Luana Viganó Rossi Postado 8 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 8 de Outubro de 2024 O autoconhecimento me fez entender que existem certas coisas que não posso adotar como hobbie ou formas de desopilar, pois acabam dominando o meu tempo (as vezes tomando conta da minha vida) e tenho extrema dificuldade de exercer o autocontrole de limitar essas coisas a um tempo mínimo da minha rotina. Ou seja, enquanto que não são coisas necessariamente negativas em si, são prejudiciais pra mim, devido ao impacto negativo que acabam tendo na minha vida. No meu caso os vilões que roubam o meu tempo e produtividade são os seguintes: Jogos de videogame e computador: tenho um exemplo em mente - The Sims - mas poderiam ser diversos outros. Todo tipo de jogo baseado em progresso e desenvolvimento me vicia de um jeito que chega a ser assustador. Percebi isso na adolescência quando comecei a perder prazos de entrega de trabalhos ou a deixar tudo para a última hora. Passo longe desde então, embora continuo achando muito legal e por vezes assista meu marido jogar. Qualquer jogo no celular. Livros de romance: considerem aqui desde os mais “água com açúcar” até os mais picantes. No meu caso passaram a ser um problema por me colocarem em uma espécie de zona de conforto e me desligarem dos problemas de uma forma que acabei dando menos atenção para o meu real relacionamento e também ficasse tão apegada as histórias que eu não conseguia parar de ler, o que me fazia dormir mais tarde (prejudicando o meu desempenho diário) e procrastinar diversas coisas. Séries de tv: devido a estrutura de continuidade, onde cada episódio termina em um “gancho” para o próximo, eu tenho extrema dificuldade em parar em apenas um episódio, ou seja, novamente perco sono e, como consequência, minha produtividade fica prejudicada. Isso quando não fico tão imersa nos acontecimentos que acabo indo pesquisar teorias na internet 🙈 Certos vídeos no youtube: eu uso muito o Youtube, assisto mais do que qualquer outra coisa. Inclusive, acompanhei a Dani por lá desde muito cedo. Mas aqui me refiro a vídeos que (a mim) agregam muito pouco, por exemplo, vídeos de limpeza de pele (espinhas e afins), podólogos, vlogs do dia-a-dia de pessoas aleatórias…sim, sem comentários 😅 Quando eu me dou conta, parece que entrei em um buraco negro e perdi horas!!! Enfim, tenho certeza que com um pouco mais de tempo serei capaz de lembrar de outras coisas, mas as mais marcantes são essas que citei. Vejam bem, não quero condenar ninguém que consuma esse mesmo tipo de coisas ou mesmo defender que não devemos ter um tempo para relaxar e consumir coisas leves ou que “não agregam”. Quero apenas promover a reflexão para ações que são aparentemente inofensivas e acabam tendo um efeito negativo nas nossas vidas. Até porque eu continuo assistindo séries, embora dificilmente sozinha, e tenho recaídas com relação a alguns dos demais. Pra mim, é um policiamento e uma reflexão constante. Me digam, isso acontece com vocês? O que vocês perceberam que parece inofensivo mas é na verdade negativo? 10 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Amanda Hikari Postado 8 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 8 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 10:40, Luana Viganó Rossi disse: O autoconhecimento me fez entender que existem certas coisas que não posso adotar como hobbie ou formas de desopilar, pois acabam dominando o meu tempo (as vezes tomando conta da minha vida) e tenho extrema dificuldade de exercer o autocontrole de limitar essas coisas a um tempo mínimo da minha rotina. Ou seja, enquanto que não são coisas necessariamente negativas em si, são prejudiciais pra mim, devido ao impacto negativo que acabam tendo na minha vida. No meu caso os vilões que roubam o meu tempo e produtividade são os seguintes: Jogos de videogame e computador: tenho um exemplo em mente - The Sims - mas poderiam ser diversos outros. Todo tipo de jogo baseado em progresso e desenvolvimento me vicia de um jeito que chega a ser assustador. Percebi isso na adolescência quando comecei a perder prazos de entrega de trabalhos ou a deixar tudo para a última hora. Passo longe desde então, embora continuo achando muito legal e por vezes assista meu marido jogar. Qualquer jogo no celular. Livros de romance: considerem aqui desde os mais “água com açúcar” até os mais picantes. No meu caso passaram a ser um problema por me colocarem em uma espécie de zona de conforto e me desligarem dos problemas de uma forma que acabei dando menos atenção para o meu real relacionamento e também ficasse tão apegada as histórias que eu não conseguia parar de ler, o que me fazia dormir mais tarde (prejudicando o meu desempenho diário) e procrastinar diversas coisas. Séries de tv: devido a estrutura de continuidade, onde cada episódio termina em um “gancho” para o próximo, eu tenho extrema dificuldade em parar em apenas um episódio, ou seja, novamente perco sono e, como consequência, minha produtividade fica prejudicada. Isso quando não fico tão imersa nos acontecimentos que acabo indo pesquisar teorias na internet 🙈 Certos vídeos no youtube: eu uso muito o Youtube, assisto mais do que qualquer outra coisa. Inclusive, acompanhei a Dani por lá desde muito cedo. Mas aqui me refiro a vídeos que (a mim) agregam muito pouco, por exemplo, vídeos de limpeza de pele (espinhas e afins), podólogos, vlogs do dia-a-dia de pessoas aleatórias…sim, sem comentários 😅 Quando eu me dou conta, parece que entrei em um buraco negro e perdi horas!!! Enfim, tenho