Equipe PMP Day Moreira Postado 30 de Agosto de 2024 Equipe PMP Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 Sempre ouvi falar dos benefícios de tomar café sem açúcar – menos calorias, sabor mais puro, aquela coisa toda. Já tentei algumas vezes, mas, confesso, ainda não consegui me acostumar.😅 Mas, como sei que é uma questão de hábito e que pode ser bem melhor a longo prazo, estou disposta a dar mais uma chance! Então, queria pedir a ajuda de vocês: quais são as marcas de café que vocês recomendam? Quero experimentar opções que sejam tão boas que nem sintam falta de açúcar. Quem sabe assim, aos poucos, eu consigo adaptar e curtir o café de uma forma mais natural. E vocês, tomar café com ou sem açúcar? Como foi o processo para se acostumar? 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Solução Mariana Guimarães Postado 30 de Agosto de 2024 Solução Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 @Day Moreira o mundo do café é infinito em possibilidades. Vou compartilhar o que sei do que já experenciei até aqui. Em 2018, participando de um grupo de nutrição e emagrecimento, um dos desafios era ficar tantos dias em açúcar e nessa fui tomar o cafezinho sem. Na época as dicas eram colocar canela por exemplo para suavizar o sabor. Hábito adquirido não mais coloquei café no açúcar. Mas para te auxiliar uma breve informação sobre café: no geral o café a que temos acesso no mercado, os mais comuns, são de torra escura (forte ou muito forte) isso porque é um café de menos qualidade, então a torra ajuda a camuflar essa questão e foi a esse café tradicional, preto na xícara que fomos acostumados. E esse sim é muito difícil beber sem açúcar, porque ele fica muito amargo mesmo. Uma sugestão é fazer menos concentrado. E depois do café tradicional temos o café goumert, que vai ser um pouco mais agradável ao paladar. "Os Cafés Gourmet são conhecidos por sua maior qualidade e sabor refinado. Eles são geralmente produzidos a partir de grãos, cultivados em altitudes elevadas, o que contribui para uma maior complexidade de seus sabores. O processo de cultivo e colheita é mais cuidadoso, com uma seleção mais rigorosa dos grãos. Geralmente, os cafés gourmet e os tradicionais passam por uma torra muito forte. Inclusive, ao comprar esses cafés em grãos, você pode notar uma aparência preta e brilhosa. Isso indica que os óleos naturais do grão já foram saturados, isso é um processo que ocorre em altas temperaturas. Essa torra excessiva promove um maior amargor e faz com que a gordura natural presente no grão perca o sabor muito rapidamente". Como o café goumert já vai ser mais fácil beber sem açúcar. Se quiser avançar em etapas e sabores aí você deve conhecer e experimentar o café especial. O café especial é assim chamado porque tem os grãos selecionados, "submetidos a rigoroso controle de qualidade, desde a variedade que é plantada até o cultivo. Somente grãos com pontuação superior a 80 pontos em uma escala de 100 são considerados especiais". Essa pontuação é dada pela Specialty Coffee Association (SCA), que aqui no Brasil conhecemos como BSCA. O café especial vai ter a torra mais clara, e toda essa seleção do grão vai entregar um café com menos amargor no sabor, e você nem vai lembrar o açúcar. Tem os que puxam para o mais ácido e outros para o mais doce (sim, acredite, tem café que não amarga nada), até aroma de chocolate. Em Goiânia temos boas torrefações: Muy Café, Café Carinõ, King Cafés Especiais, Ópera Café, Not Black Coffee (cafeteria, mas acho que vendem também) todas essas marcas aí tem cafés especiais maravilhosos e se você pedir e moem na hora para você. O bom de comprar nessas lojas/cafeterias é que você consome um café mais fresco também. Espero ter ajudado, mesmo com o texto tão longo.