Cristiane Vieira Postado 23 de Março de 2025 Postado 23 de Março de 2025 Depois de duas semanas mantendo a rotina que me propus - acordar cedo, comer melhor, reduzir o consumo de café e álcool - e usando as ferramentas análise de rotina e tracker de hábitos, percebi que fico muito suscetível a deslizes em situações de estresse. Nessas situações, a primeira coisa que penso é "hoje preciso de um drink" ou "depois disso preciso de um doce", ou algo do tipo. Já quando tudo flui bem, a disciplina se mantém! Acho que tem a ver com necessidade por dopamina barata, aquela sensação de prazer imediata e recompensa que nosso cérebro ama. Eu consegui dominar esses impulsos algumas vezes essa semana, outras não, mas sempre com consciência, tentando não deixar a culpa e a frustração dominarem e voltando para a rotina imediatamente. Por ou lado, ver tudo dando certo dá energia pra continuar! Vamo que vamo pra mais uma semana! 2
Mayara Masae Kubota Postado 23 de Março de 2025 Postado 23 de Março de 2025 (edited) On 23/03/2025 at 11:36, Cristiane Vieira disse: Depois de duas semanas mantendo a rotina que me propus - acordar cedo, comer melhor, reduzir o consumo de café e álcool - e usando as ferramentas análise de rotina e tracker de hábitos, percebi que fico muito suscetível a deslizes em situações de estresse. Nessas situações, a primeira coisa que penso é "hoje preciso de um drink" ou "depois disso preciso de um doce", ou algo do tipo. Já quando tudo flui bem, a disciplina se mantém! Acho que tem a ver com necessidade por dopamina barata, aquela sensação de prazer imediata e recompensa que nosso cérebro ama. Eu consegui dominar esses impulsos algumas vezes essa semana, outras não, mas sempre com consciência, tentando não deixar a culpa e a frustração dominarem e voltando para a rotina imediatamente. Por ou lado, ver tudo dando certo dá energia pra continuar! Vamo que vamo pra mais uma semana! Olá @Cristiane Vieira. é isso aí! O importante é voltar para a rotina sem culpa, se autoconhecer e entender que às vezes acontece e não deixar os deslizes serem recorrentes. O processo de mudança nem sempre é fácil ou rápido. Mas continue que você está indo pelo caminho certo! 😃 Editado 23 de Março de 2025 por Mayara Masae Kubota 1
Recommended Posts