certeza que com um pouco mais de tempo serei capaz de lembrar de outras coisas, mas as mais marcantes são essas que citei. Vejam bem, não quero condenar ninguém que consuma esse mesmo tipo de coisas ou mesmo defender que não devemos ter um tempo para relaxar e consumir coisas leves ou que “não agregam”. Quero apenas promover a reflexão para ações que são aparentemente inofensivas e acabam tendo um efeito negativo nas nossas vidas. Até porque eu continuo assistindo séries, embora dificilmente sozinha, e tenho recaídas com relação a alguns dos demais. Pra mim, é um policiamento e uma reflexão constante. Me digam, isso acontece com vocês? O que vocês perceberam que parece inofensivo mas é na verdade negativo? @Luana Viganó Rossi, entendo bem essa situação. Eu amo sudoku. Tinha uma época que eu perdia 1-2h do meu dia, todos os dias, jogando sudoku no celular, com a desculpa de que fazia bem para o meu cérebro. Eu ainda tenho muita vontade de jogar, mas sei que se eu baixar o jogo no celular, tchau produtividade. Então eu me privei de jogar sudoku kkkk Vídeos no YouTube também. No meu caso, eu gosto de deixar algo tocando enquanto eu faço os serviços domésticos (lavar prato, cozinhar). Mas eu reparei que eu demorava muito tempo para escolher um vídeo, às vezes me perdia no mundo de shorts, sendo que eu teria terminado a tarefa se eu tivesse feito sem nada tocando no fundo. Então, hoje eu opto por tocar alguma música no lugar. São tantas coisas que dizemos que são "boas" para nós, mas pode ser que sejam apenas muletas, apenas desculpas para termos doses fáceis de dopamina no dia. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luana Viganó Rossi Postado 8 de Outubro de 2024 Author Compartilhar Postado 8 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 11:51, Amanda Hikari disse: @Luana Viganó Rossi, entendo bem essa situação. Eu amo sudoku. Tinha uma época que eu perdia 1-2h do meu dia, todos os dias, jogando sudoku no celular, com a desculpa de que fazia bem para o meu cérebro. Eu ainda tenho muita vontade de jogar, mas sei que se eu baixar o jogo no celular, tchau produtividade. Então eu me privei de jogar sudoku kkkk Vídeos no YouTube também. No meu caso, eu gosto de deixar algo tocando enquanto eu faço os serviços domésticos (lavar prato, cozinhar). Mas eu reparei que eu demorava muito tempo para escolher um vídeo, às vezes me perdia no mundo de shorts, sendo que eu teria terminado a tarefa se eu tivesse feito sem nada tocando no fundo. Então, hoje eu opto por tocar alguma música no lugar. São tantas coisas que dizemos que são "boas" para nós, mas pode ser que sejam apenas muletas, apenas desculpas para termos doses fáceis de dopamina no dia. Tão mais fácil resolver problemas nos jogos do que na vida real, não é mesmo? Eu também usei muito as justificativas do tipo "Ah, pelo menos eu estou lendo. Sempre aprendo alguma coisa..." Você colocou muito bem: são doses fáceis de dopamina. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jéssica Postado 8 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 8 de Outubro de 2024 Aqui tenho o mesmo problema com os romances. Entrei numa de ler (de novo) Os Bridgertons e me vi lendo cada livro em 2/3 dias. São mais de 300 páginas em cada livro! Então, larguei de novo no 4° livro da série. Ainda pretendo retomar, mas só quando tiver mais autocontrole. rsrs Por hora, estou usando meu tempo de leitura para os livros que a Dani sempre indica. Em relação a filmes e séries, antes do PMP eu estava MUITO viciada! Mas desde que mudei os hábitos, escolho séries curtas e vou aos poucos (finais de semana tendo a querer maratonar, mas com duas filhas pequenas, elas tratam de se me trazer de volta pra realidade. kkkkkk). O que prentendo (e preciso) melhorar é a quantidade de tempo no Instagram. Nem vejo mais tanta graça em ficar rolando feed/stories, mas às vezes me pego 'procurando não sei o quê' e perdendo tempo. Mas, é meta pra outubro melhorar nessa área. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ester Vale Postado 8 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 8 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 10:40, Luana Viganó Rossi disse: O autoconhecimento me fez entender que existem certas coisas que não posso adotar como hobbie ou formas de desopilar, pois acabam dominando o meu tempo (as vezes tomando conta da minha vida) e tenho extrema dificuldade de exercer o autocontrole de limitar essas coisas a um tempo mínimo da minha rotina. Ou seja, enquanto que não são coisas necessariamente negativas em si, são prejudiciais pra mim, devido ao impacto negativo que acabam tendo na minha vida. No meu caso os vilões que roubam o meu tempo e produtividade são os seguintes: Jogos de videogame e computador: tenho um exemplo em mente - The Sims - mas poderiam ser diversos outros. Todo tipo de jogo baseado em progresso e desenvolvimento me vicia de um jeito que chega a ser assustador. Percebi isso na adolescência quando comecei a perder prazos de entrega de trabalhos ou a deixar tudo para a última hora. Passo longe desde então, embora continuo achando muito legal e por vezes assista meu marido jogar. Qualquer jogo no celular. Livros de romance: considerem aqui desde os mais “água com açúcar” até os mais picantes. No meu caso passaram a ser um problema por me colocarem em uma espécie de zona de conforto e me desligarem dos problemas de uma forma que acabei dando menos atenção para o meu real relacionamento e também ficasse tão apegada as histórias que eu não conseguia parar de ler, o que me