Jump to content

Autodisciplina: você tem?


Recommended Posts

Olá, Herdeiras!

Assistindo à aula 2.2 do PMP 3.0 pela segunda vez e inclusive conciliando com tudo o que está acontecendo no desafio 002, vejo o quanto o poder da autodisciplina é mágico e exige de nós. 

Sempre pensei muito como a Dani: não dá para esperar motivação, nem todo dia é bom, o que temos que fazer é ter responsabilidade e comprometimento suficientes para fazer o que tem que ser feito e ponto. No desafio mesmo, tem dias que não dá vontade de fazer essa ou aquela atividade, umas eu gosto mais, outras menos, mas me comprometi com todas e faço sem reclamar porque está claro para mim qual é o ganho futuro (pré-compromisso).

Nem sempre é fácil, algumas tarefas do nosso dia são mais custosas e ficariam bem mais fáceis de cumprir com uma dose de motivação rs.

Como vocês herdeiras encaram isso? Quão difícil é não depender de motivação?

  • Like 6
Link para compartilhar
Share on other sites

@Jamyle Sotti Nunes, admito que por muito tempo fui a pessoa da motivação para execução e estive parada no tempo. Os dias passavam e nada mudava.

Agora, deixando a procrastinação cada vez mais pra trás, faço o que tem que ser feito meio que no automático, sabe? E cumprir as metas diárias meio que se tornou uma motivação também. Dar check nas atividades me faz sentir poderosa, capaz, forte e conquistadora do mundo.

Então acredito que, de certa forma, a motivação continua ali. Mas agora assumindo seu lugarzinho mínimo na minha vida/ rotina e não sendo quem dita as 'regras'. 

Dá pra entender? rsrs

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Super dá, @Jessica Maria Gomes Araujo!

Hoje também me sinto num misto de motivação e disciplina. Motivação pra começar, disciplina para terminar. Como dizia um amigo meu, não adianta ter iniciativa sem acabativa! rs

E realmente, dar check naquelas atividades que fizemos por pura disciplina é fantástico.

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/04/2024 at 11:12, Jamyle Sotti Nunes disse:

Olá, Herdeiras!

Assistindo à aula 2.2 do PMP 3.0 pela segunda vez e inclusive conciliando com tudo o que está acontecendo no desafio 002, vejo o quanto o poder da autodisciplina é mágico e exige de nós. 

Sempre pensei muito como a Dani: não dá para esperar motivação, nem todo dia é bom, o que temos que fazer é ter responsabilidade e comprometimento suficientes para fazer o que tem que ser feito e ponto. No desafio mesmo, tem dias que não dá vontade de fazer essa ou aquela atividade, umas eu gosto mais, outras menos, mas me comprometi com todas e faço sem reclamar porque está claro para mim qual é o ganho futuro (pré-compromisso).

Nem sempre é fácil, algumas tarefas do nosso dia são mais custosas e ficariam bem mais fáceis de cumprir com uma dose de motivação rs.

Como vocês herdeiras encaram isso? Quão difícil é não depender de motivação?

me sinto exatamente assim , eu estou terminando o modulo 3 ainda pq eu vejo depois vejo de novo anotando e depois vejo de novo antotando como posso usar hj o que ela ensina  na aula. E realmente a gente espera momentos ideais pra quase tudo, a motivação as vzs nao existe por causa nossa mesmo por dormir mt tarde, não se alimentar bem, não fazer atividade , nosso corpo foi feito pra ficar em movimento e eu mesma estava mt parada literalmente em todas as areas da minha vida . E de vdd esse desafio tras pra gente uma mudança radical que nos faz agir de imediato sem pensar lkkkkk tipo tem que fazer e pronto kkk ! E agora eu precisei me alocar em tudo o que posso fazer , e realmente nao da vontade de fazer exercicios todos os dias , a yoga faço com mais facilidade , ja o treino mesmo sendo em casa já acho mais dificil, eu luto contra ele mas acabo fazendo que é so a gente se colocar na situação e deixar fluir ! 

