Jump to content

O que é comida de verdade?


Recommended Posts

Bora saber o que é comida de verdade para fazer escolhas saudáveis.🍉

Você já se perguntou o que realmente é comida de verdade? A gente sabe que com tantas informações desencontradas por aí, fica difícil saber o que é melhor para a nossa saúde. Mas calma, a gente te ajuda a desvendar esse mistério!

Comida de verdade é aquela que a sua avó reconheceria na hora. É o alimento simples e puro, como ele vêm da natureza: batata, cenoura, banana e por aí vai. Sem mistérios, sem ingredientes químicos que não são considerados alimentos, aqueles que não se vendem no supermercado. 😍

Para te ajudar a entender melhor, vamos dividir os alimentos em três grupos:

  • In natura: São os alimentos do jeitinho que a natureza nos presenteou, como frutas, legumes e verduras. 🍎
  • Processados: Nestes, são adicionados ingredientes como sal, açúcar ou outros, mas que fazem parte da nossa culinária tradicional, como queijo, manteiga e alguns tipos de leite. (é preciso estar atenta aos rótulos).🫘
  • Ultraprocessados: Aqui, a coisa muda de figura. Os alimentos passam por diversos processos industriais e recebem ingredientes químicos que não são usados na cozinha, como corantes, aromatizantes e conservantes. É o caso de biscoitos, pães de forma, congelados do mercado, refrigerantes, salgadinhos e muitos outros produtos industrializados.🌭

E tem mais!

  • Refinados x Integrais: Os alimentos refinados perdem parte de seus nutrientes durante o processo de produção. Já os integrais são mais nutritivos e fazem bem para a nossa saúde.
  • Orgânicos: Os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, mas isso não significa que um produto ultraprocessado com o selo "orgânico" seja saudável. Prefiram sempre o in natura e fiquem atentos aos rótulos.

Por que a comida de verdade é tão importante? 

Ao escolher alimentos in natura e minimamente processados, a gente garante que o nosso corpo receba todos os nutrientes que ele precisa para funcionar bem. Além disso, a gente reduz o consumo de açúcar, sódio e gorduras saturadas, que podem causar diversos problemas de saúde.

A alimentação impacta em todas as áreas da nossa vida. Ela é responsável pela nossa saúde física e mental. Fazer boas escolhas alimentares é essencial no nosso processo aqui no PMP. Para conquistar os nossos objetivos precisamos de um corpo funcionando na sua melhor potência. 🚀

Compartilhe com a gente, o que foi novidade para você e se teve alguma dúvida.

Seguimos juntas no desafio #006!👊

 

  • Like 9
Link para compartilhar
Share on other sites

Pronta para o desafio!

Eu tenho uma dúvida em relação à tapioca. Ela é considerada como um processado ou ultraprocessados?

Eu uso com certa frequência para substituir os pães, principalmente por causa do glúten, que já percebi que pode me deixar constipada se eu como com muita frequência. Acabo comendo para fazer crepiocas ou tortinhas de frango..

Obrigada desde já pelas informações super valiosas nesse post!

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2024 at 16:18, Amanda Hikari disse:

Pronta para o desafio!

Eu tenho uma dúvida em relação à tapioca. Ela é considerada como um processado ou ultraprocessados?

Eu uso com certa frequência para substituir os pães, principalmente por causa do glúten, que já percebi que pode me deixar constipada se eu como com muita frequência. Acabo comendo para fazer crepiocas ou tortinhas de frango..

Obrigada desde já pelas informações super valiosas nesse post!

Que bom que está participando do desafio @Amanda Hikari. Ótima pergunta!

A tapioca é processada e um alimento refinado. Olhe sempre o rótulo dos ingredientes. Tem algumas marcas que incluem ingredientes químicos. A tapioca só precisa de fécula de mandioca e água, mais nada.

Que bom que gostou!

Qualquer dúvida estamos aqui. 😘

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2024 at 16:23, Dani Ribeiro disse:

Que bom que está participando do desafio @Amanda Hikari. Ótima pergunta!

