Jump to content

Planner: físico ou digital? A POLÊMICA DO SÉCULO!


Planner: físico ou digital? A POLÊMICA DO SÉCULO!   

25 membros votaram

  1. 1. Onde vocês organizam tarefas e reuniões?

    • Uso planner físico
      6
    • Uso planner digital
      1
    • Uso Google Calendar ou Notion
      7
    • Misturo o digital com o físico
      13


Recommended Posts

  • Fundadora

Oi, povo lindo! Quero abrir uma conversa com vocês pra entender como vocês estão se organizando. Me contem aqui como estão mantendo a rotina.

Eu sempre usei agenda ou planner físico, porque sou a louca da papelaria (mesmo). No entanto, nos últimos dois anos senti necessidade de ter minha rotina toda no digital para que eu pudesse carregar minha lista de compromissos em qualquer lugar. 

Esse ano pensei: vou mudar. Comprei novamente um planner físico caaaaro e, sabe o que aconteceu?

NÃO TÔ USANDO! 

Tenho me organizado 100% com o Google Calendar, incluindo minhas tarefas. A praticidade de movimentar a agenda e cronometrar meu tempo é infinitamente maior. No entanto, morro de saudade dos meus itens de papelaria hahaha

Alguém aqui já enfrentou esse dilema?

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe PMP (Admin)
On 04/03/2024 at 20:42, Bia Henriques disse:

Oi, povo lindo! Quero abrir uma conversa com vocês pra entender como vocês estão se organizando. Me contem aqui como estão mantendo a rotina.

Eu sempre usei agenda ou planner físico, porque sou a louca da papelaria (mesmo). No entanto, nos últimos dois anos senti necessidade de ter minha rotina toda no digital para que eu pudesse carregar minha lista de compromissos em qualquer lugar. 

Esse ano pensei: vou mudar. Comprei novamente um planner físico caaaaro e, sabe o que aconteceu?

NÃO TÔ USANDO! 

Tenho me organizado 100% com o Google Calendar, incluindo minhas tarefas. A praticidade de movimentar a agenda e cronometrar meu tempo é infinitamente maior. No entanto, morro de saudade dos meus itens de papelaria hahaha

Alguém aqui já enfrentou esse dilema?

Eu também comprei o meu planner físico, mas não estou usando. Estou me organizando melhor com o Google Calender ainda mais por conta da praticidade, pois consigo editar de onde eu estiver e pelo celular o desktop. 

Fico sentida por não usar meu planner maravilhoso, lindo, perfeito, mas como meu dia a dia é corrido preciso pensar no que de fato vai me ajudar e dar agilidade.

Agora fiquei curiosa para saber se tem herdeira com o mesmo dilema 🤔

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Bia, eu também sempre fui do time do planner físico, pelo mesmo motivo que você, amo coisas de papelaria, mas também porque eu gosto do toque, de escrever. Sou igual com livros também, prefiro sempre os físicos do que os ebooks. 

Mas ultimamente eu tenho sentido necessidade de ter um planner digital, porque eu acordo e ja quero ver o que me espera durante o dia e a agenda quase nunca está perto 🥲.

Confesso que até agora não achei nenhum aplicativo que me ajude com essa necessidade, mas vou testar o Google calendar. 
 

PS: queria muito usar o Notion para isso, mas tenho muita dificuldade em usar. Faz um curso de Notion, por favoooor

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe PMP (Admin)
On 04/03/2024 at 22:49, Aline Nascimento disse:

Bia, eu também sempre fui do time do planner físico, pelo mesmo motivo que você, amo coisas de papelaria, mas também porque eu gosto do toque, de escrever. Sou igual com livros também, prefiro sempre os físicos do que os ebooks. 

Mas ultimamente eu tenho sentido necessidade de ter um planner digital, porque eu acordo e ja quero ver o que me espera durante o dia e a agenda quase nunca está perto 🥲.

Confesso que até agora não achei nenhum aplicativo que me ajude com essa necessidade, mas vou testar o Google calendar. 
 

