Jump to content

O que aprendendo com nossos avós?


Recommended Posts

Você tem algum aprendizado que nunca esqueceu, ensinado pelos seus avós?

Hoje é dia dos avós, aqueles que vieram antes e que abriram tantas portas para gente. Muitas coisas que vivemos hoje, foram nossos avós que lutaram e conquistaram o direito que nos proporcionam muitas das oportunidades que temos hoje.

Eu costumo dizer que honrar os mais velhos, quem veio antes de nós, é uma virtude. 

São muitos ensinamentos né? Até do que queremos fazer diferente deles, e do que queremos continuar e seguir a partir deles. E está tudo bem, a gente querer ser diferente deles. 

Na minha memória tenho cheiro de bolo assando no forno, na casa da minha vó, o cheiro da canela no mingau, as histórias contadas pelo meu avó. São tantas memórias! De todos os aprendizados que tive, tem alguns deles que me acompanham até hoje. Um deles foi da minha avó materna, que dizia que as pessoas já mostram como são antes mesmo de casar, e que dependendo do que ela mostrasse, já era para nem insistir em casar e que isso valia para sociedades e amizades...rs Mas olha funciona hein! 🤣

Queremos saber das memórias de vocês também. 💚

Já imaginou que tudo que está construindo hoje, se tornando uma pessoa melhor a cada dia, e realizando suas metas e construindo uma vida saudável e feliz, um dia também será oportunidades, exemplo e estará na memória dos seus netos?

Maravilhoso né?

E para quem já é Herdeira avó, que exemplo maravilhoso você está aqui mostrando que não tem idade para gente recomeçar e aprender. Enquanto existe vida temos a oportunidade de melhorar sempre. E que legado já está deixando para os seus netos.

Vamos deixar esse post aqui cheio de amor e carinho, compartilhe as suas memórias e aprendizados com seus avós. Qual o quentinho ou ensinamento, você sente no seu coração ao lembrar deles?😍

 

Editado por Dani Ribeiro
  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

@Dani Ribeiro Lembro de passar os verões na casa dos meus avós maternos, tudo era especial, a comida da minha avó, ter o meu avô a roncar no sofá depois de um dia esgotante de trabalho. Eu amava chegar a casa dos meus avós e ajudar a organizar a mesa do jantar, ajudar a minha avó na cozinha, a minha mãe morria de ciúmes porque eu em casa não fazia nada, mas na casa deles tinha o maior prazer em ajudar, e os meus avós não são assim tão velhinhos, são bem novos, ainda não chegaram aos 70 anos e já são bisavós❤️

Derrete-me o coração vê-los com o meu filho, infelizmente a vida obriga-nos a fazer um esforço enorme para estar com eles quando antes era tudo tão mais simples e mais fácil, mas nós tentamos ao máximo estar presentes, nem que seja por um telefonema.

Também tenho algumas boas recordações dos meus avós paternos, mas a realidade é que os meus avós maternos estiveram muito mais presentes e ajudaram a minha mãe a criar-me, então as melhores memórias são com eles. 

Eu sou a maior fã dos meus avós e sei que eles vibram com cada uma das minhas conquistas, tenho o maior orgulho deles. 

Obrigada por este post, fez-me recordar coisas tão boas, vou telefonar de novo para eles e dizer-lhes o quanto os amo🧡 

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

@Dani Ribeiro

Que post, maravilhoso! Trouxe um quentinho pro coração.

Eu poderia escrever um livro sobre meus avós, eu tive eles até pouco tempo atrás e foi um privilégio.

Aprendi tanto.

Minha avó sempre me ensinou a honrar meu nome, que nosso nome é das coisas mais preciosas que temos, hoje é incomum ouvir a palavra honra, mas ela falava muito, me dava exemplos, me ensinou que capricho é importante, fazer o que quer que seja com capricho e cuidado.

