Jump to content

Alimentação saudável é a base de tudo


Recommended Posts

Lindo dia Herdeiras!

Como vocês estão? Desejo que bem!

Eu amo tudo na atmosfera da saúde, mas em especial a alimentação.

Cresci em uma família com hábitos alimentares ruins, e desde dos meu 13 anos de idade cozinho e estudo sobre alimentação. Não é a toa minha escolha em fazer a formação em Chef Natural.

Apesar de não trabalhar mais com isso, a boa alimentação é um pilar importante na minha vida.

O que me levou a estudar mais sobre a alimentação desde de adolescentes foi o desejo de emagrecer. Eu vivia no efeito sanfona e percebi que precisava entender mais o meu corpo e observar o que funcionava para mim, os modelos prontos são muito generalizados.

Foi aí que estudei a alimentação intencionalmente para o meu corpo, esse processo de autoconhecimento foi transformador.

Entendi que muito do meu comportamento alimentar vinha de memórias afetivas, hábitos familiares e questões emocionais.

Tudo mudou quando comecei a adotar uma alimentação sem rótulos, mas o que faz bem para mim.

Alimentação de qualidade é prioridade na minha casa, mas sempre trazendo leveza e equilíbrio. Como diz a @Dani Noce e o Paulo, "um pouco de drogas e um pouco de salada."😂

Quero propor uma conversa sobre a alimentação aqui tem tudo a ver com a proposta do PMP. Um corpo bem nutrido com certeza realiza suas metas com mais clareza, disposição e foco.

Vamos compartilhar nosso hábitos alimentares e o que queremos melhorar?

No meu caso quero tirar o hábito de um docinho todos os dias na minha vida. Chega na parte da tarde meu corpo pede um doce, sei que além de hábito tem algumas questões do funcionamento do corpo que preciso olhar. Mas percebi que quando tirei o café nas primeiras horas da manhã isso melhorou muito.

Vamos falar sobre isso, Herdeiras?

  • Like 9
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/04/2024 at 09:55, Danielle Ribeiro De Souza disse:

Lindo dia Herdeiras!

Como vocês estão? Desejo que bem!

Eu amo tudo na atmosfera da saúde, mas em especial a alimentação.

Cresci em uma família com hábitos alimentares ruins, e desde dos meu 13 anos de idade cozinho e estudo sobre alimentação. Não é a toa minha escolha em fazer a formação em Chef Natural.

Apesar de não trabalhar mais com isso, a boa alimentação é um pilar importante na minha vida.

O que me levou a estudar mais sobre a alimentação desde de adolescentes foi o desejo de emagrecer. Eu vivia no efeito sanfona e percebi que precisava entender mais o meu corpo e observar o que funcionava para mim, os modelos prontos são muito generalizados.

Foi aí que estudei a alimentação intencionalmente para o meu corpo, esse processo de autoconhecimento foi transformador.

Entendi que muito do meu comportamento alimentar vinha de memórias afetivas, hábitos familiares e questões emocionais.

Tudo mudou quando comecei a adotar uma alimentação sem rótulos, mas o que faz bem para mim.

Alimentação de qualidade é prioridade na minha casa, mas sempre trazendo leveza e equilíbrio. Como diz a @Dani Noce e o Paulo, "um pouco de drogas e um pouco de salada."😂

Quero propor uma conversa sobre a alimentação aqui tem tudo a ver com a proposta do PMP. Um corpo bem nutrido com certeza realiza suas metas com mais clareza, disposição e foco.

Vamos compartilhar nosso hábitos alimentares e o que queremos melhorar?

No meu caso quero tirar o hábito de um docinho todos os dias na minha vida. Chega na parte da tarde meu corpo pede um doce, sei que além de hábito tem algumas questões do funcionamento do corpo que preciso olhar. Mas percebi que quando tirei o café nas primeiras horas da manhã isso melhorou muito.

Vamos falar sobre isso, Herdeiras?

Legal esse tema, Dani! gosto de falar sobre isso pq eh algo q tenho vivido nos últimos tempos. 
 