A tapioca é processada e um alimento refinado. Olhe sempre o rótulo dos ingredientes. Tem algumas marcas que incluem ingredientes químicos. A tapioca só precisa de fécula de mandioca e água, mais nada.

Que bom que gostou!

Qualquer dúvida estamos aqui. 😘

Hmmm, interessante!!

Vou conferir no rótulo!

Muito obrigada 😊

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2024 at 16:18, Amanda Hikari disse:

Pronta para o desafio!

Eu tenho uma dúvida em relação à tapioca. Ela é considerada como um processado ou ultraprocessados?

Eu uso com certa frequência para substituir os pães, principalmente por causa do glúten, que já percebi que pode me deixar constipada se eu como com muita frequência. Acabo comendo para fazer crepiocas ou tortinhas de frango..

Obrigada desde já pelas informações super valiosas nesse post!

Nossa ótima essa pergunta. Aqui em casa geralmente nosso café da manha tem bêju ou cuzcuz.  Amooo... boto um ovinho, um bacon e fica uma delícia. Tem um aplicativo gratuito chamado DesRotulando que escaneia os produtos e nos dá uma ideia do quanto ele é ou não Saudável. È uma boa dica pra quem quer comprar ou deixar de comprar certos produtos.

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2024 at 16:43, Ester Vale disse:

Nossa ótima essa pergunta. Aqui em casa geralmente nosso café da manha tem bêju ou cuzcuz.  Amooo... boto um ovinho, um bacon e fica uma delícia. Tem um aplicativo gratuito chamado DesRotulando que escaneia os produtos e nos dá uma ideia do quanto ele é ou não Saudável. È uma boa dica pra quem quer comprar ou deixar de comprar certos produtos.

Não conhecia o app! Vou procurar! Obrigada 😊

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Não assisti ao encontro da manhã, mas com toda certeza participarei desse desafio. Já venho seguindo uma alimentação o mais saudável possível, porém confesso que às vezes na correria falho um pouco. E é justamente por isso que esse desafio será mais uma forma de me forçar a manter uma dieta saudável com comida de verdade. Essa comunidade tem sido algo extremamente valioso para mim. Não me arrependendo sem um segundo de te adquirido o PMP, as mudanças no meu estilo de vida, mindset e ousadia para fazer coisas que antes eu achava que não sabia ou não conseguiria são impagáveis. Obrigado a toda essa comunidade maravilhosa, sei que vocês não fazem ideia, mas essa comunidade e todas vocês são importantes para mim, pois várias de vocês já me inspiraram com suas histórias. 

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2024 at 16:18, Amanda Hikari disse:

Pronta para o desafio!

Eu tenho uma dúvida em relação à tapioca. Ela é considerada como um processado ou ultraprocessados?

Eu uso com certa frequência para substituir os pães, principalmente por causa do glúten, que já percebi que pode me deixar constipada se eu como com muita frequência. Acabo comendo para fazer crepiocas ou tortinhas de frango..

Obrigada desde já pelas informações super valiosas nesse post!

Amanda, o bom mesmo é você hidradatar o polvilho com água em casa. Essa é a massa que faz a tapioca, dá pra guardar na geladeira e você vai peneirando a quantidade que for usar.

Aqui em casa, molhamos a massa "a olho" mesmo porque marido aprendeu desde pequeno mas é bem tranquilo. Acredito que seja melhor do que comprar a pronta no mercado. Mas como a Dani disse ela é uma farinha refinada, mas a depender do caso é uma alternativa ao pão industrializado.

Espero ter ajudado.

Editado por Mariana Guimarães
  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2024 at 22:15, Mariana Guimarães disse:

Amanda, o bom mesmo é você hidradatar o polvilho com água em casa. Essa é a massa que faz a tapioca, dá pra guardar na geladeira e você vai peneirando a quantidade que for usar.

Aqui em casa, molhamos a massa "a olho" mesmo porque marido aprendeu desde pequeno mas é bem tranquilo. Acredito que seja melhor do que comprar a pronta no mercado. Mas como a Dani disse ela é uma farinha refinada, mas a depender do caso é uma alternativa ao pão industrializado.