E contava histórias da sua infância no sítio que eu amava ouvir, fazia o melhor bolo de cenoura com "casquinha" de chocolate do mundo (as confeiteiras daqui que me perdoem...rs...) e o melhor frango assado com batatas.

Meu avô por sua vez foi minha grande paixão e foi a pessoa mais resiliente que eu conheci, ele mesmo nunca nem soube o significado dessa palavra, porque era uma pessoa extremamente simples, mas ele era a definição disso.

Se adaptava a tudo na vida, teve mil profissões, foi engraxate, barbeiro, comerciante, vigia, empresário, caminhoneiro e quando se aposentou, aprendeu a cozinhar, fazia pão, aprendeu sozinho a tocar gaita depois dos 70, era um cara incrível, estudou sei lá até a 4ª série, mas conversava sobre tudo, sabia o que estava acontecendo no mundo, falava pouco mas dificilmente falava uma bobagem.

Não reclamava e se adaptava a qualquer situação, tirou a pandemia de letra, se exercitou até no final da sua vida, teve Parkinson, ele parou de andar e de falar, mas levantava seus halteres na cama.

O legado que eles deixaram pra mim foram esses: Se adaptar sempre, ser uma pessoa honrada e não parar enquanto respirar.

Eu espero ser tão resiliente e disciplinado quanto ele, pra enchê-los de orgulho onde quer que eles estejam.

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/07/2024 at 15:16, Lara Bernardo disse:

@Dani Ribeiro Lembro de passar os verões na casa dos meus avós maternos, tudo era especial, a comida da minha avó, ter o meu avô a roncar no sofá depois de um dia esgotante de trabalho. Eu amava chegar a casa dos meus avós e ajudar a organizar a mesa do jantar, ajudar a minha avó na cozinha, a minha mãe morria de ciúmes porque eu em casa não fazia nada, mas na casa deles tinha o maior prazer em ajudar, e os meus avós não são assim tão velhinhos, são bem novos, ainda não chegaram aos 70 anos e já são bisavós❤️

Derrete-me o coração vê-los com o meu filho, infelizmente a vida obriga-nos a fazer um esforço enorme para estar com eles quando antes era tudo tão mais simples e mais fácil, mas nós tentamos ao máximo estar presentes, nem que seja por um telefonema.

Também tenho algumas boas recordações dos meus avós paternos, mas a realidade é que os meus avós maternos estiveram muito mais presentes e ajudaram a minha mãe a criar-me, então as melhores memórias são com eles. 

Eu sou a maior fã dos meus avós e sei que eles vibram com cada uma das minhas conquistas, tenho o maior orgulho deles. 

Obrigada por este post, fez-me recordar coisas tão boas, vou telefonar de novo para eles e dizer-lhes o quanto os amo🧡 

Ligue mesmo Lara, são pessoas tão especiais, que queríamos ter pra sempre!!!

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Andresa Fedatti Raetano que coisa linda❤️ os avós são mesmo uma coisa do outro mundo, 

Eu vejo a minha mãe como avó, e tudo em mim estremece. A nossa relação não foi a melhor, mas sinto que ela está a fazer o que consegue pelo meu filho, e todos os dias se esforça por ele, para mim isso já faz dela uma melhor mãe. Espero que o meu filho sinta tudo o que eu sinto pelos meus avós. É maravilhoso ter pessoas tão boas na nossa vida, e tão genuinas❤️

Liguei e chorei🥹

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/07/2024 at 16:21, Lara Bernardo disse:

@Andresa Fedatti Raetano que coisa linda❤️ os avós são mesmo uma coisa do outro mundo, 

Eu vejo a minha mãe como avó, e tudo em mim estremece. A nossa relação não foi a melhor, mas sinto que ela está a fazer o que consegue pelo meu filho, e todos os dias se esforça por ele, para mim isso já faz dela uma melhor mãe. Espero que o meu filho sinta tudo o que eu sinto pelos meus avós. É maravilhoso ter pessoas tão boas na nossa vida, e tão genuinas❤️

Liguei e chorei🥹

Que lindo @Lara Bernardo

Eu sabia que esse post seria um quentinho no coração de vocês. 