A minha relação com a comida sempre foi muito emocional, e tem um significado mto forte com o laço q desenvolvi com minha mãe. E eu ODEIO me sebrir restringida ou presa, por isso todas as atitudes de proibição q tentei me impor sempre falharam miseravelmente. A minha nutri nunca tentou cortar absolutamente nada da minha rotina alimentar. Ela simplesmente me incentivou a priorizar frutas no café da manhã e lanches, legumes e salada no almoço e/ou janta, reduzir o refri pra um domingo, ao invés de todo dia (e trocar pro zero), e maneirar no álcool. Ah, e pode doce todo dia sim! 25g, meia hora após o almoço e/ou jantar.
 

Aos poucos e com a orientação dela, eu aprendi a curtir uma cervejinha com os amigos, festa infantil, comendo tudo o q queria nas porções certas. E sem isso de “vou compensar amanhã”, que é uma lógica bulímica.

 

Nossa, no inicio eu escutei aqueles comentários de prache dos supervisores de dieta alheia: “nossa, mas vc pode usar leite ninho?”

ou “mas já come, essa Kátia!!”

Eu acho q nunca ninguém (fora minha mãe e minha vó) me incentivou tanto a comer (as coisas certas) do q minha nutri kkkkkk.

 

E sobre a vontade de doce q dá no final do dia, Dani, veja se vc está consumindo sua quantidade suficiente de carboidrato ao longo do dia. Se vc corta além do necessário, o teu corpo vai GRITAR por um doce ou massa. Mas se vc já come carboidrato dentro do q vc precisa, já considerou q vc pode sim comer seu docinho(25g) de sobremesa? 🙂

  • Like 6
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/04/2024 at 10:54, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

Legal esse tema, Dani! gosto de falar sobre isso pq eh algo q tenho vivido nos últimos tempos. 
 

A minha relação com a comida sempre foi muito emocional, e tem um significado mto forte com o laço q desenvolvi com minha mãe. E eu ODEIO me sebrir restringida ou presa, por isso todas as atitudes de proibição q tentei me impor sempre falharam miseravelmente. A minha nutri nunca tentou cortar absolutamente nada da minha rotina alimentar. Ela simplesmente me incentivou a priorizar frutas no café da manhã e lanches, legumes e salada no almoço e/ou janta, reduzir o refri pra um domingo, ao invés de todo dia (e trocar pro zero), e maneirar no álcool. Ah, e pode doce todo dia sim! 25g, meia hora após o almoço e/ou jantar.
 

Aos poucos e com a orientação dela, eu aprendi a curtir uma cervejinha com os amigos, festa infantil, comendo tudo o q queria nas porções certas. E sem isso de “vou compensar amanhã”, que é uma lógica bulímica.

 

Nossa, no inicio eu escutei aqueles comentários de prache dos supervisores de dieta alheia: “nossa, mas vc pode usar leite ninho?”

ou “mas já come, essa Kátia!!”

Eu acho q nunca ninguém (fora minha mãe e minha vó) me incentivou tanto a comer (as coisas certas) do q minha nutri kkkkkk.

 

E sobre a vontade de doce q dá no final do dia, Dani, veja se vc está consumindo sua quantidade suficiente de carboidrato ao longo do dia. Se vc corta além do necessário, o teu corpo vai GRITAR por um doce ou massa. Mas se vc já come carboidrato dentro do q vc precisa, já considerou q vc pode sim comer seu docinho(25g) de sobremesa? 🙂

Total Kátia!

Eu não gosto de restrição alimentar. A minha relação com a comida vinha de um lugar de muita dor. Minha família não tinha muitas condições financeiras e comida era algo bem restrito na minha casa.

Nunca lidei bem com dietas restritivas. Passava por diversas nutricionistas, emagrecia e depois voltava a engordar tudo novamente.

Quando fiz minha formação em health coach eu montei uma estratégia e um método para minha alimentação.

Deu muito certo emagreci 36kg e nunca mais voltei para o peso que estava.

Eu não restrinjo nenhum alimento por me forçar, tudo é uma escolha consciente, eu observo meu corpo sem aquele determinado alimento e vou vendo como me sinto.

Eu como carboidratos, tenho uma alimentação baseada em comida de verdade bem variada, mas nesse momento estou observando o meu corpo sem doce.