Espero ter ajudado.

Sabe que tentamos uma vez e não deu certo? Não sei se foi a quantidade de água, ou a qualidade do polvilho...

Mas quem sabe eu tente de novo rsrs

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2024 at 22:15, Mariana Guimarães disse:

Amanda, o bom mesmo é você hidradatar o polvilho com água em casa. Essa é a massa que faz a tapioca, dá pra guardar na geladeira e você vai peneirando a quantidade que for usar.

Aqui em casa, molhamos a massa "a olho" mesmo porque marido aprendeu desde pequeno mas é bem tranquilo. Acredito que seja melhor do que comprar a pronta no mercado. Mas como a Dani disse ela é uma farinha refinada, mas a depender do caso é uma alternativa ao pão industrializado.

Espero ter ajudado.

@Mariana Guimarães o polvilho doce também vêm do mercado, ai vai depender do tempo de cada um. 

Eu fiz muita tapioca de polvilho hidratado em casa. Eu fazia tapiocas coloridas. Hidratava com suco de beterraba, couve, cenoura. Já fiz muitas oficinas para crianças uma época, elas adoravam as tapiocas da Barbie e do Hulk. 😍

Ótima lembrança.

Uma opção boa de tapioca é comprar na feira também, o tempo de validade é menor, mas pode congelar.

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/08/2024 at 09:36, Amanda Hikari disse:

Sabe que tentamos uma vez e não deu certo? Não sei se foi a quantidade de água, ou a qualidade do polvilho...

Mas quem sabe eu tente de novo rsrs

Amanda, vai colocado a água aos poucos e sentindo ela umedecendo, mas depois precisa peneirar. 

Eu ando otimizando meu tempo, então tem certas coisas que prefiro comprar pronto, mas sempre fazendo boas escolhas de ingredientes.

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/08/2024 at 09:38, Dani Ribeiro disse:

Amanda, vai colocado a água aos poucos e sentindo ela umedecendo, mas depois precisa peneirar. 

Eu ando otimizando meu tempo, então tem certas coisas que prefiro comprar pronto, mas sempre fazendo boas escolhas de ingredientes.

Essa ideia de fazer com suco é incrível! Imagino que as crianças devem adorar mesmo!

Então, tem a questão do tempo né? Eu to achando mais fácil eu remover a tapioca por um tempo rsrs E substituir por outras fontes mais nutritivas

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2024 at 16:59, Ester Vale disse:

Não assisti ao encontro da manhã, mas com toda certeza participarei desse desafio. Já venho seguindo uma alimentação o mais saudável possível, porém confesso que às vezes na correria falho um pouco. E é justamente por isso que esse desafio será mais uma forma de me forçar a manter uma dieta saudável com comida de verdade. Essa comunidade tem sido algo extremamente valioso para mim. Não me arrependendo sem um segundo de te adquirido o PMP, as mudanças no meu estilo de vida, mindset e ousadia para fazer coisas que antes eu achava que não sabia ou não conseguiria são impagáveis. Obrigado a toda essa comunidade maravilhosa, sei que vocês não fazem ideia, mas essa comunidade e todas vocês são importantes para mim, pois várias de vocês já me inspiraram com suas histórias. 

@Ester Vale que maravilhoso! Feliz de saber que o PMP já causou tanta transformação na sua vida. ❤️

O PMP e a comunidade são incríveis. 

A live do encontro está gravada na aba lives aqui da comunidade, teremos encontros toda a segunda às 9h da manhã, vamos adorar te ver por lá.

Qualquer dúvida conte com a gente.😘

 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/08/2024 at 09:44, Amanda Hikari disse:

Essa ideia de fazer com suco é incrível! Imagino que as crianças devem adorar mesmo!

Então, tem a questão do tempo né? Eu to achando mais fácil eu remover a tapioca por um tempo rsrs E substituir por outras fontes mais nutritivas

Sim. Reduzir os refinados é a melhor opção.

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...