Mayara Masae Kubota Postado 30 de Abril de 2025 Postado 30 de Abril de 2025 Hoje eu estava refletindo sobre algumas coisas, sei que não é segunda... mas vamos lá! (rsrsrsrs) Nesse mundo onde tudo está acontecendo muito rápido e as memórias tem influência direta do seu ponto de vista e sentimentos, como saber se o que realmente aconteceu no passado foi aquilo mesmo? Sabe aquela história onde tem um grupo de pessoas que vivenciou e cada um conta uma versão diferente da mesma situação? Ontem eu me reuni com 3 amigas do ensino médio e relembramos um evento onde nós fomos escolhidas para dar uma palestra na USP sobre um projeto que eu havia iniciado. Eu me lembrei de uma forma completamente diferente delas. Para mim foi um marco! Ser convidada pela USP aos 15 anos para palestrar sobre um projeto que eu iniciei na disciplina de PTC (projeto técnico científico) no ensino médio! - Sei que as escolas não tem essa disciplina, mas meu ensino médio foi em uma escola que não responde ao ministério da educação e sim ao ministério do ensino e tecnologia, então tínhamos disciplinas como APA, PTC, Teatro, Canto, Desenvolvimento e performance, etc... Voltando... A minha lembrança é de conquista, um marco, onde eu estava super à vontade para falar com todas aquelas pessoas, eu não as via como superiores à mim apenas porque estavam fazendo algum curso na USP desde a graduação até o doutorado, não fazia distinção de que estavam ali professores renomados e etc. A meu ver, eu é quem estava brilhando ali, pois era eu quem iria ensinar algo a eles. Mas elas lembram de uma forma totalmente diferente! Lembram com vergonha, do medo que sentiram, de quando gaguejaram e eu tive que intervir e ajudar, do choro, da paralização e de como foi péssimo para elas. Naquele momento as duas decidiram que não queriam entrar para a universidade pois era aterrorizante, já eu, senti que aquele era o meu lugar! Agora vamos refletir! Conforme os anos passam, o nosso cérebro tende a distorcer a história por trás de muitos eventos. Mas imagina se existisse um app mágico capaz de gerar infográficos sobre TODAS as relações que existem (ou existiram) na sua vida: amizades da época da escola, relacionamentos antigos, parcerias de trabalho, etc. Você não dependeria mais da sua memória e interpretação. Seria possível visualizar uma linha do tempo sem a distorção da realidade que o tempo e as emoções podem trazer. Você enxergaria, precisamente, o que sentia e como isso foi mudando! Agora vamos fazer um exercício difícil: Que surpresa você acha que encontraria olhando para esses dados? Padrões encontrados, a sensação de algumas relações serem mais próximas (ou distantes) do que você esperava, quanto tempo leva para algo acontecer, como você reagiria hoje com a sua maturidade, o sentimento mudou? E por aí vai. Parando para refletir como eu me senti na época e como me sinto hoje a sensação (da qual me recordo dentro do possível dos limiares da memória!) mudou. Naquela época eu estava em estado de euforia, me sentindo importante, alguém imparável... Hoje em dia, me lembro com orgulho de ter feito o que fiz, não mais me sentindo imponente e importante, apenas alguém que teve coragem de dar o primeiro passo! Me contem uma lembrança, como se sentiram na época e como está esse sentimento hoje! Vamos conversar! 1
Recommended Posts