☕ 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Amanda Hikari Postado 30 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 On 30/08/2024 at 14:07, Day Moreira disse: Sempre ouvi falar dos benefícios de tomar café sem açúcar – menos calorias, sabor mais puro, aquela coisa toda. Já tentei algumas vezes, mas, confesso, ainda não consegui me acostumar.😅 Mas, como sei que é uma questão de hábito e que pode ser bem melhor a longo prazo, estou disposta a dar mais uma chance! Então, queria pedir a ajuda de vocês: quais são as marcas de café que vocês recomendam? Quero experimentar opções que sejam tão boas que nem sintam falta de açúcar. Quem sabe assim, aos poucos, eu consigo adaptar e curtir o café de uma forma mais natural. E vocês, tomar café com ou sem açúcar? Como foi o processo para se acostumar? Eu sou do clube do café sem açúcar quando eu tomo (amo tomar, mas só tomo em ocasiões especiais porque sou muito sensível à cafeína). No começo, eu tomava com muito açúcar, acostumada com o hábito da família né. Quando eu transacionei para o sem açúcar, colocava canela em pó no café! Tem o doce natural da canela e como eu amo canela, foi uma ótima alternativa para mim. Depois eu fui acostumando a tomar sem canela e sem açúcar. Nesse processo, fui aprendendo a apreciar mais o aroma e o sabor do café. E claro que quanto melhor a qualidade do grão, mais saboroso o café e por isso não há necessidade do açúcar. Ah, e descobri anos depois que a minha família colocava açúcar no café porque eles queimavam o pó com a água e ficava mais amargo que o normal 😅 Compramos um recentemente e estamos gostando bastante: Café torrada e moído 3 corações cerrado mineiro. E já vou acompanhar o post para ficar de olho nas recomendações!! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Dani Ribeiro Postado 30 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 On 30/08/2024 at 14:07, Day Moreira disse: Sempre ouvi falar dos benefícios de tomar café sem açúcar – menos calorias, sabor mais puro, aquela coisa toda. Já tentei algumas vezes, mas, confesso, ainda não consegui me acostumar.😅 Mas, como sei que é uma questão de hábito e que pode ser bem melhor a longo prazo, estou disposta a dar mais uma chance! Então, queria pedir a ajuda de vocês: quais são as marcas de café que vocês recomendam? Quero experimentar opções que sejam tão boas que nem sintam falta de açúcar. Quem sabe assim, aos poucos, eu consigo adaptar e curtir o café de uma forma mais natural. E vocês, tomar café com ou sem açúcar? Como foi o processo para se acostumar? Day, eu bebo café sem açúcar. A @Mariana Guimarães deu uma aula sobre café aqui. Adorei! Eu comecei coando o café de menos qualidade na época eu usava o Pimpinella, não sei se tem aí em Goiânia, com canela em pó, assim foi tirando o açúcar. Em seguida comecei a compra o café gourmet das 3 Corações do Cerrado Mineiro, bem saboroso e custo benefício bem legal e depois passei para o grãos especiais. A gente se acostumou com o açúcar no café porque o que fomos acostumado são tipos muito torrados e com isso o sabor muito amargo, quando fazemos a transição percebemos que o café não tem esse amargo todo. Teste esse das 3 Corações, acho que vai gostar. 😘 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Equipe PMP Day Moreira Postado 30 de Agosto de 2024 Author Equipe PMP Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 On 30/08/2024 at 15:00, Mariana Guimarães disse: @Day Moreira o mundo do café é infinito em possibilidades. Vou compartilhar o que sei do que já experenciei até aqui. Em 2018, participando de um grupo de nutrição e emagrecimento, um dos desafios era ficar tantos dias em açúcar e nessa fui tomar o cafezinho sem. Na época as dicas eram colocar canela por exemplo para suavizar o sabor. Hábito adquirido não mais coloquei café no açúcar. Mas para te auxiliar uma breve informação sobre café: no geral o café a que temos acesso no mercado, os mais comuns, são de torra escura (forte ou muito