Mas sem restrição imposta e nada tem a ver como emagrecimentos ou dietas.

Hoje por exemplo é aniversário do meu marido e vou comer bolo. Aliás bolo é algo que amo!

Adorei seu compartilhamento.

Vamos nos apoiando e aprendendo com as experiências de outras pessoas.

Bora!!!

  • Like 6
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/04/2024 at 10:54, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

Legal esse tema, Dani! gosto de falar sobre isso pq eh algo q tenho vivido nos últimos tempos. 
 

A minha relação com a comida sempre foi muito emocional, e tem um significado mto forte com o laço q desenvolvi com minha mãe. E eu ODEIO me sebrir restringida ou presa, por isso todas as atitudes de proibição q tentei me impor sempre falharam miseravelmente. A minha nutri nunca tentou cortar absolutamente nada da minha rotina alimentar. Ela simplesmente me incentivou a priorizar frutas no café da manhã e lanches, legumes e salada no almoço e/ou janta, reduzir o refri pra um domingo, ao invés de todo dia (e trocar pro zero), e maneirar no álcool. Ah, e pode doce todo dia sim! 25g, meia hora após o almoço e/ou jantar.
 

Aos poucos e com a orientação dela, eu aprendi a curtir uma cervejinha com os amigos, festa infantil, comendo tudo o q queria nas porções certas. E sem isso de “vou compensar amanhã”, que é uma lógica bulímica.

 

Nossa, no inicio eu escutei aqueles comentários de prache dos supervisores de dieta alheia: “nossa, mas vc pode usar leite ninho?”

ou “mas já come, essa Kátia!!”

Eu acho q nunca ninguém (fora minha mãe e minha vó) me incentivou tanto a comer (as coisas certas) do q minha nutri kkkkkk.

 

E sobre a vontade de doce q dá no final do dia, Dani, veja se vc está consumindo sua quantidade suficiente de carboidrato ao longo do dia. Se vc corta além do necessário, o teu corpo vai GRITAR por um doce ou massa. Mas se vc já come carboidrato dentro do q vc precisa, já considerou q vc pode sim comer seu docinho(25g) de sobremesa? 🙂

Olá @Kátia Magaly Lopes Caldas você citou em algum lugar aqui o nome da nutri e tal que te acompanhou. Um programa que participou eu acho. Qual o nome por favor? Não encontrei. 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/04/2024 at 13:34, Mariana Guimarães disse:

Olá @Kátia Magaly Lopes Caldas você citou em algum lugar aqui o nome da nutri e tal que te acompanhou. Um programa que participou eu acho. Qual o nome por favor? Não encontrei. 

Mariana é a Isabella Lacerda, ela tem um perfil no instagram @isabellalacerda_nutri ela é mega engraçada. Eu sigo o perfil dela tem um tempo já. Ela tem um programa de emagrecimento no Hotmart. Mas fico de cara como a Katia conta, parece um acompanhamento tão de perto, né? Chega fiquei com vontade de contratar o serviço dela também.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Amei esse tópico, eu amo nutrição, quando estava decidindo qual faculdade faria, prestei para nutrição e design de moda, é, eu sei nada haver! kkkkk, passei nas duas mas escolhi a moda que gritava mais forte no meu coração haha Mas eu sempre estou lendo e atualizando sobre nutrição, é muito importante mesmo @Danielle Ribeiro De Souza reconhecer nosso corpo para ver o que dá e o que não dá certo, ao longo da vida eu passei por diversas nutricionistas que não funcionou pra mim, era sempre aquela nutricionista do emagrecimento, e não esportiva, para ganho de massa muscular, até eu estudar e entender tudo isso demorou kkkk agora é que estou acompanhada de uma nutri esportiva e que também é personal, o pacote completo, já estou vendo melhores resultados em tantos anos de dieta e treino que já passei! Porém nesses anos também que não estava acompanhada de nutri eu fui me conhecendo e vendo o que meu corpo queria em nutrientes, eu por exemplo tenho muuito problema de acne e por mais que comer umas gordices seja delicioso as vezes, quando eu como eu passo muito mal e meu rosto enche de espinhas, dá aquele sinalzinho ruim!