PS: queria muito usar o Notion para isso, mas tenho muita dificuldade em usar. Faz um curso de Notion, por favoooor

@Bia Henriques, posso dar spoiler? kkkkk

  • Like 1
  • Hahaha 1
  • EITA!! 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Fundadora
On 04/03/2024 at 22:49, Aline Nascimento disse:

Bia, eu também sempre fui do time do planner físico, pelo mesmo motivo que você, amo coisas de papelaria, mas também porque eu gosto do toque, de escrever. Sou igual com livros também, prefiro sempre os físicos do que os ebooks. 

Mas ultimamente eu tenho sentido necessidade de ter um planner digital, porque eu acordo e ja quero ver o que me espera durante o dia e a agenda quase nunca está perto 🥲.

Confesso que até agora não achei nenhum aplicativo que me ajude com essa necessidade, mas vou testar o Google calendar. 
 

PS: queria muito usar o Notion para isso, mas tenho muita dificuldade em usar. Faz um curso de Notion, por favoooor

Ahhhh e agora tem como linkar o calendário do Notion com o Google Calendar.

Eu tô preparando um curso de Notion beeeem especial, já criei inclusive uma lista de espera. Aqui o link pra você ser avisada primeiro

PS.: saudades papelaria hahaha

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também amo papelaria e gosto da sensação de estar fazendo algo ao escrever à mão. Inclusive, o livro "Roube como um Artista" fala um pouco sobre o digital roubar o sentimento de estarmos verdadeiramente fazendo coisas.

Mas na minha experiência com planner físico, senti que ficou muitos espaços vazios, de áreas que não preenchi por não ter muita necessidade. Depois do Notion, organizar a vida ficou muito mais prático.

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/03/2024 at 20:42, Bia Henriques disse:

Oi, povo lindo! Quero abrir uma conversa com vocês pra entender como vocês estão se organizando. Me contem aqui como estão mantendo a rotina.

Eu sempre usei agenda ou planner físico, porque sou a louca da papelaria (mesmo). No entanto, nos últimos dois anos senti necessidade de ter minha rotina toda no digital para que eu pudesse carregar minha lista de compromissos em qualquer lugar. 

Esse ano pensei: vou mudar. Comprei novamente um planner físico caaaaro e, sabe o que aconteceu?

NÃO TÔ USANDO! 

Tenho me organizado 100% com o Google Calendar, incluindo minhas tarefas. A praticidade de movimentar a agenda e cronometrar meu tempo é infinitamente maior. No entanto, morro de saudade dos meus itens de papelaria hahaha

Alguém aqui já enfrentou esse dilema?

Oi, Bia! 
Sou a louca da papelaria também! 

E agora tenho uma mini me (minha filha de 5 anos) que tá me fazendo arrancar os cabelos porque quer usar tudo que colecionei por anoooos! Tô praticando o desapego e dando tudo pra ela aos pouquinhos, com uma dorzinha no coração, mas achei necessário. 


Uso o planner físico desde sempre e já amei mais. Depois que a Dani apresentou o Notion (eu não conhecia), tô me preparando psicologicamente pra essa transição. rsrs. Sou total analógica, mas reconheço a otimização de tempo que o digital nos traz. Acredito que vou passear entre os dois mundos...pra mim não tem nada melhor que carregar um livro/agenda nas mãos. hehehe

  • Like 2
  • Hahaha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/03/2024 at 22:49, Aline Nascimento disse:

Bia, eu também sempre fui do time do planner físico, pelo mesmo motivo que você, amo coisas de papelaria, mas também porque eu gosto do toque, de escrever. Sou igual com livros também, prefiro sempre os físicos do que os ebooks. 

Mas ultimamente eu tenho sentido necessidade de ter um planner digital, porque eu acordo e ja quero ver o que me espera durante o dia e a agenda quase nunca está perto 🥲.

Confesso que até agora não achei nenhum aplicativo que me ajude com essa necessidade, mas vou testar o Google calendar. 
 

PS: queria muito usar o Notion para isso, mas tenho muita dificuldade em usar. Faz um curso de Notion, por favoooor

Apoiada, Aline!

Queremos um curso de Notion, queremos um curso de Notion, queremos um curso de Notion! kkkkkkkk

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/03/2024 at 11:10, Jady Teixeira disse:

Eu também amo papelaria e gosto da sensação de estar fazendo algo ao escrever à mão. Inclusive, o livro "Roube como um Artista" fala um pouco sobre o digital roubar o sentimento de estarmos verdadeiramente fazendo coisas.

Mas na minha experiência com planner físico, senti que ficou muitos espaços vazios, de áreas que não preenchi por não ter muita necessidade. Depois do Notion, organizar a vida ficou muito mais prático.

Jady, o planner às vezes me dá crises de ansiedade, acredita? Tipo, numa semana em que não consigo organizar tudo direitinho, ou quando não uso aquelas coisinhas no mês...acabo me sentindo frustrada por não dar conta. 

Seria o Notion o fim das minhas crises de ansiedade? kkkkkkk. 

 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, herdeiras!!

Eu já passei por isso, hoje estou tentando manter em ambos. 

Tenho um caderno para despejar todas as ideias e tarefas passadas.
Depois passo semanalmente para um planner semanal (domingo eu destribuo do caderno de despejo).
Depois para a agenda diária que é o time box (cada tarefa ganha sua hora e tempo estimado).

No digital tenho o google calendar, mas lá só ficam reuniões no meet.
Temos o notion que transcrevo as coisas do meu planner semanal com tarefas de cada dia.
E por fim o click up que acompanham as tarefas diárias cronometrando o tempo e produtividade.

Uso o físico porque o digital pra mim é muito volátil. Ano passado houve a mudança da plataforma e apanhei por um mês.

Pra mim, é mais fácil mensurar quantas atividades faço no dia usando o timebox, bem como passar para o outro dia se não deu para fazê-la. 

Eu só escrevo e pronto. Nos apps, eu ainda preciso configurar, e as vezes dá erro, fico minutos ali tentando. kk

Bem, quesitos de habilidade e produtividade, vou mesclando os dois. 😁

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/03/2024 at 12:09, Jessica Maria Gomes Araujo disse:

Jady, o planner às vezes me dá crises de ansiedade, acredita? Tipo, numa semana em que não consigo organizar tudo direitinho, ou quando não uso aquelas coisinhas no mês...acabo me sentindo frustrada por não dar conta. 

Seria o Notion o fim das minhas crises de ansiedade? kkkkkkk. 

 

Olá, Jessica!!

Te entendo perfeitamente. Mas o segredo é esquecer essa semana que não deu e continuar tentando organizar.

Até que vira hábito. Até na organização é preciso ter resiliência kk. Esse ato é tão difícil quanto fazer exercício. Você precisa se acostumar a fazer. Encontrar uma forma e repetí-la. 

Também me frustrava, mas troquei a frustração por 20 minutos no final de semana para rever essa organização e tarefas que ficaram e que podem ir pra frente.

E é infinito, com um tempo, você se acostuma com o padrão de organizar, e não o que organizar. Hoje você tá focando no o que. Mas concentrando no como organizar, fica melhor.

Além disso, você fez o que tinha que fazer, se não deu para ser feita, tudo bem. Coloque logo em seguida. Nossa vida nem sempre vai sair como está no papel. Mas se não desistir de consertar o que está no papel, seu plano nunca estará desatualizado.

Bora, herdeira!🔥

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, como vocês estão?

Eu amo papelaria. Mas ultimamente o digital ajuda bastante, principalmente por conta das notificações e da facilidade de estar à mão no celular o tempo todo.

 

Mas para o trabalho na agência ainda uso o físico para muitas situações, então tem funcionado o uso de ambos: digital e físico.

Vou focar em aprender o notion.

 

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/03/2024 at 20:42, Bia Henriques disse:

Oi, povo lindo! Quero abrir uma conversa com vocês pra entender como vocês estão se organizando. Me contem aqui como estão mantendo a rotina.

Eu sempre usei agenda ou planner físico, porque sou a louca da papelaria (mesmo). No entanto, nos últimos dois anos senti necessidade de ter minha rotina toda no digital para que eu pudesse carregar minha lista de compromissos em qualquer lugar. 

Esse ano pensei: vou mudar. Comprei novamente um planner físico caaaaro e, sabe o que aconteceu?

NÃO TÔ USANDO! 

Tenho me organizado 100% com o Google Calendar, incluindo minhas tarefas. A praticidade de movimentar a agenda e cronometrar meu tempo é infinitamente maior. No entanto, morro de saudade dos meus itens de papelaria hahaha

Alguém aqui já enfrentou esse dilema?

Olha confesso que me sinto muito Old School usando planner físico...mas não consigo me entender com. o Notion de jeito nenhum 😞

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também amo coisas de papelaria!! Claro q tenho uma agenda lindissima, mas não criei ainda o costume de usar todos os dias. Sabe o q eu uso todo dia? MEU WHATSAPP kkkkkk sabe quando tu manda mensagem pra si mesma? É a coisa mais prática pra mim. Anoto lista de coisas q preciso comprar, filmes q quero ver, idéias q tive… tarefas que não posso esquecer… planejo minhas refeições dos dias seguintes… até minha TIMEBOX faço por lá.

Sei lá, pra mim funciona

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/03/2024 at 12:09, Jessica Maria Gomes Araujo disse:

Jady, o planner às vezes me dá crises de ansiedade, acredita? Tipo, numa semana em que não consigo organizar tudo direitinho, ou quando não uso aquelas coisinhas no mês...acabo me sentindo frustrada por não dar conta. 

Seria o Notion o fim das minhas crises de ansiedade? kkkkkkk. 

 

Vale a tentativa, viu? Ele salva demais! 😂

Acho que a maior vantagem dele é isso: você pode adaptar as ferramentas às suas necessidades. Ao contrário dos planners físicos, que têm muitos espaços para informações genéricas, o que funciona para algumas pessoas não funciona para outras.

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe PMP (Admin)

Eu sou adepta do planner físico sem data, se pular uma semana tanto faz porque eu que preencho a data ali. Amo essa praticidade. Consigo enxergar minha rotina ali lindamente e ver tudo de uma vez só. Para meus blocos de tarefa do trabalho eu uso o timebox editável (o pdf que está no curso de vocês) e o Notion. 

A paz reina por aqui seguindo dessa forma ❤️

 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/03/2024 at 16:23, Débora Sanders disse:

Eu sou adepta do planner físico sem data, se pular uma semana tanto faz porque eu que preencho a data ali. Amo essa praticidade. Consigo enxergar minha rotina ali lindamente e ver tudo de uma vez só. Para meus blocos de tarefa do trabalho eu uso o timebox editável (o pdf que está no curso de vocês) e o Notion. 

A paz reina por aqui seguindo dessa forma ❤️

 

Ótimas dicas, Débora.

Vou pensar num planner sem data pro próximo ano. Também quero começar a me organizar pelo timebox do curso já pra próxima semana. 

Já o Notion, vou começar a estudar em breve, mas acho que implementar meeeesmo, só um pouco mais adiante.

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/03/2024 at 17:33, Amanda Fernandes disse:

Paguei caro num planer da Paperview, então tô me forçando a usar. Gosto muito da experiência da escrita e dos meus itens de papelaria. Ainda falho de vez em quando, principalmente pq muita coisa das empresas fica no Google/Notion, mas tô caminhando. 

Também já usei Paperview. hoje tô MyPlanner, mas tô cada vez mais convencida a ficar no Notion/Google e arquivos disponibilizados pela Dani, pra facilitar a vida. rsrs

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...