Hoje sou minha própria chefe rs e antes eu culpava meu esposo, eu dizia a ele que ele nao me motivava , que ele nao me incentivava a fazer exercicios que ele poderia me ajudar mais enfim ...

descobri que sou adulta e minha motivação não pode vir de terceiros, essa expectativa não pode vir de alguém que nao tem como fazer literalmente algo por mim, eu tenho que fazer.

Sou o tipo de pessoa que honro demais a palavra de alguem entao pq nao honrar a minha , então meu lema é SE ESTÁ NA AGENDA É PRA FAZER E PRONTO ! 

Então eu tenho anotado no periodo da manhã tudo sobre auto cuidado, oração, yoga , skin care, beber água , cafe da manhã , sol com o filho e depois tarefas administrativas da confeitaria. 

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/04/2024 at 15:36, Osiris Do Carmo Freitas Dos Santos disse:

me sinto exatamente assim , eu estou terminando o modulo 3 ainda pq eu vejo depois vejo de novo anotando e depois vejo de novo antotando como posso usar hj o que ela ensina  na aula. E realmente a gente espera momentos ideais pra quase tudo, a motivação as vzs nao existe por causa nossa mesmo por dormir mt tarde, não se alimentar bem, não fazer atividade , nosso corpo foi feito pra ficar em movimento e eu mesma estava mt parada literalmente em todas as areas da minha vida . E de vdd esse desafio tras pra gente uma mudança radical que nos faz agir de imediato sem pensar lkkkkk tipo tem que fazer e pronto kkk ! E agora eu precisei me alocar em tudo o que posso fazer , e realmente nao da vontade de fazer exercicios todos os dias , a yoga faço com mais facilidade , ja o treino mesmo sendo em casa já acho mais dificil, eu luto contra ele mas acabo fazendo que é so a gente se colocar na situação e deixar fluir ! 

Hoje sou minha própria chefe rs e antes eu culpava meu esposo, eu dizia a ele que ele nao me motivava , que ele nao me incentivava a fazer exercicios que ele poderia me ajudar mais enfim ...

descobri que sou adulta e minha motivação não pode vir de terceiros, essa expectativa não pode vir de alguém que nao tem como fazer literalmente algo por mim, eu tenho que fazer.

Sou o tipo de pessoa que honro demais a palavra de alguem entao pq nao honrar a minha , então meu lema é SE ESTÁ NA AGENDA É PRA FAZER E PRONTO ! 

Então eu tenho anotado no periodo da manhã tudo sobre auto cuidado, oração, yoga , skin care, beber água , cafe da manhã , sol com o filho e depois tarefas administrativas da confeitaria. 

Isso mesmo, @Osiris Do Carmo Freitas Dos Santos eu também ficava procurando culpados, confesso que aprendi no PMP que a vida é minha e a única culpada pelas coisas que eu não faço sou eu mesma rs. Então deixei de ser criança e esperar o dia ideal para fazer e acontecer: planejo, executo e comemoro, ponto final rsrs.

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/04/2024 at 17:07, Jamyle Sotti Nunes disse:

Isso mesmo, @Osiris Do Carmo Freitas Dos Santos eu também ficava procurando culpados, confesso que aprendi no PMP que a vida é minha e a única culpada pelas coisas que eu não faço sou eu mesma rs. Então deixei de ser criança e esperar o dia ideal para fazer e acontecer: planejo, executo e comemoro, ponto final rsrs.

Isso mesmo kkk se vai ser fácil já estamos vendo que não , mas recompensador ai sim rsrs jajá vamos colher os frutos da vida adulta 🥰

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também era da turma de esperar a motivação e o mais engraçado é que na noite anterior eu já sabia que não estaria motivada na manhã seguinte... 😅🤷‍♀️

Mas tenho percebido como hábito é f&%$! E é uma construção mesmo...
Hoje postei um storie falando justamente sobre isso... Ontem fui deitar quase 2h da manhã, porque fiquei em reunião com o time do Brasil montando um jogo que entregaremos numa imersão sábado...

