Jump to content

Falta de foco


Recommended Posts

Bom dia pessoal, queria compartilhar com vcs uma questão que tem me atrapalhado muito: minha falta de foco.

Desde que retomei as aulas do PMP tem acontecido algo comigo,  e sempre acontece - minha vontade é só estudar PMP - estou no quinto módulo agora e fico assistindo as aulas e colocando e usando as ferramentas que a Dani sugere, mas no meu dia eu preciso: ir a academia ou correr, estudar meu outro curso de programação, e simplesmente eu não consigo.

Eu decido parar o PMP e resolvo ir para o outro curso por exemplo, e eu simplesmente não consigo me concentrar pq quero assistir só PMP.

Teve um dia que eu não fui correr (e eu amo correr gente), não fiz janta, não fiz mais nada pra ficar no PMP. E isso acontece com qualquer outra coisa que eu decida fazer.

Vcs já passaram por isso? Eu percebo que eu não consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou eu faço uma coisa ou não faço nenhuma. Se alguém se identifica e quiser me ajudar com algo, ficarei muito grata. E sempre estarei pronta para ajudar tb, muito obrigada! 

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/09/2024 at 11:08, Renata Marcelino Costa disse:

Bom dia pessoal, queria compartilhar com vcs uma questão que tem me atrapalhado muito: minha falta de foco.

Desde que retomei as aulas do PMP tem acontecido algo comigo,  e sempre acontece - minha vontade é só estudar PMP - estou no quinto módulo agora e fico assistindo as aulas e colocando e usando as ferramentas que a Dani sugere, mas no meu dia eu preciso: ir a academia ou correr, estudar meu outro curso de programação, e simplesmente eu não consigo.

Eu decido parar o PMP e resolvo ir para o outro curso por exemplo, e eu simplesmente não consigo me concentrar pq quero assistir só PMP.

Teve um dia que eu não fui correr (e eu amo correr gente), não fiz janta, não fiz mais nada pra ficar no PMP. E isso acontece com qualquer outra coisa que eu decida fazer.

Vcs já passaram por isso? Eu percebo que eu não consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou eu faço uma coisa ou não faço nenhuma. Se alguém se identifica e quiser me ajudar com algo, ficarei muito grata. E sempre estarei pronta para ajudar tb, muito obrigada! 

Oi @Renata Marcelino Costa, tudo bem?

Pelo que você está contando, parece que você tem hiperfoco.
Não sou psicóloga nem nada, mas pelo que descreve me está soando o tal do hiperfoco, que inclusive a Dani comenta às vezes que ela tem por causa do TEA. Não sei se é esse o caso, não sou médica rsrs 
Mas talvez se você procurar ler ou entender sobre, mesmo que você não tenha isso, você possa aplicar algumas estratégias que funcionam para pessoas que tem hiperfoco.

Pelo que li, você não consegue "parar" de assistir ao PMP para fazer as suas outras obrigações, certo?

Que tal então começar o dia fazendo as outras obrigações?
Inverta a ordem que você faz as suas atividades.
Começa o dia correndo, assista às suas aulas de programação e só depois assista às aulas do PMP.

Tem até uma frase do Mark Twain: Eat the frog first, que quer dizer "Comer o sapo primeiro".
Essa frase sugere que façamos a atividade mais difícil primeiro logo no começo do dia e depois partir para as outras atividades.
Se você fizer a corrida de manhã e assistir às suas aulas de programação primeiro, você já deu check nessas atividades e agora é só curtir o PMP em paz e sem peso na consciência.

Não sei como é a sua rotina no dia-a-dia, mas você pode adequar essa sugestão à sua realidade!

Espero que dê certo! E não se esqueça:  👄🐸

 

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/09/2024 at 11:08, Renata Marcelino Costa disse:

Bom dia pessoal, queria compartilhar com vcs uma questão que tem me atrapalhado muito: minha falta de foco.

Desde que retomei as aulas do PMP tem acontecido algo comigo,  e sempre acontece - minha vontade é só estudar PMP - estou no quinto módulo agora e fico assistindo as aulas e colocando e usando as ferramentas que a Dani sugere, mas no meu dia eu preciso: ir a academia ou correr, estudar meu outro curso de programação, e simplesmente eu não consigo.

Eu decido parar o PMP e resolvo ir para o outro curso por exemplo, e eu simplesmente não consigo me concentrar pq quero assistir só PMP.

Teve um dia que eu não fui correr (e eu amo correr gente), não fiz janta, não fiz mais nada pra ficar no PMP. E isso acontece com qualquer outra coisa que eu decida fazer.

Vcs já passaram por isso? Eu percebo que eu não consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou eu faço uma coisa ou não faço nenhuma. Se alguém se identifica e quiser me ajudar com algo, ficarei muito grata. E sempre estarei pronta para ajudar tb, muito obrigada! 

Oi @Renata Marcelino Costa, eu entendo o que você diz. Eu entrei para o PMP recentemente e desde então eu quero focar apenas no estudo do PMP. Porém eu preciso terminar meu doutorado, trabalho em um laboratório de pesquisa e ainda tenho que dar conta das encomendas que meu pequeno negócio me gera. Daí a ansiedade bate, não consigo focar no trabalho quando estou lá, não consigo focar na tese que tenho que escrever e quando vou fazer as encomendas do meu pequeno hobby não consigo parar de pensar no PMP.

Uma coisa que fiz para tentar melhorar foi tentar viver o presente, como a Dani ensina na aula 3.1.3. Eu estava acordando às 3:30h para estudar, e acordava sozinha, sem despertador, mas como dormia pouco, eu não conseguia render no meu trabalho no laboratório. 
Ontem após assistir à aula 3.1.3, decidi colocar em prática a técnica que a Dani ensina para vivenciar o momento, quando eu estava lá no laboratório, e deu super certo. Consegui focar nos experimentos. Hoje eu já consegui acordar às 4:30h  que é o horário que eu geralmente acordo para estudar e, antes de ir correndo para estudar o PMP fiz uma breve meditação, me concentrando na respiração, pois antes de assistir às aulas do PMP eu precisava cumprir o cronograma de tarefas da minha tese.

Acho que, talvez, pode dar certo para você também esse exercício da respiração, outra coisa que faço, quando sei que vou entrar em hiperfoco, é colocar o celular para despertar depois de x minutos ou x tempo. E quando ele toca, eu saio do local em que estou e vou olhar a rua, a paisagem, dar uma respirada para acalmar o cérebro.

Espero ter ajudado em algo! =D

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/09/2024 at 11:08, Renata Marcelino Costa disse:

Bom dia pessoal, queria compartilhar com vcs uma questão que tem me atrapalhado muito: minha falta de foco.

Desde que retomei as aulas do PMP tem acontecido algo comigo,  e sempre acontece - minha vontade é só estudar PMP - estou no quinto módulo agora e fico assistindo as aulas e colocando e usando as ferramentas que a Dani sugere, mas no meu dia eu preciso: ir a academia ou correr, estudar meu outro curso de programação, e simplesmente eu não consigo.

Eu decido parar o PMP e resolvo ir para o outro curso por exemplo, e eu simplesmente não consigo me concentrar pq quero assistir só PMP.

Teve um dia que eu não fui correr (e eu amo correr gente), não fiz janta, não fiz mais nada pra ficar no PMP. E isso acontece com qualquer outra coisa que eu decida fazer.

Vcs já passaram por isso? Eu percebo que eu não consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou eu faço uma coisa ou não faço nenhuma. Se alguém se identifica e quiser me ajudar com algo, ficarei muito grata. E sempre estarei pronta para ajudar tb, muito obrigada! 

Olá Renata, tudo bem?

Vi que as outras Herdeiras já compartilharam algumas sugestões. Eu não sei se já chegou no módulo 6, mas nesse módulo você vai aprender a fazer o timebox e planejar duas atividades em blocos.

Vou compartilhar aqui a sugestão do calendário de estudos. Acredito que ele possa te ajudar muito. Se precisar de conte com a gente. 

 

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigada por toda a ajuda, não sei se meu caso é hiperfoco, nunca tinha pensado nisso, eu acho que depositei todas as minhas esperanças de mudar de vida no PMP, e fico me cobrando pra avançar mais nas aulas e ferramentas e de fato mudar minha vida, como se fosse um milagre sabe.

Vcs me fizeram pensar de outra forma ao sugerirem que eu comece pelo mais difícil e deixe o PMP por último. Vou colocar isso em prática e volto aqui pra dar um feedback, obrigada pelos compartilhamentos e dicas, irei seguir todas, muito obrigada mesmo!  

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...