forte) isso porque é um café de menos qualidade, então a torra ajuda a camuflar essa questão e foi a esse café tradicional, preto na xícara que fomos acostumados. E esse sim é muito difícil beber sem açúcar, porque ele fica muito amargo mesmo. Uma sugestão é fazer menos concentrado. E depois do café tradicional temos o café goumert, que vai ser um pouco mais agradável ao paladar. "Os Cafés Gourmet são conhecidos por sua maior qualidade e sabor refinado. Eles são geralmente produzidos a partir de grãos, cultivados em altitudes elevadas, o que contribui para uma maior complexidade de seus sabores. O processo de cultivo e colheita é mais cuidadoso, com uma seleção mais rigorosa dos grãos. Geralmente, os cafés gourmet e os tradicionais passam por uma torra muito forte. Inclusive, ao comprar esses cafés em grãos, você pode notar uma aparência preta e brilhosa. Isso indica que os óleos naturais do grão já foram saturados, isso é um processo que ocorre em altas temperaturas. Essa torra excessiva promove um maior amargor e faz com que a gordura natural presente no grão perca o sabor muito rapidamente". Como o café goumert já vai ser mais fácil beber sem açúcar. Se quiser avançar em etapas e sabores aí você deve conhecer e experimentar o café especial. O café especial é assim chamado porque tem os grãos selecionados, "submetidos a rigoroso controle de qualidade, desde a variedade que é plantada até o cultivo. Somente grãos com pontuação superior a 80 pontos em uma escala de 100 são considerados especiais". Essa pontuação é dada pela Specialty Coffee Association (SCA), que aqui no Brasil conhecemos como BSCA. O café especial vai ter a torra mais clara, e toda essa seleção do grão vai entregar um café com menos amargor no sabor, e você nem vai lembrar o açúcar. Tem os que puxam para o mais ácido e outros para o mais doce (sim, acredite, tem café que não amarga nada), até aroma de chocolate. Em Goiânia temos boas torrefações: Muy Café, Café Carinõ, King Cafés Especiais, Ópera Café, Not Black Coffee (cafeteria, mas acho que vendem também) todas essas marcas aí tem cafés especiais maravilhosos e se você pedir e moem na hora para você. O bom de comprar nessas lojas/cafeterias é que você consome um café mais fresco também. Espero ter ajudado, mesmo com o texto tão longo.☕ Uau, Mari! Que aula incrível sobre café. Muito obrigada, viu?🤩 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Equipe PMP Day Moreira Postado 30 de Agosto de 2024 Author Equipe PMP Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 On 30/08/2024 at 15:06, Amanda Hikari disse: Eu sou do clube do café sem açúcar quando eu tomo (amo tomar, mas só tomo em ocasiões especiais porque sou muito sensível à cafeína). No começo, eu tomava com muito açúcar, acostumada com o hábito da família né. Quando eu transacionei para o sem açúcar, colocava canela em pó no café! Tem o doce natural da canela e como eu amo canela, foi uma ótima alternativa para mim. Depois eu fui acostumando a tomar sem canela e sem açúcar. Nesse processo, fui aprendendo a apreciar mais o aroma e o sabor do café. E claro que quanto melhor a qualidade do grão, mais saboroso o café e por isso não há necessidade do açúcar. Ah, e descobri anos depois que a minha família colocava açúcar no café porque eles queimavam o pó com a água e ficava mais amargo que o normal 😅 Compramos um recentemente e estamos gostando bastante: Café torrada e moído 3 corações cerrado mineiro. E já vou acompanhar o post para ficar de olho nas recomendações!! Obrigada, Amanda! Já vi esse dos 3 corações no supermercado, vou comprar ele para testar. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Equipe PMP Day Moreira Postado 30 de Agosto de 2024 Author Equipe PMP Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 On 30/08/2024 at 16:19, Dani Ribeiro disse: Day, eu bebo café sem açúcar. A @Mariana Guimarães deu uma aula sobre café aqui. Adorei! Eu comecei coando o café de menos qualidade na época eu usava o Pimpinella, não sei se tem aí em Goiânia, com canela em pó, assim foi tirando o açúcar. Em seguida comecei a compra o café gourmet das 3 Corações do Cerrado Mineiro, bem saboroso e custo benefício bem legal e depois passei para o grãos especiais. A gente se acostumou com o açúcar no café porque o que fomos acostumado são tipos muito torrados e com isso o sabor muito amargo, quando fazemos a transição percebemos que o café não tem esse amargo todo. Teste esse das 3 Corações, acho que vai gostar. 😘 Esse Pimpinella não tem por aqui. Vou testar esse dos 3 corações. Depois atualizo vocês.😁 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mariana Guimarães Postado 30 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 On 30/08/2024 at 17:23, Day Moreira disse: Uau, Mari! Que aula incrível sobre café. Muito obrigada, viu?🤩 Espero não ter falado demais. Mas a dica das meninas de começar pelo gourmet é uma boa, além do Três Corações tem o Orfeu também. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jérsica Postado 30 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 @Day Moreira é um caminho sem volta. Primeiro você tira o açucar, depois toma o gourmet, quando vê está comprando um especial "só para experimentar" e nunca mais consegue voltar pro café duvidoso 😂 Eu sou apaixonada por café, o sabor, o cheiro, a emoção, o ritual... Café pra mim é casa, colo e conforto ❤️ Segurar uma xícara de café é como me abraçar e me acolher. Eu sou mineira, e em Minas toda conversa começa com "vou passar um cafezin" 😅não importa o assunto, esse sempre é o início da conversa. Mas, acredite, estou há 21 dias consecutivos sem tomar café. Comecei mesmo há 35 dias, com o desafio da @Stela Veiga fiquei 14 dias sem tomar, mas no 15º dia eu tomei uma xícara e desde então são 21 dias sem café. O meu desafio é 30 dias sem café e quando eu conseguir já tenho um exemplar especial do meu favorito. Esse pode comprar sem medo, conheço o processo de perto e é delicioso https://somacoffee.com.br/. Seja bem vinda ao mundo dos cafés (pq a gente vicia em saber sobre café também) E por falar em café, aparece no Café das Herdeiras qualquer dia. Ps.: na verdade meu café favorito é o das Herdeiras❤️ 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mariana Guimarães Postado 31 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 31 de Agosto de 2024 On 30/08/2024 at 20:21, Jérsica disse: @Day Moreira é um caminho sem volta. Primeiro você tira o açucar, depois toma o gourmet, quando vê está comprando um especial "só para experimentar" e nunca mais consegue voltar pro café duvidoso 😂 Eu sou apaixonada por café, o sabor, o cheiro, a emoção, o ritual... Café pra mim é casa, colo e conforto ❤️ Segurar uma xícara de café é como me abraçar e me acolher. Eu sou mineira, e em Minas toda conversa começa com "vou passar um cafezin" 😅não importa o assunto, esse sempre é o início da conversa. Mas, acredite, estou há 21 dias consecutivos sem tomar café. Comecei mesmo há 35 dias, com o desafio da @Stela Veiga fiquei 14 dias sem tomar, mas no 15º dia eu tomei uma xícara e desde então são 21 dias sem café. O meu desafio é 30 dias sem café e quando eu conseguir já tenho um exemplar especial do meu favorito. Esse pode comprar sem medo, conheço o processo de perto e é delicioso https://somacoffee.com.br/. Seja bem vinda ao mundo dos cafés (pq a gente vicia em saber sobre café também) E por falar em café, aparece no Café das Herdeiras qualquer dia. Ps.: na verdade meu café favorito é o das Herdeiras❤️ Esse ritual todo é uma delícia né? Abrir o pacote, o cheiro do grão moído na hora... Marido aqui é mais apaixonado que eu e ele é o barista oficial da casa e eu aprecio. 😍 E café especial é um caminho sem volta mesmo. E ainda vou conseguir participar do café das Herdeiras. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabiola Helena Zanrosso Do Nascimento Grapiuna Pereira Postado 1 de Setembro de 2024 Compartilhar Postado 1 de Setembro de 2024 On 30/08/2024 at 14:07, Day Moreira disse: Sempre ouvi falar dos benefícios de tomar café sem açúcar – menos calorias, sabor mais puro, aquela coisa toda. Já tentei algumas vezes, mas, confesso, ainda não consegui me acostumar.😅 Mas, como sei que é uma questão de hábito e que pode ser bem melhor a longo prazo, estou disposta a dar mais uma chance! Então, queria pedir a ajuda de vocês: quais são as marcas de café que vocês recomendam? Quero experimentar opções que sejam tão boas que nem sintam falta de açúcar. Quem sabe assim, aos poucos, eu consigo adaptar e curtir o café de uma forma mais natural. E vocês, tomar café com ou sem açúcar? Como foi o processo para se acostumar? Menina e eu que tenho tontura crônica e não posso nem tomar café com ou sem kkkk 2 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Amanda Hikari Postado 2 de Setembro de 2024 Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2024 On 01/09/2024 at 20:09, Fabiola Helena Zanrosso Do Nascimento Grapiuna Pereira disse: Menina e eu que tenho tontura crônica e não posso nem tomar café com ou sem kkkk A minha mãe descobriu recentemente uma síndrome, também relacionada à tonturas. É bem parecido com labirintite, mas diferente. E o médico cortou o café, na verdade a cafeína. Mas ela gosta tanto, que ela toma café descafeinado agora rsrs 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jéssica Postado 2 de Setembro de 2024 Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2024 On 31/08/2024 at 10:03, Mariana Guimarães disse: Esse ritual todo é uma delícia né? Abrir o pacote, o cheiro do grão moído na hora... Marido aqui é mais apaixonado que eu e ele é o barista oficial da casa e eu aprecio. 😍 E café especial é um caminho sem volta mesmo. E ainda vou conseguir participar do café das Herdeiras. Vem sim, Mari! Será um prazer ter você com a gente! ❤️ 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ludy Carvalho Postado 3 de Setembro de 2024 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2024 On 30/08/2024 at 13:07, Day Moreira disse: Sempre ouvi falar dos benefícios de tomar café sem açúcar – menos calorias, sabor mais puro, aquela coisa toda. Já tentei algumas vezes, mas, confesso, ainda não consegui me acostumar.😅 Mas, como sei que é uma questão de hábito e que pode ser bem melhor a longo prazo, estou disposta a dar mais uma chance! Então, queria pedir a ajuda de vocês: quais são as marcas de café que vocês recomendam? Quero experimentar opções que sejam tão boas que nem sintam falta de açúcar. Quem sabe assim, aos poucos, eu consigo adaptar e curtir o café de uma forma mais natural. E vocês, tomar café com ou sem açúcar? Como foi o processo para se acostumar? @Mariana Guimarães arrasou na aula sobre café. Day, eu confesso que nunca fui fã de café, teve uma epoca que mal suportava o cheiro, de 2019 pra cá que comecei a tomar e como "aprendi" a tomar com um amigo que é barista já viu né, sem açucar, café gourme, graos especiais e aquela coisa toda rs Eu sou mais do time do chá mas tbm por não gostar de coisa muito doce sempre foi sem açucar, até o mais odiado chá de boldo (q eu adoro) vai sem açucar... 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Julyene De Avila Oliveira Silva Postado 5 de Setembro de 2024 Compartilhar Postado 5 de Setembro de 2024 Olá, Eu também sou do time do café sem açúcar, e tenho tomado café solúvel arábica, um que estou gostando vem na latinha é Nescafé Origens Chapada Diamantina. Eu gosto do solúvel pois acho mais prático e eu tomo sem açúcar e meu marido com, e cada um toma do seu jeito, mais forme ou mais fraco. Espero ter ajudado ☺️ 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts