Jump to content

[OFFTOPICS] Minha casa pegou fogo 🔥


Recommended Posts

On 17/04/2024 at 08:40, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

Graci, brigada de coração pelos seus  conselhos! Eu pensei no  curso e nos extintores pro primeiro passo porque eu ainda não tenho dinheiro nem pra retelhar a casa e nem pra refazer a fiação elétrica. E se a cooperativa comprar essa idéia, vai sair bem mais acessível pra mim agora, enquanto busco aumentar minha renda e aí sim, daqui pra dezembro quem sabe, resolver a estrutura da casa, sabe?

Quanto ao seguro eu vou procurar saber sim, mas será que vai ser útil mesmo pra meu caso? Porque esses seguros vem cheios de poréns, né? Cobrem "tudo" a menos que... desde que... mas vou sim me informar! Obrigada por dar teu ponto de vista! É muito interessante saber como outra pessoa abordaria o mesmo problema! Eu nem tinha considerado o seguro, por exemplo! 😆

 

Kátia,

O seguro é cheio de porém mesmo. Mas nele vem embutido várias mão de obra que você precisa. Eles arrumam muita coisa. E você pode fazer cada uma dessas manutenções aos poucos. No seguro tem até cobertura de telhado, é paliativo, mas pelo menos não molharia dentro da sua casa. 

Eu pensei em soluções que evitariam o incêndio, assim você nem precisaria aprender a apagá-los. Como disse em algum post, eu penso em tantos problemas e soluções ( a maioria nunca vai acontecer) que vivo ansiosa. 

Mas é isso, ansiedade existe também para nos proteger.

Fique bem, se precisar de ajuda ou dica, estou aqui. 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/04/2024 at 12:25, Gracielle Neiva disse:

Kátia,

O seguro é cheio de porém mesmo. Mas nele vem embutido várias mão de obra que você precisa. Eles arrumam muita coisa. E você pode fazer cada uma dessas manutenções aos poucos. No seguro tem até cobertura de telhado, é paliativo, mas pelo menos não molharia dentro da sua casa. 

Eu pensei em soluções que evitariam o incêndio, assim você nem precisaria aprender a apagá-los. Como disse em algum post, eu penso em tantos problemas e soluções ( a maioria nunca vai acontecer) que vivo ansiosa. 

Mas é isso, ansiedade existe também para nos proteger.

Fique bem, se precisar de ajuda ou dica, estou aqui. 

Poxa, então vai ser ótimo mesmo! Vou sim atrás disso e vou atualizando vcs. Mto obrigadaaa

Link para compartilhar
Share on other sites

On 15/04/2024 at 12:39, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

Um Gente, que madrugada foi essa a minha hein? Meio-dia agora e eu tô com a maior dor de cabeça aqui! Não sei se é pela TPM, stress, fumaça que inalei ou tudo junto!

 

Tudo começou quando eu NÃO dormi na hora q deveria dormir ontem. Cochilei dps do jantar e acordei 2 da manhã pra verificar a temperatura da minha mãe (se estava com frio, com calor ou se tava bem) e dar água pra ela. 
 

MAIOR TORÓ caindo aqui a noite toda. Foi muita chuva, e em Maceió basta 5 min de chuva forte pra alagar tudo. Felizmente, meu telhado tinha sido verificado há pouco tempo e não temos goteiras (assim eu pensei).

 

Quando eu me afastei do celular pra dormir era 3:20 da manhã. Eu tô dormindo na sala. Meu quarto está inutilizado. Lá dentro só tem poeira e bagunça, tralha velha, parede mofada, tem q reformar.

 

Pois foi de lá mesmo, do meu quarto, q ouvi um barulho sutil. Não sabia se era alguém passando na rua (tem gente q revira o lixo da rua de madrugada)… tinha estiado um pouco. Pensei q fosse alguém passando na rua. Ouvi um barulho novamente. Tentei dormir, mas ouvi um barulho mais alto, e com certeza vinha de dentro da minha casa. Me levantei pra ouvir melhor e percebi q o barulho vinha do meu quarto. Barulho de coisa trepidando, estalando. Senti cheiro de fumaça mas foi mto sutil, n dei mta bola. O barulho poderia ser de chuva batendo no toldo da janela do meu quarto ou … fogo. Abri a porta, e vi o monitor velho (tubo) do meu computador velho q n uso há mais de 10 anos… pegando fogo! O monitor estava numa mesa de computador (de madeira), e logo ao lado uma cama box velha e empoeirada. Se esse fogo se espalhasse, eu tava f*****.

Saí correndo pra cozinha pegar uma bacia e encher de água (e eu não durmo muito vestida não, fui do jeito q tava). Peguei a água e joguei no monitor. Não apagou o fogo. Fui pegar mais. Fiz isso algumas vezes e o fogo até diminuía, depois aumentava de novo e a fumaça só aumentando e espalhando pela casa. O quarto da minha mãe fica do outro lado da casa (ainda bem). Enquanto enchia a bacia com mais água, desliguei o aparelho que minha mãe usa que transforma o ar ambiente em oxigênio e coloquei ela pra respirar o oxigênio do cilindro (que é oxigênio puro e bem melhor).

Eu tinha q sair na rua pedindo socorro pq meu celular tá com o microfone com defeito e só consigo falar usando o fone. E eu n tinha cabeça pra pegar o fone e ligar o bluetooth. Alguém tinha q ligar pros bombeiros pra mim!

Vesti a roupa de fazer exercícios, q fica do meu lado pra eu acordar e já vestir, gritei pela rua e toquei várias campainhas, e minha vizinha de porta saiu e ligou pros bombeiros.

 

 

Enquanto isso eu voltei com mais água e FINALMENTE consegui apagar o fogo. A essa altura, os meus olhos já estavam ardendo de estar ali, garganta tb. 
 

Os bombeiros chegaram, minha vizinha tb entrou comigo na casa e me prestou toda ajuda possível. Os bombeiros desligaram toda a energia da casa, arejaram a casa, analisaram o foco do incêndio e me deram oxigênio.

 

A causa foi provavelmente uma goteira GIGANTE q se formou no teto do meu quarto e estava pingando naquela área onde estava o computador (gente eu nem sabia q aquele computador velho ainda prestava pra alguma coisa… nem era pra estar ali mais).

 

Bom, agora o rapaz que faz os serviços da casa já consertou o telhado, já limpamos quase toda a fuligem q ficou em uma boa parte da casa… eu fiz nebulização e estou aqui me perguntando se devo ir pro cross, se vai fazer bem fzr um cardio, ou se devo deixar pra amanhã e descansar. 
Perguntei pra médica da minha mãe kkkkkkk

Minha mãe está super bem, não chegou a respirar quase nenhuma fumaça por causa do cateter e pq chegou pouca fumaça no quarto dela. E abrimos a casa inteira pra arejar entao ela ficou bem.

Gente, sobre o incêndio, os bombeiros me disseram que usar água pra apagar um fogo causado por um curta tem risco de choque. Eu poderia ter levado um choque desgraçado (e quando jogava água no fogo eu cheguei a sentir uma corrente elétrica mas mto fraca). O ideal pra fogo assim é abafar com um pedaço de pano (cortando o oxigênio pra assim apagar o fogo), ou usando um extintor.

 

Já faz muito tempo que eu pensei na necessidade de ter não um, mas dois extintores na casa, em lugares opostos da casa (se por algum motivo eu não tiver acesso a um, terei acesso ao outro). Mas é o tipo de coisa que você deixa pra depois pq tem mtas outras coisas pra fazer q são urgentes…

 

Mas eu vou providenciar esses extintores, e também preciso retelhar uma parte da casa, reforçar a segurança dos muros e colocar cerca elétrica (porque tudo indica que essas telhas fora do lugar q permitiram a água entrar e causar o curto foi gente que tentou roubar o fio da minha internet, ou o fio do telefone, ou um ar condicionado. O rapaz disse que foi uma pessoa que tirou as telhas do lugar… não foi gato).

 

Essas são as tarefas que vou cumprir até o final do ano. Também preciso refazer toda a fiação elétrica dessa casa. São tarefas que vão exigir de mim o que eu coloquei como META DE 2024: aumentar minha renda atual pra um minimo de 5mil por mês.

 

A dor de cabeça tá forte! Vou tomar outro remédio agora! Mas eu quis desabafar com vocês… e se eu não tivesse acordada qndo o fogo começou? E se eu não tivesse conseguido apagar o fogo a tempo?

Eu sei q tenho capacidade de remover minha mãe sozinha, mas imagina a situação!! Eu no jardim com ela nos braços… na chuva?? Teve uma hora q eu cheguei a me preparar psicologicamente pra pegar ela nos braços! Mas e o cilindro de oxigênio? Eu ia ter q tirar e ela ia dessaturar… imagina o CAOS q poderia ter sido… mas não foi! Deu tudo certo! Mas se acontecer uma próxima vez, quero estar preparada. Vou providenciar um extintor, depois provindencio outro. Já é um começo.

Kátia do céu! Eu estranhei mesmo seu sumiço, mas jamais poderia imaginar que algo desse tipo pudesse ter acontecido!

Você foi muito guerreira e abençoada por Deus. Que bom que estão bem. Recálculo de rota agora para manter a segurança de vocês realmente será fundamental.

Descansa um pouco, areja a cabeça e volta com tudo. Estaremos aqui para te ajudar no que precisar. Força aí, garota!

Precisando, é só chamar (de verdade!)

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/04/2024 at 13:27, Bia Henriques disse:

Que susto, Kátia! Que bom que nada aconteceu com você e sua mãe. O seguro pode ser uma boa opção mesmo, mas é importante ler cada contrato com atenção pra escolher um que faça sentido. 

Brigada, Bia! Pode deixar, só contrato um seguro se valer a pena!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/04/2024 at 14:44, Jamyle Sotti Nunes disse:

Kátia do céu! Eu estranhei mesmo seu sumiço, mas jamais poderia imaginar que algo desse tipo pudesse ter acontecido!

Você foi muito guerreira e abençoada por Deus. Que bom que estão bem. Recálculo de rota agora para manter a segurança de vocês realmente será fundamental.

Descansa um pouco, areja a cabeça e volta com tudo. Estaremos aqui para te ajudar no que precisar. Força aí, garota!

Precisando, é só chamar (de verdade!)

Brigada, Jam!!

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...