Jump to content

Indicação: TED sobre saúde mental. Será que é ansiedade mesmo?


Recommended Posts

  • Fundadora

Oi, gente linda! Tudo bem?

Mais uma indicação pra vocês, mas dessa vez de um vídeo bem curtinho. Eu aposto que a maioria aqui estava se sentindo emocionalmente abalada e pensou "nossa, estou ansiosa". Ou ficou pensando que está com algum outro sintoma de doenças mentais: depressão, burn out, TOC, ansiedade generalizada...

É claro que todos esses diagnósticos realmente existem e são doenças a serem tratadas. No entanto, o problema está em usar esse vocabulário médico no nosso dia a dia quando nem mesmo sabemos o que temos. E PIOR: ficar até mesmo hipocondríaco achando que tem algo sério. 

Nesse TED, o palestrante fala a seguinte frase: "O sintoma não é o problema, o sintoma é como o problema se manifesta". Ou seja, você pode estar com algum sintoma parecido com um desses problemas associados a saúde mental, mas na verdade está mascarando o problema real que precisa ser resolvido.

No decorrer do vídeo ele conta como tentar sair dessa situação. Vale a pena ver!

 

  • Like 9
Link para compartilhar
Share on other sites

Gente, esse vídeo funciona!

Assisti ao vídeo na semana passada e achei super interessante a abordagem da gente entender o que estamos sentindo, o que estamos passando, ao invés de rotular tudo como "ansiedade". Senti que era isso que vinha fazendo.

Pois bem. No final de semana, tive um episódio em que eu fiquei chateada com uma situação e já estava falando que era só uma ansiedade, e já estava prevendo que não ia conseguir dormir porque eu iria remoer aquilo a noite toda. 

Fiquei um pouquinho deitada e em silêncio (e sem o celular para me distrair, muito importante). E comecei a me perguntar porque uma coisa tão boba tinha me deixado tão incomodada assim. E fui racionalizando sobre o que eu estava sentindo de fato (não era ansiedade) e quais as causas de eu estar sentindo assim. No fim, descobri o que realmente havia me chateado e percebi o quão bobo era tudo aquilo. Resumo da história, consegui dormir tranquila, sem ficar remoendo nada. 

Enfim, funciona! Parar para refletir sobre o que de fato estamos sentindo e racionalizar um pouquinho ajuda muito a superar essa "ansiedade".

Valeu muito por compartilhar o vídeo, Bia!

  • Like 5
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/08/2024 at 10:39, Amanda Hikari disse:

Gente, esse vídeo funciona!

Assisti ao vídeo na semana passada e achei super interessante a abordagem da gente entender o que estamos sentindo, o que estamos passando, ao invés de rotular tudo como "ansiedade". Senti que era isso que vinha fazendo.

Pois bem. No final de semana, tive um episódio em que eu fiquei chateada com uma situação e já estava falando que era só uma ansiedade, e já estava prevendo que não ia conseguir dormir porque eu iria remoer aquilo a noite toda. 

Fiquei um pouquinho deitada e em silêncio (e sem o celular para me distrair, muito importante). E comecei a me perguntar porque uma coisa tão boba tinha me deixado tão incomodada assim. E fui racionalizando sobre o que eu estava sentindo de fato (não era ansiedade) e quais as causas de eu estar sentindo assim. No fim, descobri o que realmente havia me chateado e percebi o quão bobo era tudo aquilo. Resumo da história, consegui dormir tranquila, sem ficar remoendo nada. 

Enfim, funciona! Parar para refletir sobre o que de fato estamos sentindo e racionalizar um pouquinho ajuda muito a superar essa "ansiedade".

Valeu muito por compartilhar o vídeo, Bia!

Que relato maravilhoso! Obrigada por compartilhar. 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Fundadora
On 26/08/2024 at 10:39, Amanda Hikari disse:

Gente, esse vídeo funciona!

Assisti ao vídeo na semana passada e achei super interessante a abordagem da gente entender o que estamos sentindo, o que estamos passando, ao invés de rotular tudo como "ansiedade". Senti que era isso que vinha fazendo.

Pois bem. No final de semana, tive um episódio em que eu fiquei chateada com uma situação e já estava falando que era só uma ansiedade, e já estava prevendo que não ia conseguir dormir porque eu iria remoer aquilo a noite toda. 

Fiquei um pouquinho deitada e em silêncio (e sem o celular para me distrair, muito importante). E comecei a me perguntar porque uma coisa tão boba tinha me deixado tão incomodada assim. E fui racionalizando sobre o que eu estava sentindo de fato (não era ansiedade) e quais as causas de eu estar sentindo assim. No fim, descobri o que realmente havia me chateado e percebi o quão bobo era tudo aquilo. Resumo da história, consegui dormir tranquila, sem ficar remoendo nada. 

Enfim, funciona! Parar para refletir sobre o que de fato estamos sentindo e racionalizar um pouquinho ajuda muito a superar essa "ansiedade".

Valeu muito por compartilhar o vídeo, Bia!

Feliz demaaaais que gostou do vídeo! Eu também comprovo que ele funciona hahaha

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Fiz uma pausa agora e vi o vídeo e tive que escrever aqui!

Eu já tinha a visão que sintoma não é o problema e que precisamos ver a raiz e solucionar e não só remediar (como é falado aqui no PMP também!)... mas no caso da ansiedade eu não tinha essa clareza dela como sintoma... Para mim era como se os ataques que já tive fossem os sintomas e a ansiedade era uma causa... Agora escrevendo parece óbvio que não é assim, mas não era...

Outro ponto que me chamou muita atenção foi quando ele fala de acolhimento, que precisamos conseguir nos acolher... Um ponto que sei que é falho em mim e gostaria de mudar. Acho que preciso praticar mais..

Fica a reflexão!

Obrigada Bia por compartilhar o vídeo!

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...