Eu como um chocolatinho todos os dias, como a @Kátia Magaly Lopes Caldas disse ali, 25g pós, quando você acabou de comer uma refeição com carbos e aí não exagera no doce, geralmente eu como depois do almoço, observa em qual horário é que você sente mais vontade de comer doce e coma depois da refeição que acabou de fazer, acredito que já melhore pra caramba a vontade de doce com essa estratégia 🤩

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

 Atualmente eu estou fazendo uma dieta de deficit calórico, porém também não é nada restritivo, gosto de deixar um dia da semana que posso ter uma refeição livre, comer um sanduiche, uma pizza e ou ir em um rodizio de sushis que eu AMO, assim durante a semana também consigo manter uma dieta equilibrada e saudável, claro que também quando estou com vontade eu me permito, mas tudo com muito equilibrio e sem exageros, até porque como eu disse ali em cima, eu já passo mal quando como muita porcaria, meu corpo se acostumou com uma alimentação mais "limpa";

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/04/2024 at 12:17, Gracielle Neiva Machado disse:

Mariana é a Isabella Lacerda, ela tem um perfil no instagram @isabellalacerda_nutri ela é mega engraçada. Eu sigo o perfil dela tem um tempo já. Ela tem um programa de emagrecimento no Hotmart. Mas fico de cara como a Katia conta, parece um acompanhamento tão de perto, né? Chega fiquei com vontade de contratar o serviço dela também.

 

Obrigada pela resposta. 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/04/2024 at 14:20, Beatriz disse:

 Atualmente eu estou fazendo uma dieta de deficit calórico, porém também não é nada restritivo, gosto de deixar um dia da semana que posso ter uma refeição livre, comer um sanduiche, uma pizza e ou ir em um rodizio de sushis que eu AMO, assim durante a semana também consigo manter uma dieta equilibrada e saudável, claro que também quando estou com vontade eu me permito, mas tudo com muito equilibrio e sem exageros, até porque como eu disse ali em cima, eu já passo mal quando como muita porcaria, meu corpo se acostumou com uma alimentação mais "limpa";

Perfeito, @Beatriz! Foi seguindo esse pensamento que eu perdi o excesso de peso! Ainda eh estranha a idéia de que não estou mais acima do peso. Ainda fico me surpreendendo com essa constatação... eu comia um ferrero rocher 30 min. dps da janta. Se eu comprasse ouro branco, iria querer comer outro, mas como ferrero rocher eh caro, era UM POR DIA, comia como se fosse de ouro kkkkkkkkk (parei de comprar pq ficou mto mais caro, celoko)

Editado por Kátia Magaly Lopes Caldas
  • Hahaha 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/04/2024 at 13:34, Mariana Guimarães disse:

Olá @Kátia Magaly Lopes Caldas você citou em algum lugar aqui o nome da nutri e tal que te acompanhou. Um programa que participou eu acho. Qual o nome por favor? Não encontrei. 

Mari, meu amor, desculpa a demora em responder! Tô tão focada no desafio q ando entrando menos do que gostaria aqui na comu, mas to melhorando essa adm dp tempo, já 😄😅

A Nutri é a Isa! O insta dela é @isabellalacerda_nutri

O link da comunidade é comunidadegg.com.br

E sim, @Gracielle Neiva Machado, ela é um amorzinho! Ela te ajuda de um jeito que você nunca mais volta aos maus hábitos de antes. E ela confiou em mim e apostou em mim mesmo quando nem eu tava tão certa de mim mesma. Ela responde os comentários lá pessoalmente, todos os dias. 

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/04/2024 at 16:06, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

Perfeito, @Beatriz! Foi seguindo esse pensamento que eu perdi o excesso de peso! Ainda eh estranha a idéia de que não estou mais acima do peso. Ainda fico me surpreendendo com essa constatação... eu comia um ferrero rocher 30 min. dps da janta. Se eu comprasse ouro branco, iria querer comer outro, mas como ferrero rocher eh caro, era UM POR DIA, comia como se fosse de ouro kkkkkkkkk (parei de comprar pq ficou mto mais caro, celoko)

Katia, conta para gente como foi esse processo de emagrecimento. Quanto tempo, como foi. Tem até um post do herdeiro contando sobre resultados, posta o seu lá.