fazia dormir mais tarde (prejudicando o meu desempenho diário) e procrastinar diversas coisas. Séries de tv: devido a estrutura de continuidade, onde cada episódio termina em um “gancho” para o próximo, eu tenho extrema dificuldade em parar em apenas um episódio, ou seja, novamente perco sono e, como consequência, minha produtividade fica prejudicada. Isso quando não fico tão imersa nos acontecimentos que acabo indo pesquisar teorias na internet 🙈 Certos vídeos no youtube: eu uso muito o Youtube, assisto mais do que qualquer outra coisa. Inclusive, acompanhei a Dani por lá desde muito cedo. Mas aqui me refiro a vídeos que (a mim) agregam muito pouco, por exemplo, vídeos de limpeza de pele (espinhas e afins), podólogos, vlogs do dia-a-dia de pessoas aleatórias…sim, sem comentários 😅 Quando eu me dou conta, parece que entrei em um buraco negro e perdi horas!!! Enfim, tenho certeza que com um pouco mais de tempo serei capaz de lembrar de outras coisas, mas as mais marcantes são essas que citei. Vejam bem, não quero condenar ninguém que consuma esse mesmo tipo de coisas ou mesmo defender que não devemos ter um tempo para relaxar e consumir coisas leves ou que “não agregam”. Quero apenas promover a reflexão para ações que são aparentemente inofensivas e acabam tendo um efeito negativo nas nossas vidas. Até porque eu continuo assistindo séries, embora dificilmente sozinha, e tenho recaídas com relação a alguns dos demais. Pra mim, é um policiamento e uma reflexão constante. Me digam, isso acontece com vocês? O que vocês perceberam que parece inofensivo mas é na verdade negativo? Olá @Luana Viganó Rossi super te entendo, eu era muito viciada em jogos e perdia muito tempo com eles também e sei o quanto isso é difícil porque depois bate um arrependimento e uma sensação de perda de tempo que poderia ser gasto com coisas mais uteis. Hoje graça a Deu não tenho mais esse problema com jogos, mas de vez em quando inda perco muito tempo vendo besteira no Instagram quando eu deveria apenas entrar e fazer o que deveria ser feito. Mas calma não se desespere que por mais difícil que pareça ser tem solução. Eu fui bem radical quantos aos jogos, exclui todo do meu celular (nos primeiro sem ele pode ser ruim tá, kkkkk), como os jogos q eu tinha eram todos de nível depois que exclui perdi todo o progresso então essa perda me fez não querer mais saber disso e nem perder mais tanto tempo sem nunca ganhar nada. Já com o Instagram estou usando a disciplina mesmo, quando percebo que estou presa em algum vídeo trato de largar o celular e me ocupar com outra, estou tentando usar também como uma recompensa. Então acredito que se você se dedicar e ter disciplina, focar no que realmente é importante para você, você vai perceber como será mais fácil deixar essas coisas de lado, umas claro serão mais fáceis que outras, mas no final acredito que você irar conseguir. pois o mais difícil você já fez, que foi abrir seu coração para nós. Boa sorte e pode contar com a gente sempre que quiser desabafar ou até mesmo quando vier biscoitar nos falando que já venceu essas barreiras!🥰 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mayara Masae Kubota Postado 8 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 8 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 10:40, Luana Viganó Rossi disse: O autoconhecimento me fez entender que existem certas coisas que não posso adotar como hobbie ou formas de desopilar, pois acabam dominando o meu tempo (as vezes tomando conta da minha vida) e tenho extrema dificuldade de exercer o autocontrole de limitar essas coisas a um tempo mínimo da minha rotina. Ou seja, enquanto que não são coisas necessariamente negativas em si, são prejudiciais pra mim, devido ao impacto negativo que acabam tendo na minha vida. No meu caso os vilões que roubam o meu tempo e produtividade são os seguintes: Jogos de videogame e computador: tenho um exemplo em mente - The Sims - mas poderiam ser diversos outros. Todo tipo de jogo baseado em progresso e desenvolvimento me vicia de um jeito que chega a ser assustador. Percebi isso na adolescência quando comecei a perder prazos de entrega de trabalhos ou a deixar tudo para a última hora. Passo longe desde então, embora continuo achando muito legal e por vezes assista meu marido jogar. Qualquer jogo no celular. Livros de romance: considerem aqui desde os mais “água com açúcar” até os mais picantes. No meu caso passaram a ser um problema por me colocarem em uma espécie de zona de conforto e me desligarem dos problemas de uma forma que acabei dando menos atenção para o meu real relacionamento e também ficasse tão apegada as histórias que eu não conseguia parar de ler, o que me fazia dormir mais tarde (prejudicando o meu desempenho diário) e procrastinar diversas coisas. Séries de tv: devido a estrutura de continuidade, onde cada episódio termina em um “gancho” para o próximo, eu tenho extrema dificuldade em parar em apenas um episódio, ou seja, novamente perco sono e, como consequência, minha produtividade fica prejudicada. Isso quando não fico tão imersa nos acontecimentos que acabo indo pesquisar teorias na internet 🙈 Certos vídeos no youtube: eu uso muito o Youtube, assisto mais do que qualquer outra coisa. Inclusive, acompanhei a Dani por lá desde muito cedo. Mas aqui me refiro a vídeos que (a mim) agregam muito pouco, por exemplo, vídeos de limpeza de pele (espinhas e afins), podólogos, vlogs do dia-a-dia de pessoas aleatórias…sim, sem comentários 😅 Quando eu me dou conta, parece que entrei em um buraco negro e perdi