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Boa tarde Herdeiras!

 

Quarta eu terminei o módulo 4 e a frase sobre preferir ser o mais burro da mesa me fez pensar muito na importância disso. Porque na verdade parece que a tendência das pessoas é achar que sabe tudo ou que sabe mais, para alimentar o ego.

E foi então que eu percebi que a forma que a escola do meu filho trabalha, talvez seja uma das melhores formas de ensinar e aprender no futuro.

Na maioria das escolas eles montam as turmas, e a mesma turma vai seguindo junto por todos os anos.

Mas na escola que meu filho estuda, eles misturam as turmas todos os anos (do pré I ao 3º ano), e a partir do 4º ano eles misturam as turmas a cada 3 meses. De início, isso me chocou, mas eles explicaram que isso visa aumentar a sociabilidade das crianças, bem como aquele aluno que é o melhor na turma A, talvez não seja o melhor na turma B, e com isso eles tendem a se desenvolver mais, porque a "média" da sala melhora.

Além disso, a metodologia é interseriada, então ano que vem meu filho estará no 2º ano do fundamental, mas estudará com alunos do 3º ano, porque lá é 2º/3º ano, 4º/5º ano, 6º/7º ano, 8º/9º ano e depois o ensino médio que é tudo junto também. O objetivo nessa metodologia é justamente estimular aqueles que tem mais habilidades a se desenvolver melhor, e o que tem menos habilidades de também aprender com quem "sabe mais".

Então percebi que cai justamente nesse ponto de "Ser o mais burro da mesa", um método que sempre vai nos tirar da zona de conforto, vai nos estimular a aprender mais, e também a ensinar quando for o caso.

 

É uma reflexão, mas que achei legal compartilhar, considerando que meu filho tem 7 anos e nós tomos um time, portanto o Método PMP será implementado para toda a família! hahahahah

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On 22/11/2024 at 16:11, Bruna Marques disse:

Boa tarde Herdeiras!

 

Quarta eu terminei o módulo 4 e a frase sobre preferir ser o mais burro da mesa me fez pensar muito na importância disso. Porque na verdade parece que a tendência das pessoas é achar que sabe tudo ou que sabe mais, para alimentar o ego.

E foi então que eu percebi que a forma que a escola do meu filho trabalha, talvez seja uma das melhores formas de ensinar e aprender no futuro.

Na maioria das escolas eles montam as turmas, e a mesma turma vai seguindo junto por todos os anos.

Mas na escola que meu filho estuda, eles misturam as turmas todos os anos (do pré I ao 3º ano), e a partir do 4º ano eles misturam as turmas a cada 3 meses. De início, isso me chocou, mas eles explicaram que isso visa aumentar a sociabilidade das crianças, bem como aquele aluno que é o melhor na turma A, talvez não seja o melhor na turma B, e com isso eles tendem a se desenvolver mais, porque a "média" da sala melhora.

Além disso, a metodologia é interseriada, então ano que vem meu filho estará no 2º ano do fundamental, mas estudará com alunos do 3º ano, porque lá é 2º/3º ano, 4º/5º ano, 6º/7º ano, 8º/9º ano e depois o ensino médio que é tudo junto também. O objetivo nessa metodologia é justamente estimular aqueles que tem mais habilidades a se desenvolver melhor, e o que tem menos habilidades de também aprender com quem "sabe mais".

Então percebi que cai justamente nesse ponto de "Ser o mais burro da mesa", um método que sempre vai nos tirar da zona de conforto, vai nos estimular a aprender mais, e também a ensinar quando for o caso.

 

É uma reflexão, mas que achei legal compartilhar, considerando que meu filho tem 7 anos e nós tomos um time, portanto o Método PMP será implementado para toda a família! hahahahah

Caraca que top hein! Primeira vez que ouço falar nesse formato de ensino, amei!

Muito interessante e faz total sentido!

Essa escola é em qual lugar?

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On 22/11/2024 at 16:11, Bruna Marques disse:

Boa tarde Herdeiras!