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/04/2024 at 09:55, Danielle Ribeiro De Souza disse:

Lindo dia Herdeiras!

Como vocês estão? Desejo que bem!

Eu amo tudo na atmosfera da saúde, mas em especial a alimentação.

Cresci em uma família com hábitos alimentares ruins, e desde dos meu 13 anos de idade cozinho e estudo sobre alimentação. Não é a toa minha escolha em fazer a formação em Chef Natural.

Apesar de não trabalhar mais com isso, a boa alimentação é um pilar importante na minha vida.

O que me levou a estudar mais sobre a alimentação desde de adolescentes foi o desejo de emagrecer. Eu vivia no efeito sanfona e percebi que precisava entender mais o meu corpo e observar o que funcionava para mim, os modelos prontos são muito generalizados.

Foi aí que estudei a alimentação intencionalmente para o meu corpo, esse processo de autoconhecimento foi transformador.

Entendi que muito do meu comportamento alimentar vinha de memórias afetivas, hábitos familiares e questões emocionais.

Tudo mudou quando comecei a adotar uma alimentação sem rótulos, mas o que faz bem para mim.

Alimentação de qualidade é prioridade na minha casa, mas sempre trazendo leveza e equilíbrio. Como diz a @Dani Noce e o Paulo, "um pouco de drogas e um pouco de salada."😂

Quero propor uma conversa sobre a alimentação aqui tem tudo a ver com a proposta do PMP. Um corpo bem nutrido com certeza realiza suas metas com mais clareza, disposição e foco.

Vamos compartilhar nosso hábitos alimentares e o que queremos melhorar?

No meu caso quero tirar o hábito de um docinho todos os dias na minha vida. Chega na parte da tarde meu corpo pede um doce, sei que além de hábito tem algumas questões do funcionamento do corpo que preciso olhar. Mas percebi que quando tirei o café nas primeiras horas da manhã isso melhorou muito.

Vamos falar sobre isso, Herdeiras?

Nossa eu também tenho muita vontade de doces ao chegar no trabalho, meus exames não deram um bom resultado, ou seja preciso refazer minha alimentação, é outro desafio bastante difícil, bora lá tentar.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 07/04/2024 at 18:54, Debora Paes disse:

Nossa eu também tenho muita vontade de doces ao chegar no trabalho, meus exames não deram um bom resultado, ou seja preciso refazer minha alimentação, é outro desafio bastante difícil, bora lá tentar.

Débora, eu não restrinjo nada na minha alimentação, eu foquei na boa relação com a comida e não fazer mais dietas restritivas. O doce fico mais de olho porque tem épocas que estou mais formiga. Mesmo que falem que Concordo que um docinho todos os dias não faz mal quando o assunto é calorias com objetivo de perda de peso, mas para a saúde como um todo não concordo tanto para o bom funcionamento do corpo e para a mentalidade também.

Se nos per emitimos comer um doce todos os dias reforçamos um hábito e continuo enviando a mensagem para o meu cérebro e relação ao vício do doce.

Mas tudo isso depende de cada um e o que a pessoa deseja para sua vida.

Para mim quero continuar reforçando que não preciso de doce todos os dia.

É desafiador, mas é possível!

Bora!

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/04/2024 at 14:16, Beatriz disse:

Amei esse tópico, eu amo nutrição, quando estava decidindo qual faculdade faria, prestei para nutrição e design de moda, é, eu sei nada haver! kkkkk, passei nas duas mas escolhi a moda que gritava mais forte no meu coração haha Mas eu sempre estou lendo e atualizando sobre nutrição, é muito importante mesmo @Danielle Ribeiro De Souza reconhecer nosso corpo para ver o que dá e o que não dá certo, ao longo da vida eu passei por diversas nutricionistas que não funcionou pra mim, era sempre aquela nutricionista do emagrecimento, e não esportiva, para ganho de massa muscular, até eu estudar e entender tudo isso demorou kkkk agora é que estou acompanhada de uma nutri esportiva e que também é personal, o pacote completo, já estou vendo melhores resultados em tantos anos de dieta e treino que já passei! Porém nesses anos também que não estava acompanhada de nutri eu fui me conhecendo e vendo o que meu corpo queria em nutrientes, eu por exemplo tenho muuito problema de acne e por mais que comer umas gordices seja delicioso as vezes, quando eu como eu passo muito mal e meu rosto enche de espinhas, dá aquele sinalzinho ruim!