Está sendo no meu também. ❤️

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/07/2024 at 16:02, Andresa Fedatti Raetano disse:

@Dani Ribeiro

Que post, maravilhoso! Trouxe um quentinho pro coração.

Eu poderia escrever um livro sobre meus avós, eu tive eles até pouco tempo atrás e foi um privilégio.

Aprendi tanto.

Minha avó sempre me ensinou a honrar meu nome, que nosso nome é das coisas mais preciosas que temos, hoje é incomum ouvir a palavra honra, mas ela falava muito, me dava exemplos, me ensinou que capricho é importante, fazer o que quer que seja com capricho e cuidado.

E contava histórias da sua infância no sítio que eu amava ouvir, fazia o melhor bolo de cenoura com "casquinha" de chocolate do mundo (as confeiteiras daqui que me perdoem...rs...) e o melhor frango assado com batatas.

Meu avô por sua vez foi minha grande paixão e foi a pessoa mais resiliente que eu conheci, ele mesmo nunca nem soube o significado dessa palavra, porque era uma pessoa extremamente simples, mas ele era a definição disso.

Se adaptava a tudo na vida, teve mil profissões, foi engraxate, barbeiro, comerciante, vigia, empresário, caminhoneiro e quando se aposentou, aprendeu a cozinhar, fazia pão, aprendeu sozinho a tocar gaita depois dos 70, era um cara incrível, estudou sei lá até a 4ª série, mas conversava sobre tudo, sabia o que estava acontecendo no mundo, falava pouco mas dificilmente falava uma bobagem.

Não reclamava e se adaptava a qualquer situação, tirou a pandemia de letra, se exercitou até no final da sua vida, teve Parkinson, ele parou de andar e de falar, mas levantava seus halteres na cama.

O legado que eles deixaram pra mim foram esses: Se adaptar sempre, ser uma pessoa honrada e não parar enquanto respirar.

Eu espero ser tão resiliente e disciplinado quanto ele, pra enchê-los de orgulho onde quer que eles estejam.

Que texto tão emocionante! Eu quantia lia consegui sentir sua emoção em palavras. ❤️

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/07/2024 at 15:16, Lara Bernardo disse:

@Dani Ribeiro Lembro de passar os verões na casa dos meus avós maternos, tudo era especial, a comida da minha avó, ter o meu avô a roncar no sofá depois de um dia esgotante de trabalho. Eu amava chegar a casa dos meus avós e ajudar a organizar a mesa do jantar, ajudar a minha avó na cozinha, a minha mãe morria de ciúmes porque eu em casa não fazia nada, mas na casa deles tinha o maior prazer em ajudar, e os meus avós não são assim tão velhinhos, são bem novos, ainda não chegaram aos 70 anos e já são bisavós❤️

Derrete-me o coração vê-los com o meu filho, infelizmente a vida obriga-nos a fazer um esforço enorme para estar com eles quando antes era tudo tão mais simples e mais fácil, mas nós tentamos ao máximo estar presentes, nem que seja por um telefonema.

Também tenho algumas boas recordações dos meus avós paternos, mas a realidade é que os meus avós maternos estiveram muito mais presentes e ajudaram a minha mãe a criar-me, então as melhores memórias são com eles. 

Eu sou a maior fã dos meus avós e sei que eles vibram com cada uma das minhas conquistas, tenho o maior orgulho deles. 

Obrigada por este post, fez-me recordar coisas tão boas, vou telefonar de novo para eles e dizer-lhes o quanto os amo🧡 

Que lindo! Me emocionei aqui!

Também estive muito perto dos meus avós maternos, mas tenho lembranças claras dos meus avós paternos, mesmo convivendo pouco, eles faleceram eu estava na pré-adolescência. 