horas!!! Enfim, tenho certeza que com um pouco mais de tempo serei capaz de lembrar de outras coisas, mas as mais marcantes são essas que citei. Vejam bem, não quero condenar ninguém que consuma esse mesmo tipo de coisas ou mesmo defender que não devemos ter um tempo para relaxar e consumir coisas leves ou que “não agregam”. Quero apenas promover a reflexão para ações que são aparentemente inofensivas e acabam tendo um efeito negativo nas nossas vidas. Até porque eu continuo assistindo séries, embora dificilmente sozinha, e tenho recaídas com relação a alguns dos demais. Pra mim, é um policiamento e uma reflexão constante. Me digam, isso acontece com vocês? O que vocês perceberam que parece inofensivo mas é na verdade negativo? @Luana Viganó Rossi Sei bem como é! Acontece muito comigo com quebra-cabeças, esses de 15K peças ou os que são feitos de legos os de mais de 5k peças! Desde que percebi que eu deixava de sair para ficar nisso, parei de comprar e pedi para não me darem como presente mais! Livros no geral, quando eu gosto do assunto... rende... então, o que faço agora é colocar o celular para tocar, após 30 min, eu respiro fundo, desligo o celular e vou rapidamente fazer alguma outra coisa que eu goste tanto quanto, porque assim não fico pensando em ler apenas mais um parágrafo! Outra coisa que eu tive que tirar do celular foi o sudoku e o mahjong conect! Agora eu vivo me policiando em várias coisas e tento fazer quando tenho um tempinho livre, mas com moderação e monitoração sempre! Para não virar um vício novamente! Enquanto trabalho com os amigurumis eu gosto de colocar um audiobook para ouvir pelo youtube, mas tem que ser algum livro leve, romance, ficção fantástica que são os que mais gosto, porque se for podcast, já era os amigurumis rsrsrs. Acho que todos nós temos muitas coisas que consideramos hobby, mas que talvez seja vício mesmo. É que a palavra vício é mais impactante (rsrsrs) Mas acredito que nós, como herdeiras vamos conseguindo aos poucos encontrar um ponto de equilíbrio e se policiar para que esses vícios não nos tomem tempo precioso! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luana Viganó Rossi Postado 8 de Outubro de 2024 Author Compartilhar Postado 8 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 15:50, Ester Vale disse: Olá @Luana Viganó Rossi super te entendo, eu era muito viciada em jogos e perdia muito tempo com eles também e sei o quanto isso é difícil porque depois bate um arrependimento e uma sensação de perda de tempo que poderia ser gasto com coisas mais uteis. Hoje graça a Deu não tenho mais esse problema com jogos, mas de vez em quando inda perco muito tempo vendo besteira no Instagram quando eu deveria apenas entrar e fazer o que deveria ser feito. Mas calma não se desespere que por mais difícil que pareça ser tem solução. Eu fui bem radical quantos aos jogos, exclui todo do meu celular (nos primeiro sem ele pode ser ruim tá, kkkkk), como os jogos q eu tinha eram todos de nível depois que exclui perdi todo o progresso então essa perda me fez não querer mais saber disso e nem perder mais tanto tempo sem nunca ganhar nada. Já com o Instagram estou usando a disciplina mesmo, quando percebo que estou presa em algum vídeo trato de largar o celular e me ocupar com outra, estou tentando usar também como uma recompensa. Então acredito que se você se dedicar e ter disciplina, focar no que realmente é importante para você, você vai perceber como será mais fácil deixar essas coisas de lado, umas claro serão mais fáceis que outras, mas no final acredito que você irar conseguir. pois o mais difícil você já fez, que foi abrir seu coração para nós. Boa sorte e pode contar com a gente sempre que quiser desabafar ou até mesmo quando vier biscoitar nos falando que já venceu essas barreiras!🥰 Oi Ester! Também já passei por isso com os joguinhos. Dói excluir todos e perder o progresso. Mas no meu caso também foi necessário. Não teve meio termo. Com o Instagram é um policiamento constante mesmo. Eu uso Android, então excluí o aplicativo dos acessos mais rápidos. Tenho ele salvo dentro de uma pasta 😅 Assim, quando realmente quero acessar, eu procuro. Do contrário, quando eu pegava o celular pra qualquer coisa (ex: usar a calculadora) quando eu via estava no Instagram e nem lembrava o porquê de estar mexendo no celular 😳 É um condicionamento maluco. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luana Viganó Rossi Postado 8 de Outubro de 2024 Author Compartilhar Postado 8 de Outubro de 2024 (edited) On 08/10/2024 at 16:51, Mayara Masae Kubota disse: @Luana Viganó Rossi Sei bem como é! Acontece muito comigo com quebra-cabeças, esses de 15K peças ou os que são feitos de legos os de mais de 5k peças! Desde que percebi que eu deixava de sair para ficar nisso, parei de comprar e pedi para não me darem como presente mais! Livros no geral, quando eu gosto do assunto... rende... então, o que faço agora é colocar o celular para tocar, após 30 min, eu respiro fundo, desligo o celular e vou rapidamente fazer alguma outra coisa que eu goste tanto quanto, porque assim não fico pensando em ler apenas mais um parágrafo! Outra coisa que eu tive que tirar do celular foi o sudoku e o mahjong conect! Agora eu vivo me policiando em várias coisas e tento fazer quando tenho um tempinho livre, mas com moderação e monitoração sempre! Para não virar um vício novamente! Enquanto trabalho com os amigurumis eu gosto de colocar um audiobook para ouvir pelo youtube, mas tem que ser algum livro leve, romance, ficção fantástica que são os que