Eu como um chocolatinho todos os dias, como a @Kátia Magaly Lopes Caldas disse ali, 25g pós, quando você acabou de comer uma refeição com carbos e aí não exagera no doce, geralmente eu como depois do almoço, observa em qual horário é que você sente mais vontade de comer doce e coma depois da refeição que acabou de fazer, acredito que já melhore pra caramba a vontade de doce com essa estratégia 🤩

Eu também amo nutrição, @Beatriz, não fiz nutrição, mas fiz vários cursos e a formação em health coach que me trouxe muitas informações. Eu sou apaixonada pelo tema desde adolescente. Escolhi design e depois gastronomia, mas me especializei em comida natural e saudável.

Alimentação é base de tudo na nossa vida e estar com um corpo funcionando bem para mim é essencial.

Querer reduzir o doce não com foco no emagrecimento, o meu foco é não reforçar o hábito.

Para mim não preciso comer um doce todos os dias, e eu já percebi que funciono muito melhor fisicamente e mentalmente.

Eu não tenho mais o hábito de comer doces todos os dias, mas percebo quando isso está mais latente no meu dia a dia e fico de olho.

Não quero que isso seja um hábito da minha rotina.

Não é sobre emagrecimento é sobre manter hábitos que desejo ter.

Eu emagreci 36kg sem nenhuma restrição alimentar e fiz isso sozinha, aplicando tudo que aprendi.

Nutricionista para mim é um profissional que pode me ajudar e recorro sempre que preciso para alguma questão que quero melhorar, mas entender o meu corpo e saber o que funciona para mim foi libertador.

Adorei saber das suas experiências.

Bora trocar mais aqui.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...

A alimentação é a parte mais dificil para nós aqui em casa, é a unica coisa que ainda não conseguimos evoluir e melhorar.
A rotina de horários tá rolando, de exercicio não tá perfeita, mas tá mto melhor do que nunca...

Agora a alimentação...
Algumas coisas já melhoraram também, tipo refrigerante é só no fds, alcool eu praticamente eliminei...

O docinho, depende do dia, mas consigo evitar...
Agora o dia a dia.... falho miseravelmente na alimentação.

🥲

Link para compartilhar
Share on other sites

On 16/04/2024 at 16:01, Amanda Bertoni disse:

A alimentação é a parte mais dificil para nós aqui em casa, é a unica coisa que ainda não conseguimos evoluir e melhorar.
A rotina de horários tá rolando, de exercicio não tá perfeita, mas tá mto melhor do que nunca...

Agora a alimentação...
Algumas coisas já melhoraram também, tipo refrigerante é só no fds, alcool eu praticamente eliminei...

O docinho, depende do dia, mas consigo evitar...
Agora o dia a dia.... falho miseravelmente na alimentação.

🥲

Olá, Amanda!!

Nossa, sei bem como é!

Sabe como comecei a me adaptar? 

Definir um cardápio (isso o nutri pode te ajudar), ter um cardápio de substitutos (muito importante). Já deixar o cardápio fácil, além disso, quanto mais práticas as receitas melhor. Coisas que já estão no seu dia a dia mesmo. Que você já tem costume de consumir. 

É a primeira coisa.

Depois você vai se dar pelo menos 3 meses para adaptação. Terão coisas que você não vai conseguir comer nos primeiros 15 dias. Se não descer de jeito nenhum, já pede um substituto pra nutri. Se já tentou os outros substitutos né. 

Bom, e por aí vai, otimizando sempre que enjoar de algo.

E separa um dia pra pensar nisso, um checkpoint da semana para meta de alimentação.

E é só querer começar e tornar isso prioridade, herdeira!

Bora fazer acontecer!! Você consegue! 🥂🔥

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...