Mayara Masae Kubota Postado 10 de Março de 2025 Postado 10 de Março de 2025 (edited) Olá {H's}! Já que estamos no desafio da organização, vim trazer uma reflexão sobre organização! Quando eu era criança, na casa onde eu morava tinha uma criança 2 anos mais nova que eu. Ela era extremamente bagunceira e eu super organizada. Ela gostava do caos e eu gostava da entropia a zero (impossível eu sei!). Mas esse era o contraste e, claro, sempre tinha alguém para fazer tais comparações! Porém, não ache que hoje eu sou a pessoa que mantém tudo em ordem, porque não sou. Ainda tenho que me policiar muito e estou constantemente guardando o que deixo jogado. Antigamente eu era mais organizada, mas eu não tinha nenhuma responsabilidade, eu tinha que me preocupar apenas em ir para a escola, tirar boas notas e só! Hoje em dia a responsabilidade é grande! Então, tudo bem se entrou um pouquinho de caos na minha rotina. Mas, até onde o caos pode ser saudável? Com o desafio desse mês, arrumei alguns cantos aqui do local onde passo a maior parte do tempo. Eu achava que não iria arrumar muita coisa, pois já dei uma geral nas coisas em janeiro, mas pasmem! Consegui tirar um saco de lixo de 50L! rsrsrsrs Do notebook tirei muitos arquivos! Minha eu do passado, jamais teria deixado isso acontecer! E fiquei pensando: o que fazemos reforça a imagem de quem acreditamos ser. Eu, quando criança, acreditava ser extremamente organizada e era, hoje em dia, eu já não me acho tão organizada assim, e não sou! Já tem um tempinho que eu estava querendo me manter mais organizada nas coisas e nos ambientes que eu passo mais tempo, para não ter que ficar arrumando sempre e não ter que ficar na bagunça. E com o desafio me lembrei de algo importante: O nosso sistema de crenças sobre nós, influencia o que fazemos e o que fazemos reforça o nosso sistema de crenças. Então: se eu faço bagunça -> acredito que sou desorganizada -> continuo agindo de acordo com o que eu sou -> reforço a imagem de que sou bagunceira (e pode ser reforçada por outros). É um ciclo! Se você faz algo repetidamente, você se torna esse algo. Por isso muitas pessoas acham tão difícil responder quem são sem mencionar com o que trabalham, o que fazem. Afinal, se você trabalha com química, você É química. Isso com certeza não te define completamente. Mas com certeza diz coisas sobre você e define uma parte sua. Essa lógica funciona para além das profissões. Se você vai à igreja todo domingo, você reforça a sua autoimagem de uma pessoa religiosa. Quanto mais repetimos uma ação, mais isso se relaciona com quem somos e mais difícil é mudar essa ideia e os comportamentos atrelados. É da natureza humana não querer ser incoerente. Então se você acredita ser algo, vai agir de acordo com isso. Por esse motivo é tão difícil mudar alguns hábitos e comportamentos. Primeiro porque eles podem realmente estar muito automáticos na nossa vida, mas também porque estão ligados a uma parte do que acreditamos ser. Mas isso não quer dizer que não seja possível MUDAR. O que acontece na maioria das vezes é que nosso desejo de mudança vem visando o resultado final. Parar de fumar, emagrecer, ganhar mais dinheiro, ter a casa sempre organizada. Talvez você alcance o seu objetivo. Mas a chance é grande de que depois de conseguir,... volte aos antigos padrões de comportamento. Isso porque você não mudou a identidade por trás. Para mudar comportamentos - e consequentemente os resultados finais - de forma duradoura: Primeiro é preciso entender quem você deseja se tornar; Depois, entender o que esse tipo de pessoa faria, como ela se comporta; E, por fim, executar essas ações. E tudo isso aprendemos com o PMP. Claro, não é fazendo uma vez que mudamos de fato. É com repetição, com constância, com tempo. São pequenas ações realizadas todos os dias que vão construindo evidências - cada vez maiores - de que somos capazes de realizar essa mudança e ser a pessoa que desejamos ser. Essas novas evidências tornam possível contar novas histórias a nós (e sobre nós) mesmos. É isso! Bora aproveitar o desafio desse mês para mudar alguns hábitos e ser mais organizada! Editado 10 de Março de 2025 por Mayara Masae Kubota 7
Joane Priscilla Teixeira De Lima Postado 10 de Março de 2025 Postado 10 de Março de 2025 On 10/03/2025 at 09:12, Mayara Masae Kubota disse: Olá {H's}! Já que estamos no desafio da organização, vim trazer uma reflexão sobre organização! Quando eu era criança, na casa onde eu morava tinha uma criança 2 anos mais nova que eu. Ela era extremamente bagunceira e eu super organizada. Ela gostava do caos e eu gostava da entropia a zero (impossível eu sei!). Mas esse era o contraste e, claro, sempre tinha alguém para fazer tais comparações! Porém, não ache que hoje eu sou a pessoa que mantém tudo em ordem, porque não sou. Ainda tenho que me policiar muito e estou constantemente guardando o que deixo jogado. Antigamente eu era mais organizada, mas eu não tinha nenhuma responsabilidade, eu tinha que me preocupar apenas em ir para a escola, tirar boas notas e só! Hoje em dia a responsabilidade é grande! Então, tudo bem se entrou um pouquinho de caos na minha rotina. Mas, até onde o caos pode ser saudável? Com o desafio desse mês, arrumei alguns cantos aqui do local onde passo a maior parte do tempo. Eu achava que não iria arrumar muita coisa, pois já dei uma geral nas coisas em janeiro, mas pasmem! Consegui tirar um saco de lixo de 50L! rsrsrsrs Do notebook tirei muitos arquivos! Minha eu do passado, jamais teria deixado isso acontecer! E fiquei pensando: o que fazemos reforça a imagem de quem acreditamos ser. Eu, quando criança, acreditava ser extremamente organizada e era, hoje em dia, eu já não me acho tão organizada assim, e não sou! Já tem um tempinho que eu estava querendo me manter mais organizada nas coisas e nos ambientes que eu passo mais tempo, para não ter que ficar arrumando sempre e não ter que ficar na bagunça. E com o desafio me lembrei de algo importante: O nosso sistema de crenças sobre nós, influencia o que fazemos e o que fazemos reforça o nosso sistema de crenças. Então: se eu faço bagunça -> acredito que sou desorganizada -> continuo agindo de acordo com o que eu sou -> reforço a imagem de que sou bagunceira (e pode ser reforçada por outros). É um ciclo! Se você faz algo repetidamente, você se torna esse algo. Por isso muitas pessoas acham tão difícil responder quem são sem mencionar com o que trabalham, o que fazem. Afinal, se você trabalha com química, você É química. Isso com certeza não te define completamente. Mas com certeza diz coisas sobre você e define uma parte sua. Essa lógica funciona para além das profissões. Se você vai à igreja todo domingo, você reforça a sua autoimagem de uma pessoa religiosa. Quanto mais repetimos uma ação, mais isso se relaciona com quem somos e mais difícil é mudar essa ideia e os comportamentos atrelados. É da natureza humana não querer ser incoerente. Então se você acredita ser algo, vai agir de acordo com isso. Por esse motivo é tão difícil mudar alguns hábitos e comportamentos. Primeiro porque eles podem realmente estar muito automáticos na nossa vida, mas também porque estão ligados a uma parte do que acreditamos ser. Mas isso não quer dizer que não seja possível MUDAR. O que acontece na maioria das vezes é que nosso desejo de mudança vem visando o resultado final. Parar de fumar, emagrecer, ganhar mais dinheiro, ter a casa sempre organizada. Talvez você alcance o seu objetivo. Mas a chance é grande de que depois de conseguir,... volte aos antigos padrões de comportamento. Isso porque você não mudou a identidade por trás. Para mudar comportamentos - e consequentemente os resultados finais - de forma duradoura: Primeiro é preciso entender quem você deseja se tornar; Depois, entender o que esse tipo de pessoa faria, como ela se comporta; E, por fim, executar essas ações. E tudo isso aprendemos com o PMP. Claro, não é fazendo uma vez que mudamos de fato. É com repetição, com constância, com tempo. São pequenas ações realizadas todos os dias que vão construindo evidências - cada vez maiores - de que somos capazes de realizar essa mudança e ser a pessoa que desejamos ser. Essas novas evidências tornam possível contar novas histórias a nós (e sobre nós) mesmos. É isso! Bora aproveitar o desafio desse mês para mudar alguns hábitos e ser mais organizada! Que linda reflexão May! O conjunto de crenças que colecionamos ao longo da vida podem nos limitar ou libertar, e o que define se seremos limitados pelas nossas crenças ou libertados pelas nossas crenças são sem dúvidas as nossas ações. São as ações que nos permitem reinventar, mudar, movimentar. Se a gente parar na bicicleta vamos cair, o que parece ser uma simples Brincadeira de criança, na verdade traz consigo uma mensagem forte sobre a importância do movimento. E uma das coisas mais lindas da vida é que seremos diferentes dos outros, e mais que isso serenos diferentes de nós mesmos a cada dia! Jogar fora o que não nos serve externamente é um movimento e também um convite para jogar fora o que já não somos, o que já não queremos e o que já não nos serve INTERNAMENTE! Bora organizar a bagunça, de dentro pra fora! 4
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Março de 2025 Author Postado 10 de Março de 2025 On 10/03/2025 at 11:30, Joane Priscilla Teixeira De Lima disse: Que linda reflexão May! O conjunto de crenças que colecionamos ao longo da vida podem nos limitar ou libertar, e o que define se seremos limitados pelas nossas crenças ou libertados pelas nossas crenças são sem dúvidas as nossas ações. São as ações que nos permitem reinventar, mudar, movimentar. Se a gente parar na bicicleta vamos cair, o que parece ser uma simples Brincadeira de criança, na verdade traz consigo uma mensagem forte sobre a importância do movimento. E uma das coisas mais lindas da vida é que seremos diferentes dos outros, e mais que isso serenos diferentes de nós mesmos a cada dia! Jogar fora o que não nos serve externamente é um movimento e também um convite para jogar fora o que já não somos, o que já não queremos e o que já não nos serve INTERNAMENTE! Bora organizar a bagunça, de dentro pra fora! Isso aí! E ainda vale lembrar daquela metáfora: Se diminuir para caber, significa diminuir a si mesma! Vale à pena??? No geral não vale! Ps.: Do nada me veio essa frase quando li "Jogar fora o que não nos serve..." 3
Dani Ribeiro Postado 11 de Março de 2025 Postado 11 de Março de 2025 On 10/03/2025 at 09:12, Mayara Masae Kubota disse: Olá {H's}! Já que estamos no desafio da organização, vim trazer uma reflexão sobre organização! Quando eu era criança, na casa onde eu morava tinha uma criança 2 anos mais nova que eu. Ela era extremamente bagunceira e eu super organizada. Ela gostava do caos e eu gostava da entropia a zero (impossível eu sei!). Mas esse era o contraste e, claro, sempre tinha alguém para fazer tais comparações! Porém, não ache que hoje eu sou a pessoa que mantém tudo em ordem, porque não sou. Ainda tenho que me policiar muito e estou constantemente guardando o que deixo jogado. Antigamente eu era mais organizada, mas eu não tinha nenhuma responsabilidade, eu tinha que me preocupar apenas em ir para a escola, tirar boas notas e só! Hoje em dia a responsabilidade é grande! Então, tudo bem se entrou um pouquinho de caos na minha rotina. Mas, até onde o caos pode ser saudável? Com o desafio desse mês, arrumei alguns cantos aqui do local onde passo a maior parte do tempo. Eu achava que não iria arrumar muita coisa, pois já dei uma geral nas coisas em janeiro, mas pasmem! Consegui tirar um saco de lixo de 50L! rsrsrsrs Do notebook tirei muitos arquivos! Minha eu do passado, jamais teria deixado isso acontecer! E fiquei pensando: o que fazemos reforça a imagem de quem acreditamos ser. Eu, quando criança, acreditava ser extremamente organizada e era, hoje em dia, eu já não me acho tão organizada assim, e não sou! Já tem um tempinho que eu estava querendo me manter mais organizada nas coisas e nos ambientes que eu passo