bastante da ideia de oficina! Os amis na casa nova iria depender muito das clientes me enviarem fotos, a maioria não envia, mesmo quando eu peço. rsrsrsrsrs Muito obrigada pelas sugestões, levarei todas em consideração e verei como posso ajustar ao meu perfil! 1
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Author Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 10:00, Jéssica disse: E a gente paga com um rim, diga-se de passagem. kkkkkkkk Mas a magia envolvida é tanta que, apesar do mini infarto nos pais, a alegria dos filhos vale a pena. (fomos uma única vez e, desde então, fujo da Criamigos como o diabo foge da cruz). A Colori segue lá em casa, sendo a melhor amiga de Yana. rsrsrsrsrs Eu teria que ver a questão do custo/benefício também! Mas devido o investimento nos materiais, creio que para os amis não seria algo tão impossível de fazer, basta escolher projetos que vão menos material e sejam rápidos de fazer. Teve uma época que eu fazia um encontro da afeição em SP, no parque do ibirapuera, esse encontro tinha um custo de R$150,00 na época. Eu levava todo o material e era de 2 tipos, para crianças, o boneco estava pronto (geralmente era um coelho ou urso a criança escolhia) e ela tinha que pintar ele, colocar os olhos, os detalhes, etc. com o que tinha disponível e para os pais que queriam crochetar, tinha as linhas e fibra para eles fazerem o coelho e urso. Talvez seria uma boa ideia voltar com esse projeto! 1
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Author Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 10:09, Jéssica disse: Ri muito com essa frase, Joane. Mas é bem isso. Experiência de fato é TUDO! Eu valorizo muito isso, enquanto consumidora. Experiência e produtos personalizados mexem comigo. (transformamos o post da May em um bate papo. 😂) kkkkkkk sem problema eu já tive uma super ideia! De criar uma peça que não está acabada e a criança termina em casa!! Estilo o que eu fazia nos encontros lá em SP. Mas agora ser entregue na casa da pessoa! Daí vai o urso e os materiais para a criança fazer a roupa do jeito que quiser, pintar, colocar os olhos que quiser e onde quiser, vai com língua caso queira fazer ele com língua para fora!! Nossa!! Já tive mil ideias aqui! Por isso é bom conversarmos! Já consegui sair um pouco da minha bolha!! rsrsrs 1
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Dezembro de 2024 Author Postado 10 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 10:21, Alessandra Valente disse: Olá!! Vou te responder a partir da visão de uma telespectadora que não tem contato nenhum com esse mundo.. (tomara que te ajude 💟) 1) No que você tem interesse em saber mais sobre amigurumi ou crochê? Se você vende ambas as coisas, as diferenciações deles são bem interessantes.. Falar um pouco sobre processos/materiais, seus diferenciais, acaba demonstrando autoridade no assunto.. 2) O que você acharia interessante em ver em um perfil de amigurumi? Acho bem bacana ver um pouco do processo de criação e criar uma narrativa/história em cima da peça.. Desperta uma curiosidade em querer ver a peça pronta.. por que ela foi feita de uma maneira e não de outra.. Vídeos limpos das peças prontas, focando nos detalhes de cada uma.. 3) Você como cliente do produto físico, tem interesse em saber mais sobre os materiais que são utilizados na confecção da peça e no processo de confecção? Sim, mas não como foco principal do perfil.. algumas pinceladas para que o perfil seja para o consumidor da peça e não para novos artistas.. (a não ser que seja teu foco atrair esse público também..) Muito obrigada @Alessandra Valente! Eu quero respostas sinceras mesmo!! rsrsrs Suas respostas também me ajudaram bastante sobre o que focar mais e menos, porque eu estava pensando em focar nos materiais, falar da qualidade e etc., mas talvez, a maioria não queira mesmo saber sobre isso! rsrsrs Tentarei postar mais vídeos da confecção das peças e contar mais histórias para gerar interesse! Daí vou soltando os vídeos de partes da peça com as histórias e no final, quando a peça estiver pronta, posto ela inteira e a finalização! Me ajudou bastante a ter ideias! Obrigada! 2
Alessandra Valente Postado 11 de Dezembro de 2024 Postado 11 de Dezembro de 2024 On 10/12/2024 at 15:51, Mayara Masae Kubota disse: Muito obrigada @Alessandra Valente! Eu quero respostas sinceras mesmo!! rsrsrs Suas respostas também me ajudaram bastante sobre o que focar mais e menos, porque eu estava pensando em focar nos materiais, falar da qualidade e etc., mas talvez, a maioria não queira mesmo saber sobre isso! rsrsrs Tentarei postar mais vídeos da confecção das peças e contar mais histórias para gerar interesse! Daí vou soltando os vídeos de partes da peça com as histórias e no final, quando a peça estiver pronta, posto ela inteira e a finalização! Me ajudou bastante a ter ideias! Obrigada! Que bom!!! Fico feliz em te ajudar.. arrasa nesses posts, e compartilha tudo com a gente!! 😍😍 1
Mayara Masae Kubota Postado 11 de Dezembro de 2024 Author Postado 11 de Dezembro de 2024 On 11/12/2024 at 09:11, Alessandra Valente disse: Que bom!!! Fico feliz em te ajudar.. arrasa nesses posts, e compartilha tudo com a gente!! 😍😍 Com certeza!! Ontem eu já comecei a fazer um rascunho pelo canva de algumas ideias! Já tenho alguns vídeos do processo de confecção das peças para postar também! Postarei entre hoje e amanhã o vídeo! 1
Recommended Posts