 

Quarta eu terminei o módulo 4 e a frase sobre preferir ser o mais burro da mesa me fez pensar muito na importância disso. Porque na verdade parece que a tendência das pessoas é achar que sabe tudo ou que sabe mais, para alimentar o ego.

E foi então que eu percebi que a forma que a escola do meu filho trabalha, talvez seja uma das melhores formas de ensinar e aprender no futuro.

Na maioria das escolas eles montam as turmas, e a mesma turma vai seguindo junto por todos os anos.

Mas na escola que meu filho estuda, eles misturam as turmas todos os anos (do pré I ao 3º ano), e a partir do 4º ano eles misturam as turmas a cada 3 meses. De início, isso me chocou, mas eles explicaram que isso visa aumentar a sociabilidade das crianças, bem como aquele aluno que é o melhor na turma A, talvez não seja o melhor na turma B, e com isso eles tendem a se desenvolver mais, porque a "média" da sala melhora.

Além disso, a metodologia é interseriada, então ano que vem meu filho estará no 2º ano do fundamental, mas estudará com alunos do 3º ano, porque lá é 2º/3º ano, 4º/5º ano, 6º/7º ano, 8º/9º ano e depois o ensino médio que é tudo junto também. O objetivo nessa metodologia é justamente estimular aqueles que tem mais habilidades a se desenvolver melhor, e o que tem menos habilidades de também aprender com quem "sabe mais".

Então percebi que cai justamente nesse ponto de "Ser o mais burro da mesa", um método que sempre vai nos tirar da zona de conforto, vai nos estimular a aprender mais, e também a ensinar quando for o caso.

 

É uma reflexão, mas que achei legal compartilhar, considerando que meu filho tem 7 anos e nós tomos um time, portanto o Método PMP será implementado para toda a família! hahahahah

Nossa que legal! Nunca ouvi falar desse método de ensino nas escolas. Na minha época era tudo separado!
A reflexão é muito importante. E se vc parar para analisar bem, quando vc está em uma roda, mesmo que de amigos e você é quem menos fala, no final você sai com muitos aprendizados, muitas reflexões das experiencias de cada um! Eu venho percebendo isso desde que entrei no doutorado, onde eu era a mais burra!
rsrsrs

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On 22/11/2024 at 16:11, Bruna Marques disse:

Boa tarde Herdeiras!

 

Quarta eu terminei o módulo 4 e a frase sobre preferir ser o mais burro da mesa me fez pensar muito na importância disso. Porque na verdade parece que a tendência das pessoas é achar que sabe tudo ou que sabe mais, para alimentar o ego.

E foi então que eu percebi que a forma que a escola do meu filho trabalha, talvez seja uma das melhores formas de ensinar e aprender no futuro.

Na maioria das escolas eles montam as turmas, e a mesma turma vai seguindo junto por todos os anos.

Mas na escola que meu filho estuda, eles misturam as turmas todos os anos (do pré I ao 3º ano), e a partir do 4º ano eles misturam as turmas a cada 3 meses. De início, isso me chocou, mas eles explicaram que isso visa aumentar a sociabilidade das crianças, bem como aquele aluno que é o melhor na turma A, talvez não seja o melhor na turma B, e com isso eles tendem a se desenvolver mais, porque a "média" da sala melhora.

Além disso, a metodologia é interseriada, então ano que vem meu filho estará no 2º ano do fundamental, mas estudará com alunos do 3º ano, porque lá é 2º/3º ano, 4º/5º ano, 6º/7º ano, 8º/9º ano e depois o ensino médio que é tudo junto também. O objetivo nessa metodologia é justamente estimular aqueles que tem mais habilidades a se desenvolver melhor, e o que tem menos habilidades de também aprender com quem "sabe mais".

Então percebi que cai justamente nesse ponto de "Ser o mais burro da mesa", um método que sempre vai nos tirar da zona de conforto, vai nos estimular a aprender mais, e também a ensinar quando for o caso.

 

É uma reflexão, mas que achei legal compartilhar, considerando que meu filho tem 7 anos e nós tomos um time, portanto o Método PMP será implementado para toda a família! hahahahah

Muito bacana! A minha filha, hoje com 18 anos, também estudou em uma escola assim até o 5º anos, depois nos mudamos e não achei nenhum com os mesmo ensino na cidade onde fomos morar.

Ser o mais "burro da mesa" as vezes pode soar estranho, mais quando praticamos e avaliamos as mesas que escolhemos sentar, percebemos o quanto isso faz toda a diferença.

Estou sempre nessa busca e vejo isso dando certo na prática.

Obrigada por trazer essa reflexão.👊

 

 

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On 22/11/2024 at 16:20, Ester Vale disse:

Caraca que top hein! Primeira vez que ouço falar nesse formato de ensino, amei!

Muito interessante e faz total sentido!

Essa escola é em qual lugar?

Oi Ester! Tudo bem?

 

Essa metodologia não é comum mesmo! Aqui no Paraná só conheço o Colégio Sesi (que é do Sistema FIEP).

Acho que tem relação com o fato de ser uma escola da Indústria, então o foco deles é desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe, creio que para preparar melhor como pessoas e profissionais no futuro.

Eu gostei bastante desta metodologia deles, e depois de ver a aula da Dani, percebi que faz total sentido essa mescla, porque assim conseguimos estimular mais as crianças.

Meu pequeno tem processamento rápido (não sei explicar, só vendo os testes e o laudo da neuropsicóloga), mas ele tem facilidades em algumas áreas, e eu até já tive problemas de comportamento porque ele termina antes que os outros e daí acaba atrapalhando a turma. Mas nessa metodologia, a partir do próximo ano ele terá mais estímulo para se desenvolver mais e e não se sentir entediado. Porque existe a possibilidade de ele chegar nas altas habilidades, porque ele está, na teoria (do QI), perto do que eles consideram como Altas Habilidades. E na época a psicóloga falou para ficarmos atentos e alinhar com a escola, porque tinha chance de ele ter um mau desempenho na escola por se sentir entediado. E o bom é que agora no segundo semestre já tiveram crianças que se destacaram mais em algumas áreas, e ele não foi o melhor, então percebo que ele está mais esforçado nessas áreas.

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On 22/11/2024 at 17:53, Mayara Masae Kubota disse:

Nossa que legal! Nunca ouvi falar desse método de ensino nas escolas. Na minha época era tudo separado!
A reflexão é muito importante. E se vc parar para analisar bem, quando vc está em uma roda, mesmo que de amigos e você é quem menos fala, no final você sai com muitos aprendizados, muitas reflexões das experiencias de cada um! Eu venho percebendo isso desde que entrei no doutorado, onde eu era a mais burra!
rsrsrs

hahahahah Doutorado é puxado mesmo!

Bem que meu pai diz que temos 1 boca e 2 ouvidos, que é para ouvir mais e falar menos hahaha.

99% das escolas ainda segue essa metodologia toda separada e ainda de seguir a mesma turma sempre.

Essa forma de interséries é  algo bem específico do Sesi. Como mãe a gente sofre sempre hahaha, mas as mães de turmas maiores, dizem que as amizades ficam, que elas continuam mesmo que eles estejam em turmas separadas.

 

Mas a reflexão veio muito forte mesmo quando vi a aula.

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On 25/11/2024 at 10:32, Dani Ribeiro disse:

Muito bacana! A minha filha, hoje com 18 anos, também estudou em uma escola assim até o 5º anos, depois nos mudamos e não achei nenhum com os mesmo ensino na cidade onde fomos morar.

Ser o mais "burro da mesa" as vezes pode soar estranho, mais quando praticamos e avaliamos as mesas que escolhemos sentar, percebemos o quanto isso faz toda a diferença.

Estou sempre nessa busca e vejo isso dando certo na prática.

Obrigada por trazer essa reflexão.👊

 

 

Que legal!!!

Aqui em Curitiba só conheço o Sesi com essa metodologia. Um dos pontos que nós escolhemos essa escola foi justamente essa metodologia de trabalhar em equipe e trabalhar com solução de problemas.

É "ser burro" é sempre tido como pejorativo, mas neste caso preferimos ser burras hahahah.

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