mais tempo, para não ter que ficar arrumando sempre e não ter que ficar na bagunça. E com o desafio me lembrei de algo importante: O nosso sistema de crenças sobre nós, influencia o que fazemos e o que fazemos reforça o nosso sistema de crenças. Então: se eu faço bagunça -> acredito que sou desorganizada -> continuo agindo de acordo com o que eu sou -> reforço a imagem de que sou bagunceira (e pode ser reforçada por outros). É um ciclo! Se você faz algo repetidamente, você se torna esse algo. Por isso muitas pessoas acham tão difícil responder quem são sem mencionar com o que trabalham, o que fazem. Afinal, se você trabalha com química, você É química. Isso com certeza não te define completamente. Mas com certeza diz coisas sobre você e define uma parte sua. Essa lógica funciona para além das profissões. Se você vai à igreja todo domingo, você reforça a sua autoimagem de uma pessoa religiosa. Quanto mais repetimos uma ação, mais isso se relaciona com quem somos e mais difícil é mudar essa ideia e os comportamentos atrelados. É da natureza humana não querer ser incoerente. Então se você acredita ser algo, vai agir de acordo com isso. Por esse motivo é tão difícil mudar alguns hábitos e comportamentos. Primeiro porque eles podem realmente estar muito automáticos na nossa vida, mas também porque estão ligados a uma parte do que acreditamos ser. Mas isso não quer dizer que não seja possível MUDAR. O que acontece na maioria das vezes é que nosso desejo de mudança vem visando o resultado final. Parar de fumar, emagrecer, ganhar mais dinheiro, ter a casa sempre organizada. Talvez você alcance o seu objetivo. Mas a chance é grande de que depois de conseguir,... volte aos antigos padrões de comportamento. Isso porque você não mudou a identidade por trás. Para mudar comportamentos - e consequentemente os resultados finais - de forma duradoura: Primeiro é preciso entender quem você deseja se tornar; Depois, entender o que esse tipo de pessoa faria, como ela se comporta; E, por fim, executar essas ações. E tudo isso aprendemos com o PMP. Claro, não é fazendo uma vez que mudamos de fato. É com repetição, com constância, com tempo. São pequenas ações realizadas todos os dias que vão construindo evidências - cada vez maiores - de que somos capazes de realizar essa mudança e ser a pessoa que desejamos ser. Essas novas evidências tornam possível contar novas histórias a nós (e sobre nós) mesmos. É isso! Bora aproveitar o desafio desse mês para mudar alguns hábitos e ser mais organizada! É exatamente assim que funciona. Muito bom o texto. 3
Jéssica Postado 11 de Março de 2025 Postado 11 de Março de 2025 On 10/03/2025 at 09:12, Mayara Masae Kubota disse: Para mudar comportamentos - e consequentemente os resultados finais - de forma duradoura: Primeiro é preciso entender quem você deseja se tornar; Depois, entender o que esse tipo de pessoa faria, como ela se comporta; E, por fim, executar essas ações. May, suas reflexões têm sido incríveis e falado muito comigo sempre! Obrigada por ser essa pessoa que sempre me ajuda a respirar e enxergar as coisas com mais clareza. 1
Mayara Masae Kubota Postado 11 de Março de 2025 Author Postado 11 de Março de 2025 On 11/03/2025 at 12:10, Jéssica disse: May, suas reflexões têm sido incríveis e falado muito comigo sempre! Obrigada por ser essa pessoa que sempre me ajuda a respirar e enxergar as coisas com mais clareza. Ownt!! Agora me emocionei! Saber que faço diferença para alguém e que meus textos ajudam é muito inspirador! Essas reflexões que eu trago aqui, eu sempre faço ao longo da semana, cada dia escrevo sobre algo e no final de semana penso em tudo o que escrevi para poder criar uma reflexão por aqui! Você também me faz pensar e enxergar a vida de uma maneira diferente! Nossas conversas no café, no clube do livro, mudam completamente minha visão sobre as coisas da vida! Eu gosto muito de te acompanhar pelo instagram e seus textos por lá também! Sempre muito inspiradores e cheios de aprendizados!
Recommended Posts