Mas tenho memórias claras de momentos especiais com eles.

Tê-los por perto é um privilégio @Lara Bernardo. Aproveite muito! ❤️

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe PMP (Admin)

Tenho certeza que eles sentem muito orgulho de você! 💛

 

On 26/07/2024 at 16:02, Andresa Fedatti Raetano disse:

@Dani Ribeiro

Que post, maravilhoso! Trouxe um quentinho pro coração.

Eu poderia escrever um livro sobre meus avós, eu tive eles até pouco tempo atrás e foi um privilégio.

Aprendi tanto.

Minha avó sempre me ensinou a honrar meu nome, que nosso nome é das coisas mais preciosas que temos, hoje é incomum ouvir a palavra honra, mas ela falava muito, me dava exemplos, me ensinou que capricho é importante, fazer o que quer que seja com capricho e cuidado.

E contava histórias da sua infância no sítio que eu amava ouvir, fazia o melhor bolo de cenoura com "casquinha" de chocolate do mundo (as confeiteiras daqui que me perdoem...rs...) e o melhor frango assado com batatas.

Meu avô por sua vez foi minha grande paixão e foi a pessoa mais resiliente que eu conheci, ele mesmo nunca nem soube o significado dessa palavra, porque era uma pessoa extremamente simples, mas ele era a definição disso.

Se adaptava a tudo na vida, teve mil profissões, foi engraxate, barbeiro, comerciante, vigia, empresário, caminhoneiro e quando se aposentou, aprendeu a cozinhar, fazia pão, aprendeu sozinho a tocar gaita depois dos 70, era um cara incrível, estudou sei lá até a 4ª série, mas conversava sobre tudo, sabia o que estava acontecendo no mundo, falava pouco mas dificilmente falava uma bobagem.

Não reclamava e se adaptava a qualquer situação, tirou a pandemia de letra, se exercitou até no final da sua vida, teve Parkinson, ele parou de andar e de falar, mas levantava seus halteres na cama.

O legado que eles deixaram pra mim foram esses: Se adaptar sempre, ser uma pessoa honrada e não parar enquanto respirar.

Eu espero ser tão resiliente e disciplinado quanto ele, pra enchê-los de orgulho onde quer que eles estejam.

 

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe PMP (Admin)
On 26/07/2024 at 15:16, Lara Bernardo disse:

@Dani Ribeiro Lembro de passar os verões na casa dos meus avós maternos, tudo era especial, a comida da minha avó, ter o meu avô a roncar no sofá depois de um dia esgotante de trabalho. Eu amava chegar a casa dos meus avós e ajudar a organizar a mesa do jantar, ajudar a minha avó na cozinha, a minha mãe morria de ciúmes porque eu em casa não fazia nada, mas na casa deles tinha o maior prazer em ajudar, e os meus avós não são assim tão velhinhos, são bem novos, ainda não chegaram aos 70 anos e já são bisavós❤️

Derrete-me o coração vê-los com o meu filho, infelizmente a vida obriga-nos a fazer um esforço enorme para estar com eles quando antes era tudo tão mais simples e mais fácil, mas nós tentamos ao máximo estar presentes, nem que seja por um telefonema.

Também tenho algumas boas recordações dos meus avós paternos, mas a realidade é que os meus avós maternos estiveram muito mais presentes e ajudaram a minha mãe a criar-me, então as melhores memórias são com eles. 

Eu sou a maior fã dos meus avós e sei que eles vibram com cada uma das minhas conquistas, tenho o maior orgulho deles. 

Obrigada por este post, fez-me recordar coisas tão boas, vou telefonar de novo para eles e dizer-lhes o quanto os amo🧡 

Dizer eu te amo nunca é demais, não é mesmo? 

Muito lindo ver o seu carinhos com os seus avós! Parabéns, @Lara Bernardo! 💛

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...