Jump to content

Preciso de ajuda com a organização de tarefas com a família


Recommended Posts

Oi Herdeiras, boa noite! Hoje acordei chorosa sem vontade de fazer nada, mesmo assim fui me exercitar (bendito desafio 002).

E depois de chorar muito, de refletir e entender o que estava acontecendo, entendi que estou cansada. Aumentei a carga de exercícios por conta do desafio e para emagrecer resolvi seguir o cardápio de dieta direitinho. Pronto, depois de 4 dias o corpo e a mente sentiu o cansaço. Como não quero abrir mão de me exercitar e emagrecer, vim pedir ajuda para vocês.

Como vocês dividem as tarefas de casa com a família? Como engajam os maridos nas tarefas diárias e outras demandas da vida dos filhos? A carga mental está bem pesada aqui, e quero saber como usaram o PMP nos processos com a família além da vida. Podem me dar sugestões?

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

bom dia, herdeira!! não tenho marido e filhos, mas acho que isso é algo que você vai precisar se abrir e conversar com o seu marido. depende muito da rotina, do combinado de vocês. uma coisa que talvez possa ajudar é a ferramenta SWOT, se tem algo que possa delegar, contratar alguém.

além disso, talvez seja legal ver alguma recompensa para vocês al final do trimestre/ano e fazer com que todos participam do planejamento, igual a Dani fala em uma das aulas do pmp

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/04/2024 at 19:01, Gracielle Neiva Machado disse:

Oi Herdeiras, boa noite! Hoje acordei chorosa sem vontade de fazer nada, mesmo assim fui me exercitar (bendito desafio 002).

E depois de chorar muito, de refletir e entender o que estava acontecendo, entendi que estou cansada. Aumentei a carga de exercícios por conta do desafio e para emagrecer resolvi seguir o cardápio de dieta direitinho. Pronto, depois de 4 dias o corpo e a mente sentiu o cansaço. Como não quero abrir mão de me exercitar e emagrecer, vim pedir ajuda para vocês.

Como vocês dividem as tarefas de casa com a família? Como engajam os maridos nas tarefas diárias e outras demandas da vida dos filhos? A carga mental está bem pesada aqui, e quero saber como usaram o PMP nos processos com a família além da vida. Podem me dar sugestões?

Graci, como a Ramony falou, é preciso uma conversa franca com seu marido. Não é acusar ou cobrar participação, mas esclarecer que a rotina familiar é obrigação e precisa da colaboração dos dois. Alinhar o que pode ficar na responsabilidade de cada um. 

Vou te dar o exemplo aqui de casa. Meu marido não gosta de atividades domésticas, mas é ótimo com as meninas e faz uns sanduíches que eu amo (hehehe).

Então, todo o cuidado noturno com a baby é responsabilidade dele. Ele dá banho, veste, faz a mamadeira e me entrega pronta pra eu colocá-la pra dormir. Depois vai preparar o jantar. Aí vai contar história pra mais velha até ela dormir também. Como temos ajuda paga durante a semana, no final de semana eu fico com a responsabilidade de manter a casa mais ou menos em ordem e ele cuida das meninas. 

Em relação à Yana, ela adorou o processo de construir a própria rotina, colar na geladeira e marcar o que vai fazendo (puxou a mim. Kkkkkk). Então, sugiro que chame os meninos pra construir a rotina deles, deixa impressa e vai avaliando com eles o que pode melhorar. Como são grandinhos, já podem ser incluídos em algumas atividades do lar (arrumar cama, separar roupa suja, colocar/tirar uma mesa, etc). 

E cria um momento em família bem legal pra comemorar a semana, como a Debs falou nos stories dela essa semana. Na casa dela tem o café da manhã especial de domingo, na minha tem o cinema em família, enfim...a gente cria meio que um ritual, que conecta todo mundo. 

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...

Oi Graci, tudo bem?

Por aqui, definimos a rotina de cada um e as encaixamos na rotina geral.
A pequena já tem 10 anos, então ela tem as responsabilidades dela, por exemplo, ela faz o próprio lanche, separa a roupa da escola, guarda roupa limpa, toma banho sozinha, ajuda a colocar e tirar a mesa.

Com o marido, a gente já fez e refez nossas rotinas diversas vezes, para ir encaixando tudo de uma forma que fique bom para todos.

 Ele tem algumas responsabilidades exclusivas dele, como tirar os lixos, fazer café, espremer limão 🤣... E algumas que a gente compartilha, que depende da agenda do dia, tipo preparar a salada, preparar parte da janta, buscar a Manu na escola...

Faz poucos dias que começamos a organizar isso e tem rolado legal...
Eu tenho mais tarefas da casa do que ele, porque atualmente ele tá com mais demanda do trabalho do que eu e tarefas que antes eu fazia com raiva ou achando injusto, atualmente é muito mais leve e tranquilo, porque cabe na rotina e estamos todos felizes.

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...