mais gosto, porque se for podcast, já era os amigurumis rsrsrs. Acho que todos nós temos muitas coisas que consideramos hobby, mas que talvez seja vício mesmo. É que a palavra vício é mais impactante (rsrsrs) Mas acredito que nós, como herdeiras vamos conseguindo aos poucos encontrar um ponto de equilíbrio e se policiar para que esses vícios não nos tomem tempo precioso! Oi Mayara! Eu monto quebra-cabeças e legos com o meu marido. Percebo que quando essas atividades são compartilhadas é mais fácil de dosar. Se eu fizesse sozinha ia ter o mesmo problema que você. O uso da palavra vício é impactante mesmo. Mas, no meu caso, escolhi chamar assim pois o impacto foi bem negativo mesmo e, na maioria dos casos, não teve meio termo, precisei eliminar mesmo. Mas entendo que para pessoas que um autocontrole melhor, sejam apenas hábitos ruins e assim que você toma consciência deles, facilmente muda. Editado 9 de Outubro de 2024 por Luana Viganó Rossi 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luana Viganó Rossi Postado 9 de Outubro de 2024 Author Compartilhar Postado 9 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 15:39, Jéssica disse: Aqui tenho o mesmo problema com os romances. Entrei numa de ler (de novo) Os Bridgertons e me vi lendo cada livro em 2/3 dias. São mais de 300 páginas em cada livro! Então, larguei de novo no 4° livro da série. Ainda pretendo retomar, mas só quando tiver mais autocontrole. rsrs Por hora, estou usando meu tempo de leitura para os livros que a Dani sempre indica. Em relação a filmes e séries, antes do PMP eu estava MUITO viciada! Mas desde que mudei os hábitos, escolho séries curtas e vou aos poucos (finais de semana tendo a querer maratonar, mas com duas filhas pequenas, elas tratam de se me trazer de volta pra realidade. kkkkkk). O que prentendo (e preciso) melhorar é a quantidade de tempo no Instagram. Nem vejo mais tanta graça em ficar rolando feed/stories, mas às vezes me pego 'procurando não sei o quê' e perdendo tempo. Mas, é meta pra outubro melhorar nessa área. Oi Jéssica! Obrigada por compartilhar. Eu li Bridgerton até o terceiro volume. Também tenho vontade de retomar, mas por enquanto estou passando longe 😅 Eu li poucos dos livros indicados pela Dani, mas são bem bons. Eu tento tido dificuldade de encontrar tempo pra leitura depois que a minha filha nasceu. Também tenho priorizado os cursos como forma de estudo. Essa é uma das razões pelas quais eu ainda não entrei no clube de leitura. Realmente não sei se vou conseguir acompanhar, mesmo vocês dizendo que será tranquilo 🙈. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jéssica Postado 9 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 9 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 21:13, Luana Viganó Rossi disse: Oi Jéssica! Obrigada por compartilhar. Eu li Bridgerton até o terceiro volume. Também tenho vontade de retomar, mas por enquanto estou passando longe 😅 Eu li poucos dos livros indicados pela Dani, mas são bem bons. Eu tento tido dificuldade de encontrar tempo pra leitura depois que a minha filha nasceu. Também tenho priorizado os cursos como forma de estudo. Essa é uma das razões pelas quais eu ainda não entrei no clube de leitura. Realmente não sei se vou conseguir acompanhar, mesmo vocês dizendo que será tranquilo 🙈. Oi, Luana! Quanto tempo tem sua bebê? Aqui demorei MUITO a retomar o hábito da leitura. Depois que minha primeira filha nasceu, troquei os livros pela Netflix (mais fácil de consumir) e só voltei a ler de verdade em fevereiro desse ano, pós início do PMP. Então, foram bons 5 anos até eu voltar a segurar um livro. Rsrs. Mas te digo: é possível. Quando voltei a ler, minha segunda filha tinha 1 ano e 5 meses. Kkkkk Uma das estratégias que uso é levar o livro da vez sempre na bolsa. Assim, qualquer tempinho que eu tenho no dia, leio um pouco. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luana Viganó Rossi Postado 9 de Outubro de 2024 Author Compartilhar Postado 9 de Outubro de 2024 (edited) On 08/10/2024 at 21:17, Jéssica disse: Oi, Luana! Quanto tempo tem sua bebê? Aqui demorei MUITO a retomar o hábito da leitura. Depois que minha primeira filha nasceu, troquei os livros pela Netflix (mais fácil de consumir) e só voltei a ler de verdade em fevereiro desse ano, pós início do PMP. Então, foram bons 5 anos até eu voltar a segurar um livro. Rsrs. Mas te digo: é possível. Quando voltei a ler, minha segunda filha tinha 1 ano e 5 meses. Kkkkk Uma das estratégias que uso é levar o livro da vez sempre na bolsa. Assim, qualquer tempinho que eu tenho no dia, leio um pouco. Minha filha fez um ano nesse último domingo ☺️ Eu leio um pouco no celular enquanto amamento e antes de dormir. Eu costumava sempre ter um livro comigo, mas ultimamente são tantas coisas para carregar que sempre esqueço 😅. Vou tentar melhorar nisso. Pra mim é mais trabalhoso ler os livros de não-ficção do que os romances, pois gosto de marcar e anotar. Embora eu consiga fazer isso no aplicativo do kindle, ainda prefiro o livro físico. Por isso, eu tinha maior facilidade de ler os romances e consumia em um volume muito maior. Não tinha necessidade de refletir ou gravar o que eu estava lendo. Só de falar a respeito já me dá vontade de escapar e mergulhar em uma história. Que horror! 