E eu deitei sabendo que não conseguiria levantar às 7h30... Marido já disse pra eu não me preocupar, descansar que ele levava a Manu pra escola, aí falei pra ele: ajeita tudo com a Manu, me chama às 8h20 que eu vejo como me sinto e aí decido se durmo mais ou se me troco rapidinho e saio pra levar ela pra escola... E funcionou gente...consegui levantar, fui levar a Manu, treinei...

Motivação ZERO... Mas eu queria fazer o que precisa ser feito e acho que é quando nasce esse QUERER que de fato temos aquilo enraizando como hábito... e aí, a motivação vira um algo a mais...não o necessário para acontecer.

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/04/2024 at 10:21, Amanda Bertoni disse:

Eu também era da turma de esperar a motivação e o mais engraçado é que na noite anterior eu já sabia que não estaria motivada na manhã seguinte... 😅🤷‍♀️

Mas tenho percebido como hábito é f&%$! E é uma construção mesmo...
Hoje postei um storie falando justamente sobre isso... Ontem fui deitar quase 2h da manhã, porque fiquei em reunião com o time do Brasil montando um jogo que entregaremos numa imersão sábado...

E eu deitei sabendo que não conseguiria levantar às 7h30... Marido já disse pra eu não me preocupar, descansar que ele levava a Manu pra escola, aí falei pra ele: ajeita tudo com a Manu, me chama às 8h20 que eu vejo como me sinto e aí decido se durmo mais ou se me troco rapidinho e saio pra levar ela pra escola... E funcionou gente...consegui levantar, fui levar a Manu, treinei...

Motivação ZERO... Mas eu queria fazer o que precisa ser feito e acho que é quando nasce esse QUERER que de fato temos aquilo enraizando como hábito... e aí, a motivação vira um algo a mais...não o necessário para acontecer.

É a questão do compromisso com a gente mesma ser mais forte que qualquer coisa, né?

Tenho observado isso nos últimos dias...as noites por aqui não têm sido fáceis com as babies doentes. Ao invés de acordar às 4h45, como de costume, tenho levantado às 5h/5h20. Teve dia de eu passar batido até às 6h!

Mas, mesmo assim, em nenhum dia abri mão da minha ioga matinal. Só acelerei os outros processos, pra que continuassem cabendo na rotina. 

A vontade real oficial, era pular a ioga, o devocional, o café e ir direto pra parte de me arrumar pro trabalho. Mas saber como me faz bem no restante do dia seguir o planejamento, me manteve na linha.

E hoje eu comemoro isso. A formação do hábito. A persistência e a DISCIPLINA VENCENDO A MOTIVAÇÃO. 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/04/2024 at 14:34, Jessica Maria Gomes Araujo disse:

É a questão do compromisso com a gente mesma ser mais forte que qualquer coisa, né?

Tenho observado isso nos últimos dias...as noites por aqui não têm sido fáceis com as babies doentes. Ao invés de acordar às 4h45, como de costume, tenho levantado às 5h/5h20. Teve dia de eu passar batido até às 6h!

Mas, mesmo assim, em nenhum dia abri mão da minha ioga matinal. Só acelerei os outros processos, pra que continuassem cabendo na rotina. 

A vontade real oficial, era pular a ioga, o devocional, o café e ir direto pra parte de me arrumar pro trabalho. Mas saber como me faz bem no restante do dia seguir o planejamento, me manteve na linha.

E hoje eu comemoro isso. A formação do hábito. A persistência e a DISCIPLINA VENCENDO A MOTIVAÇÃO. 

Nossa Jé, olhando seus horário me deu até vergonha dos meus! 😬

  • Hahaha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/04/2024 at 13:34, Amanda Bertoni disse:

Nossa Jé, olhando seus horário me deu até vergonha dos meus! 😬

Não sinta, Amanda! 

Vivemos realidades diferentes, acredito que em fusos diferentes também, né?
Depois do PMP, eu durmo supercedo, geralmente junto com a minha bebê. Mas, quando estico muito, vou até as 22h30, no máximo. 

Moro no sítio, então gosto de acordar cedinho pra ver o sol nascer. 
E porque é o único horário que tenho pra ficar comigo mesma, já que logo depois as meninas acordam. 