🙆♀️ Editado 9 de Outubro de 2024 por Luana Viganó Rossi 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lisa P. Postado 9 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 9 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 10:40, Luana Viganó Rossi disse: O autoconhecimento me fez entender que existem certas coisas que não posso adotar como hobbie ou formas de desopilar, pois acabam dominando o meu tempo (as vezes tomando conta da minha vida) e tenho extrema dificuldade de exercer o autocontrole de limitar essas coisas a um tempo mínimo da minha rotina. Ou seja, enquanto que não são coisas necessariamente negativas em si, são prejudiciais pra mim, devido ao impacto negativo que acabam tendo na minha vida. No meu caso os vilões que roubam o meu tempo e produtividade são os seguintes: Jogos de videogame e computador: tenho um exemplo em mente - The Sims - mas poderiam ser diversos outros. Todo tipo de jogo baseado em progresso e desenvolvimento me vicia de um jeito que chega a ser assustador. Percebi isso na adolescência quando comecei a perder prazos de entrega de trabalhos ou a deixar tudo para a última hora. Passo longe desde então, embora continuo achando muito legal e por vezes assista meu marido jogar. Qualquer jogo no celular. Livros de romance: considerem aqui desde os mais “água com açúcar” até os mais picantes. No meu caso passaram a ser um problema por me colocarem em uma espécie de zona de conforto e me desligarem dos problemas de uma forma que acabei dando menos atenção para o meu real relacionamento e também ficasse tão apegada as histórias que eu não conseguia parar de ler, o que me fazia dormir mais tarde (prejudicando o meu desempenho diário) e procrastinar diversas coisas. Séries de tv: devido a estrutura de continuidade, onde cada episódio termina em um “gancho” para o próximo, eu tenho extrema dificuldade em parar em apenas um episódio, ou seja, novamente perco sono e, como consequência, minha produtividade fica prejudicada. Isso quando não fico tão imersa nos acontecimentos que acabo indo pesquisar teorias na internet 🙈 Certos vídeos no youtube: eu uso muito o Youtube, assisto mais do que qualquer outra coisa. Inclusive, acompanhei a Dani por lá desde muito cedo. Mas aqui me refiro a vídeos que (a mim) agregam muito pouco, por exemplo, vídeos de limpeza de pele (espinhas e afins), podólogos, vlogs do dia-a-dia de pessoas aleatórias…sim, sem comentários 😅 Quando eu me dou conta, parece que entrei em um buraco negro e perdi horas!!! Enfim, tenho certeza que com um pouco mais de tempo serei capaz de lembrar de outras coisas, mas as mais marcantes são essas que citei. Vejam bem, não quero condenar ninguém que consuma esse mesmo tipo de coisas ou mesmo defender que não devemos ter um tempo para relaxar e consumir coisas leves ou que “não agregam”. Quero apenas promover a reflexão para ações que são aparentemente inofensivas e acabam tendo um efeito negativo nas nossas vidas. Até porque eu continuo assistindo séries, embora dificilmente sozinha, e tenho recaídas com relação a alguns dos demais. Pra mim, é um policiamento e uma reflexão constante. Me digam, isso acontece com vocês? O que vocês perceberam que parece inofensivo mas é na verdade negativo? Eu entendo e acho que é bem comum! No meu caso, eu consegui pegar um "certo ranço" de games. Adoro ver novidades, gosto de jogar, me divirto - mas há uma hora que se eu não controlar, isso ultrapassa. Tenho Final Fantasy no meu celular e nunca abro ele porque "entro nesse buraco" ahahahha Em relação aos seus outros exemplos - livros, séries e videos - acho que você pode encaixar um desses itens como um "Parabéns Luana! Ter completado essa tarefa te dá 30 min de leitura de um livro"! ou "1 episódio de série!!" Para mim, essa dinâmica da recompensa ajuda muito. - Para assistir esse episódio EU TENHO que fazer x, y z tarefas até quinta-feira." E assim por diante. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mayara Masae Kubota Postado 9 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 9 de Outubro de 2024 On 09/10/2024 at 16:11, Lisa P. disse: Eu entendo e acho que é bem comum! No meu caso, eu consegui pegar um "certo ranço" de games. Adoro ver novidades, gosto de jogar, me divirto - mas há uma hora que se eu não controlar, isso ultrapassa. Tenho Final Fantasy no meu celular e nunca abro ele porque "entro nesse buraco" ahahahha Em relação aos seus outros exemplos - livros, séries e videos - acho que você pode encaixar um desses itens como um "Parabéns Luana! Ter completado essa tarefa te dá 30 min de leitura de um livro"! ou "1 episódio de série!!" Para mim, essa dinâmica da recompensa ajuda muito. - Para assistir esse episódio EU TENHO que fazer x, y z tarefas até quinta-feira." E assim por diante. Boa Noite @Lisa P.! Nossa! Que super ideia que você me deu! Para fazer quando eu for à casa dos meus pais passar as férias! Já deixarei claro para a minha mãe que só maratonarei uma série depois de ter feito X,Y,Z,N coisas. rsrsrs Será um acordado, para que ela não fique brava por eu não querer assistir a alguma série com ela por estar fazendo outra coisa, já que passei o dia todo com ela! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lisa P. Postado 9 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 9 de Outubro de 2024 On 09/10/2024 at 18:47, Mayara Masae Kubota disse: Boa Noite @Lisa P.! Nossa! Que super ideia que você me deu! Para fazer quando eu for à casa dos meus pais passar as férias! Já deixarei claro para a minha mãe que só maratonarei uma série depois de ter feito X,Y,Z,N coisas. rsrsrs Será um acordado, para que ela não fique brava por eu não querer assistir a alguma série com ela por estar fazendo outra coisa, já que passei o dia todo com ela! Prioridades né, herdeirammm 💃 💅 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lisa P. Postado 10 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 10 de Outubro de 2024 On 09/10/2024 at 18:47, Mayara Masae Kubota disse: Boa Noite @Lisa P.! Nossa! Que super ideia que você me deu! Para fazer quando eu for à casa dos meus pais passar as férias! Já deixarei claro para a minha mãe que só maratonarei uma série depois de ter feito X,Y,Z,N coisas. rsrsrs Será um acordado, para que ela não fique brava por eu não querer assistir a alguma série com ela por estar fazendo outra coisa, já que passei o dia todo com ela! Mas, aí é que tá também sabe. Tava pensando aqui Você precisa maratonar uma série? Você pode assistir de 2 em 2 eps. Então "fez tal coisa" - agora você pode assistir 2 eps da série. Eu penso em quebrar um pouco mais cada coisa - senão fica tudo muito pesado e a gente não dá conta nem de maratonar uma série. Pelo menos até isso me causa certa frustração. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luana Viganó Rossi Postado 10 de Outubro de 2024 Author Compartilhar Postado 10 de Outubro de 2024 (edited) Que legal @Lisa P. e @Mayara Masae Kubota! Era esse tipo de troca que eu queria promover ao trazer esse assunto pra cá. Embora eu tenha consciência que não estou sozinha, é muito bom conversar a respeito e saber que isso afeta, de alguma forma, vocês também e o que fazer para lidar com o problema. Lisa, obrigada pela dica. Preciso admitir que já tentei aplicar esse formato de recompensa, mas a dependência é tão grande que quando eu paro pra me dedicar a outra coisa eu tenho uma espécie de crise de abstinência e acabo não conseguindo me desligar ou dar a devida atenção a essa outra atividade 😳. Por isso, em alguns casos prefiro nem me permitir começar e em outros, como a Mayara colocou, fazer o que é importante primeiro para só então me recompensar. Editado 10 de Outubro de 2024 por Luana Viganó Rossi 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mayara Masae Kubota Postado 10 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 10 de Outubro de 2024 (edited) On 09/10/2024 at 22:18, Lisa P. disse: Mas, aí é que tá também sabe. Tava pensando aqui Você precisa maratonar uma série? Você pode assistir de 2 em 2 eps. Então "fez tal coisa" - agora você pode assistir 2 eps da série. Eu penso em quebrar um pouco mais cada coisa - senão fica tudo muito pesado e a gente não dá conta nem de maratonar uma série. Pelo menos até isso me causa certa frustração. Então, eu particularmente, não tenho o hábito de assistir séries quando estou em casa. Mas quando vou passar as férias na casa dos meus pais, minha mãe gosta de assistir filmes e séries comigo. E ela sempre maratona as séries. Quando estou lá acabo maratonando junto com ela, para ter um tempo nosso. Geralmente passo 7 dias com eles e nem sempre são todos os dias que ela escolhe séries para maratonarmos. Como eu sempre digo não para ela em outras questões (praticamente 90% das coisas digo não para ela), a série que ela gosta de ver comigo eu acabo cedendo, porque além de ver a série, também conversamos, fazemos algo legal entre a gente. Porém, ultimamente eu não estou mais querendo ficar fazendo isso, porque me desgasta demais! A última vez que eu os visitei, não maratonamos nenhuma série, porque eu simplesmente me retirava, era uns 3 episódios no máximo, porém, até 3 episódios é demais para mim. Agora que estou fazendo o PMP e aprendendo a importância de várias coisas, decidi que não irei mais fazer isso e que até lá terei que ter uma rotina mais parecida com a que tenho aqui em casa, caso contrário, fico em um hotel! rsrsrs Mas de fato, preciso começar a falar não para ela em relação a isso também, ou fazer acordos como você mencionou! Vou me policiar para melhorar nisso também! Editado 10 de Outubro de 2024 por Mayara Masae Kubota 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Alessandra Valente Postado 10 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 10 de Outubro de 2024 On 08/10/2024 at 10:40, Luana Viganó Rossi disse: O autoconhecimento me fez entender que existem certas coisas que não posso adotar como hobbie ou formas de desopilar, pois acabam dominando o meu tempo (as vezes tomando conta da minha vida) e tenho extrema dificuldade de exercer o autocontrole de limitar essas coisas a um tempo mínimo da minha rotina. Ou seja, enquanto que não são coisas necessariamente negativas em si, são prejudiciais pra mim, devido ao impacto negativo que acabam tendo na minha vida. No meu caso os vilões que roubam o meu tempo e produtividade são os seguintes: Jogos de videogame e computador: tenho um exemplo em mente - The Sims - mas poderiam ser diversos outros. Todo tipo de jogo baseado em progresso e desenvolvimento me vicia de um jeito que chega a ser assustador. Percebi isso na adolescência quando comecei a perder prazos de entrega de trabalhos ou a deixar tudo para a última hora. Passo longe desde então, embora continuo achando muito legal e por vezes assista meu marido jogar. Qualquer jogo no celular. Livros de romance: considerem aqui desde os mais “água com açúcar” até os mais picantes. No meu caso passaram a ser um problema por me colocarem em uma espécie de zona de conforto e me desligarem dos problemas de uma forma que acabei dando menos atenção para o meu real relacionamento e também ficasse tão apegada as histórias que eu não conseguia parar de ler, o que me fazia dormir mais tarde (prejudicando o meu desempenho diário) e procrastinar diversas coisas. Séries de tv: devido a estrutura de continuidade, onde cada episódio