Mas antes do PMP minha rotina era caótica! Viciada em Netflix, virava a madrugada assistindo e levantava as 7h, EXAUSTA. Não rendia nada no trabalho, vivia cheia de dores, enfim. 
Tô muito mais feliz hoje em dia!

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/04/2024 at 10:34, Jessica Maria Gomes Araujo disse:

É a questão do compromisso com a gente mesma ser mais forte que qualquer coisa, né?

Tenho observado isso nos últimos dias...as noites por aqui não têm sido fáceis com as babies doentes. Ao invés de acordar às 4h45, como de costume, tenho levantado às 5h/5h20. Teve dia de eu passar batido até às 6h!

Mas, mesmo assim, em nenhum dia abri mão da minha ioga matinal. Só acelerei os outros processos, pra que continuassem cabendo na rotina. 

A vontade real oficial, era pular a ioga, o devocional, o café e ir direto pra parte de me arrumar pro trabalho. Mas saber como me faz bem no restante do dia seguir o planejamento, me manteve na linha.

E hoje eu comemoro isso. A formação do hábito. A persistência e a DISCIPLINA VENCENDO A MOTIVAÇÃO. 

E nos dias em que não conseguimos cumprir nosso timebox dá uma frustração, né? E melhor adaptar e encarar de uma vez, parabéns pela sua disciplina, @Jessica Maria Gomes Araujo! Você é inspiradora!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/04/2024 at 17:52, Jessica Maria Gomes Araujo disse:

Não sinta, Amanda! 

Vivemos realidades diferentes, acredito que em fusos diferentes também, né?
Depois do PMP, eu durmo supercedo, geralmente junto com a minha bebê. Mas, quando estico muito, vou até as 22h30, no máximo. 

Moro no sítio, então gosto de acordar cedinho pra ver o sol nascer. 
E porque é o único horário que tenho pra ficar comigo mesma, já que logo depois as meninas acordam. 

Mas antes do PMP minha rotina era caótica! Viciada em Netflix, virava a madrugada assistindo e levantava as 7h, EXAUSTA. Não rendia nada no trabalho, vivia cheia de dores, enfim. 
Tô muito mais feliz hoje em dia!

Sim, realidades completamente distintas e fuso tbm....
Incluve culturas diferentes, horário diferentes de escola, de trabalho.... 

O fato de ter só uma baby e ela já estar grandinha, tbm torna a minha rotina mto mais fácil. 
Eu tbm deito cedo... na rotina da semana estou na cama 22h30, aí aproveito para ler um pouco....e no máximo 23h deito para dormir e aí acordo 7h30.

E super te entendo, antes eu tbm dormia super tarde, acordava tarde (tenho total flexibilidade de horários) e não rendia nada... sempre cansada, indisposta, com dor no corpo...

Agora tem super funcionado! 
Hábitao e rotina são fundamentais!

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Herdeiras, 

Outro dia ouvi que a motivação é um motivo para executar uma ação. .

Até ter disciplina é um motivo para fazer, ninguém faz nada se não vê motivo para fazer, acaba sendo desperdício de energia. Bem o que a Dani fala no PMP, escolha as suas atividades que interessam  e descarte ou delegue o restante.

Mas, com certeza absoluta é mais fácil executar as tarefas quando elas viram hábito, você nem pensa e já está fazendo.

Eu geralmente diria que não sou autodisciplinada, mas eu trabalho para mim, sem chefe, sem cobrança, sem horário, e trabalho todos os dias, o tempo todo. O teste de fogo para saber se é autodisciplinado é virar empresário ou empreendedor, você tem que organizar a sua rotina e fazer render. 

Cumpro com todas as obrigações que me proponho a fazer, então, certeza que sou autodisciplinada.

Não deixei de fazer exercícios e comer bem em nenhum dos dias desde que começou o desafio. OU seja, estou há 26 dias treinando, por vários dias treinei pela manhã e a noite, e me alimentando bem. Ne acredito que segui a dieta por tantos dias sem sofrer.

Ainda não vejo resultados claros no meu corpo, mas sei que o caminho do sucesso é esse. Executar o que você disse que ia fazer. É cumprir a promessa que fez a você mesma. 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...