termina em um “gancho” para o próximo, eu tenho extrema dificuldade em parar em apenas um episódio, ou seja, novamente perco sono e, como consequência, minha produtividade fica prejudicada. Isso quando não fico tão imersa nos acontecimentos que acabo indo pesquisar teorias na internet 🙈 Certos vídeos no youtube: eu uso muito o Youtube, assisto mais do que qualquer outra coisa. Inclusive, acompanhei a Dani por lá desde muito cedo. Mas aqui me refiro a vídeos que (a mim) agregam muito pouco, por exemplo, vídeos de limpeza de pele (espinhas e afins), podólogos, vlogs do dia-a-dia de pessoas aleatórias…sim, sem comentários 😅 Quando eu me dou conta, parece que entrei em um buraco negro e perdi horas!!! Enfim, tenho certeza que com um pouco mais de tempo serei capaz de lembrar de outras coisas, mas as mais marcantes são essas que citei. Vejam bem, não quero condenar ninguém que consuma esse mesmo tipo de coisas ou mesmo defender que não devemos ter um tempo para relaxar e consumir coisas leves ou que “não agregam”. Quero apenas promover a reflexão para ações que são aparentemente inofensivas e acabam tendo um efeito negativo nas nossas vidas. Até porque eu continuo assistindo séries, embora dificilmente sozinha, e tenho recaídas com relação a alguns dos demais. Pra mim, é um policiamento e uma reflexão constante. Me digam, isso acontece com vocês? O que vocês perceberam que parece inofensivo mas é na verdade negativo? Oi @Luana Viganó Rossi, te entendo perfeitamente.. Tenho vícios parecidos com os seus, e sempre os considerei meu momento de recompensa, o problema é que esses momentos acabaram se estendendo e tomando inúmeras horas do meu dia. Jogos (que eu inclusive acho chatos) no celular, séries na TV, QUALQUER vídeo no youtube tomavam a maior parte do meu dia e a minha reclamação era sempre a mesma - eu não tenho tempo para fazer o que eu quero, ou, eu não consigo me dedicar a algum hobby por que eu não tenho tempo para isso, quando na verdade o meu tempo estava sendo sugado pela dopamina barata e de fácil acesso. Não consegui eliminar completamente esses conteúdos da minha vida, mas hoje consigo me policiar muito mais no tempo dedicado a essas coisas e também os momentos/dias em que meu foco e minha atenção precisam ser votadas para coisas mais relevantes. (Baby steps..) Quando digo isso, falo sobre jogos e streamings.. os livros de romance são meu ponto fraco; mas também comecei a deixá-los para a hora em que eu vou dormir.. Uma leitura mais leve tem me ajudado a relaxar e dormir melhor, a contraponto, pela manhã leio um livro que considero um conteúdo relevante para mim, e até tem me ajudado a iniciar o dia mais disposta.. Meu receio é começar a enxergar esse tipo de coisa 100% como algo ruim, quando na verdade, quem tem que se policiar para saber como/quando/quanto consumir esse tipo de coisa, sou eu.. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lisa P. Postado 10 de Outubro de 2024 Compartilhar Postado 10 de Outubro de 2024 On 10/10/2024 at 07:32, Mayara Masae Kubota disse: Então, eu particularmente, não tenho o hábito de assistir séries quando estou em casa. Mas quando vou passar as férias na casa dos meus pais, minha mãe gosta de assistir filmes e séries comigo. E ela sempre maratona as séries. Quando estou lá acabo maratonando junto com ela, para ter um tempo nosso. Geralmente passo 7 dias com eles e nem sempre são todos os dias que ela escolhe séries para maratonarmos. Como eu sempre digo não para ela em outras questões (praticamente 90% das coisas digo não para ela), a série que ela gosta de ver comigo eu acabo cedendo, porque além de ver a série, também conversamos, fazemos algo legal entre a gente. Porém, ultimamente eu não estou mais querendo ficar fazendo isso, porque me desgasta demais! A última vez que eu os visitei, não maratonamos nenhuma série, porque eu simplesmente me retirava, era uns 3 episódios no máximo, porém, até 3 episódios é demais para mim. Agora que estou fazendo o PMP e aprendendo a importância de várias coisas, decidi que não irei mais fazer isso e que até lá terei que ter uma rotina mais parecida com a que tenho aqui em casa, caso contrário, fico em um hotel! rsrsrs Mas de fato, preciso começar a falar não para ela em relação a isso também, ou fazer acordos como você mencionou! Vou me policiar para melhorar nisso também! Ahh entendi. Faz sentido. E sim! Saber negociar com seus queridos é importante - senão pode ser exaustivo para um lado. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luana Viganó Rossi Postado 12 de Outubro de 2024 Author Compartilhar Postado 12 de Outubro de 2024 Olá @Alessandra Valente! Obrigada por compartilhar. Concordo com você, essas coisas não são em si ruins e não acho que devem ser demonizadas. Também é importante lembrarmos que é saudável ter um tempo de lazer, relaxando, fazendo coisas que simplesmente nos trazem felicidade e tranquilidade. Nem tudo tem que ser sobre produtividade o tempo. Até porque, muitas vezes, é nesses momentos que ganhamos perspectiva ou temos insights valiosos, encontrados nas coisas e atividades mais despretensiosas. Reforço que o problema está em quando permitimos que essas coisas dominem o nosso tempo, tornando a nossa rotina improdutiva. Considero que melhorei muito - 1% melhor a cada dia - mas sempre há um pouco mais a ser feito. Até porque, muitas vezes, essas coisas que citei vão sendo substituídas por outras. Seremos sempre um projeto inacabado que requer revisão constante, não é mesmo? ☺️ 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts