Jump to content

Hábitos para eliminar e acrescentar


Recommended Posts

Olá, herdeiras!

Estou analisando os hábitos ruins para eliminar e os bons para acrescentar e acho que, um dos principais que tenho (ruim) é o de dormir tarde. 

Isso já é algo que faço há anos e nunca foi benefício. Sabe quando a gente se considera "mais noturna"? Sempre falei essa frase. Mas acho que isso nunca me fez bem. 

Agora que trabalho de casa, pior ainda, pois por ter horários mais flexíveis, acabo usando a função soneca do celular algumas vezes e me atraso. Perco os primeiros horários que marquei na minha agenda para fazer as tarefas que ajudariam muito na minha rotina. 

Então, esse é meu primeiro objetivo: baixar o horário das atividades que faço à noite para dormir mais cedo e deixar o celular carregando longe pra não ficar rolando o feed um tempão na cama, antes de dormir.

🙂 #aula6.1

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/05/2024 at 10:47, Priscilla De Oliveira Tomaz Lee disse:

Olá, herdeiras!

Estou analisando os hábitos ruins para eliminar e os bons para acrescentar e acho que, um dos principais que tenho (ruim) é o de dormir tarde. 

Isso já é algo que faço há anos e nunca foi benefício. Sabe quando a gente se considera "mais noturna"? Sempre falei essa frase. Mas acho que isso nunca me fez bem. 

Agora que trabalho de casa, pior ainda, pois por ter horários mais flexíveis, acabo usando a função soneca do celular algumas vezes e me atraso. Perco os primeiros horários que marquei na minha agenda para fazer as tarefas que ajudariam muito na minha rotina. 

Então, esse é meu primeiro objetivo: baixar o horário das atividades que faço à noite para dormir mais cedo e deixar o celular carregando longe pra não ficar rolando o feed um tempão na cama, antes de dormir.

🙂 #aula6.1

Oi, Pri! 

Eu era essa pessoa que dormia tarde e acordava atrasada, cansada...passava o dia de mau humor e frustrada por não dar conta das demandas que iam se acumulando.

Acredita que eu acordava no meio da noite pra comer biscoito recheado e assistir série? Às vezes virava a noite assim e ia 'trabalhar' direto. Óbvio que não rendia nada e ficava na espiral de frustração e mau humor.

Mas em fevereiro, depois que iniciei o PMP, a primeira coisa que resolvi mudar foi esse hábito. Desde então durmo no máximo às 23h, não olho celular na madrugada, melhorei minha alimentação e passei a acordar cedo. Aboli a soneca do meu despertador. Tocou, levanto e já coloco o look da ioga, raspo a língua, água pro café no fogo, tomo o remédio da tireóide e faço meu devocional. Todos os dias nessa mesma ordem, já que automatizar os processos facilita o engajamento.

E posso te dizer que, com isso, minha vida mudou muito! Disposição, produtividade, saúde e até mais paciência pra brincar com minhas filhas. rsrs

Espero que você consiga estabelecer os novos hábitos por aí também! 

Beijo!

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/05/2024 at 10:47, Priscilla De Oliveira Tomaz Lee disse:

Olá, herdeiras!

Estou analisando os hábitos ruins para eliminar e os bons para acrescentar e acho que, um dos principais que tenho (ruim) é o de dormir tarde. 

Isso já é algo que faço há anos e nunca foi benefício. Sabe quando a gente se considera "mais noturna"? Sempre falei essa frase. Mas acho que isso nunca me fez bem. 

Agora que trabalho de casa, pior ainda, pois por ter horários mais flexíveis, acabo usando a função soneca do celular algumas vezes e me atraso. Perco os primeiros horários que marquei na minha agenda para fazer as tarefas que ajudariam muito na minha rotina. 

Então, esse é meu primeiro objetivo: baixar o horário das atividades que faço à noite para dormir mais cedo e deixar o celular carregando longe pra não ficar rolando o feed um tempão na cama, antes de dormir.

🙂 #aula6.1

Olá @Priscilla De Oliveira Tomaz Lee, quando começar a incluir o hábito de dormir mais cedo e eliminar o soneca da vida, você vai perceber tantos benefícios que vai querer continuar.

Eu nunca gostei de dormir tarde, já teve época que conseguia estar na cama às 21h, mas tinha o hábito de levar o celular comigo e ficar mais uns 40 min zapeando, sentindo o celular cair da mão, fechado os olhos, mas continuava. (quando lembro, acho insano).

Acordar cedo já é um hábito que iniciou desde que minha filha iniciou na escola, sempre optei pelo turno da manhã.

Eu sou do dia, a noite preciso desacelerar e dormir.

Lendo o seu relato: "Sabe quando a gente se considera "mais noturna"? Sempre falei essa frase." Lembrei de um artigo que li sobre os notivagos, pessoas com hábitos e que funcionam melhor no período noturno. Nesse artigo dizia que isso era completamente inerente ao natural do ser humano, porque de acordo com o ciclo circadiano/relógio biológico o nosso corpo desperta ao amanhecer e descansa ao anoitecer. Leis básicas da natureza.

E com isso o nosso corpo funciona bem e do jeito que precisa acontecer para termos saúde e disposição para viver os nossos dias. Não sei se já leu sobre o ciclo circadiano. Vale a pena!

De acordo com o ciclo circadiano a cada 2h do nosso dia algum órgão do osso corpo está trabalhando na sua potência e todo o nosso corpo precisa dessa engrenagem. Segundo pesquisas, durante o período das 23h até 11h é o momento do nosso sistema digestivo (1h às 3h é o fígado e de 5h às 7h é o intestino grosso, momento de eliminação, 7h às 9h é momento do estômago).

De 3h às 5h é momento do pulmão, estudos mostram que geralmente quem sofre de dispnéia e asma fica mais vulnerável nesse período. 

Estudei muito sobre isso durante minha formação em health coach, e vejo muito sentido.

Dormir e acordar cedo é algo natural à nos seres humanos, eu acredito que sim que isso melhora a nossa saúde e vida como um todo. 

Depois compartilha com a gente como está sendo.

Beijinho.

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/05/2024 at 14:29, Danielle Ribeiro De Souza disse:

Olá @Priscilla De Oliveira Tomaz Lee, quando começar a incluir o hábito de dormir mais cedo e eliminar o soneca da vida, você vai perceber tantos benefícios que vai querer continuar.

Eu nunca gostei de dormir tarde, já teve época que conseguia estar na cama às 21h, mas tinha o hábito de levar o celular comigo e ficar mais uns 40 min zapeando, sentindo o celular cair da mão, fechado os olhos, mas continuava. (quando lembro, acho insano).

Acordar cedo já é um hábito que iniciou desde que minha filha iniciou na escola, sempre optei pelo turno da manhã.

Eu sou do dia, a noite preciso desacelerar e dormir.

Lendo o seu relato: "Sabe quando a gente se considera "mais noturna"? Sempre falei essa frase." Lembrei de um artigo que li sobre os notivagos, pessoas com hábitos e que funcionam melhor no período noturno. Nesse artigo dizia que isso era completamente inerente ao natural do ser humano, porque de acordo com o ciclo circadiano/relógio biológico o nosso corpo desperta ao amanhecer e descansa ao anoitecer. Leis básicas da natureza.

E com isso o nosso corpo funciona bem e do jeito que precisa acontecer para termos saúde e disposição para viver os nossos dias. Não sei se já leu sobre o ciclo circadiano. Vale a pena!

De acordo com o ciclo circadiano a cada 2h do nosso dia algum órgão do osso corpo está trabalhando na sua potência e todo o nosso corpo precisa dessa engrenagem. Segundo pesquisas, durante o período das 23h até 11h é o momento do nosso sistema digestivo (1h às 3h é o fígado e de 5h às 7h é o intestino grosso, momento de eliminação, 7h às 9h é momento do estômago).

De 3h às 5h é momento do pulmão, estudos mostram que geralmente quem sofre de dispnéia e asma fica mais vulnerável nesse período. 

Estudei muito sobre isso durante minha formação em health coach, e vejo muito sentido.

Dormir e acordar cedo é algo natural à nos seres humanos, eu acredito que sim que isso melhora a nossa saúde e vida como um todo. 

Depois compartilha com a gente como está sendo.

Beijinho.

Olá, @Danielle Ribeiro De Souza 🥰 Puxa, que legal isso, vou pesquisar. 

Além das questões visíveis (cansaço, dificuldade em acordar cedo, perda de tempo, etc) eu fiquei mais atenta tbm porque estava estudando sobre tdah e vi algo que fez todo sentido: pela dificuldade em manter o foco, nosso cérebro pode preferir a noite para planejar e executar tarefas mais complexas, devido à diminuição de estímulos externos, ou seja, menos barulho, menos interrupções.

E isso é algo me atrapalha muito: as interrupções durante o dia. 

Ter que parar para atender alguma necessidade dos meus filhos, fazer algo para meu marido qd ele está em reunião online, fazer almoço, etc. Eu sinto muita dificuldade em retomar o foco quando paro de volta na minha mesa de trabalho 😞

Às vezes faço coisas dela que todos vão dormir para ter um pouco de silêncio pra pensar ou até para arrumar a casa, sabe?

Só que quero diminuir tudo isso. 

Tenho mapeado o que fazer pra ajudar nessa mudança. Já deixei o celular carregando mais longe, a janela com a parte que mantém escuro o quarto, aberta para entrar a luz do sol e meu corpo sentir a mudança da noite para o dia, acordando mais naturalmente, etc. 

Mas realmente faz todo sentido o corpo ter como "default" dormir e acordar cedo, executar funções de noite e de madrugada. A gente sente que o sono em tempo diferente disso, não é tão reparador, né?

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/05/2024 at 12:14, Jessica Maria Gomes Araujo disse:

Oi, Pri! 

Eu era essa pessoa que dormia tarde e acordava atrasada, cansada...passava o dia de mau humor e frustrada por não dar conta das demandas que iam se acumulando.

Acredita que eu acordava no meio da noite pra comer biscoito recheado e assistir série? Às vezes virava a noite assim e ia 'trabalhar' direto. Óbvio que não rendia nada e ficava na espiral de frustração e mau humor.

Mas em fevereiro, depois que iniciei o PMP, a primeira coisa que resolvi mudar foi esse hábito. Desde então durmo no máximo às 23h, não olho celular na madrugada, melhorei minha alimentação e passei a acordar cedo. Aboli a soneca do meu despertador. Tocou, levanto e já coloco o look da ioga, raspo a língua, água pro café no fogo, tomo o remédio da tireóide e faço meu devocional. Todos os dias nessa mesma ordem, já que automatizar os processos facilita o engajamento.

E posso te dizer que, com isso, minha vida mudou muito! Disposição, produtividade, saúde e até mais paciência pra brincar com minhas filhas. rsrs

Espero que você consiga estabelecer os novos hábitos por aí também! 

Beijo!

Nem me fale. Isso de dormir tarde vendo série pra espairecer é terrível. E eu tava nessa. Não conseguia fazer muitas coisas de lazer ao longo da semana e comecei a colocar esse "tempo pra mim" na hora de dormir. 

Mas claro, isso só me trazia problemas... No dia seguinte, estava com dor de cabeça, cansada, sem disposição pra nada, muito menos pra pensar em coisas mais estratégicas. Só fazendo tudo no automático.

E qd a gente perde pro soneca, parece que o dia já começa comprometido, não parece?

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 24/05/2024 at 17:29, Priscilla De Oliveira Tomaz Lee disse:

Olá, @Danielle Ribeiro De Souza 🥰 Puxa, que legal isso, vou pesquisar. 

Além das questões visíveis (cansaço, dificuldade em acordar cedo, perda de tempo, etc) eu fiquei mais atenta tbm porque estava estudando sobre tdah e vi algo que fez todo sentido: pela dificuldade em manter o foco, nosso cérebro pode preferir a noite para planejar e executar tarefas mais complexas, devido à diminuição de estímulos externos, ou seja, menos barulho, menos interrupções.

E isso é algo me atrapalha muito: as interrupções durante o dia. 

Ter que parar para atender alguma necessidade dos meus filhos, fazer algo para meu marido qd ele está em reunião online, fazer almoço, etc. Eu sinto muita dificuldade em retomar o foco quando paro de volta na minha mesa de trabalho 😞

Às vezes faço coisas dela que todos vão dormir para ter um pouco de silêncio pra pensar ou até para arrumar a casa, sabe?

Só que quero diminuir tudo isso. 

Tenho mapeado o que fazer pra ajudar nessa mudança. Já deixei o celular carregando mais longe, a janela com a parte que mantém escuro o quarto, aberta para entrar a luz do sol e meu corpo sentir a mudança da noite para o dia, acordando mais naturalmente, etc. 

Mas realmente faz todo sentido o corpo ter como "default" dormir e acordar cedo, executar funções de noite e de madrugada. A gente sente que o sono em tempo diferente disso, não é tão reparador, né?

Eu imagino @Priscilla De Oliveira Tomaz Lee. Essas interrupções durante o dia atrapalha muito. 

Acredito que manter o foco com TDAH durante o dia e com todas esses estímulos externos seja bem mais desafiador.

Não tenho TDAH, mas eu também tinha dificuldade de retornar o foco depois de pausas para resolver as coisas de casa, filha, almoço e outras coisinhas. O que me ajudou depois que entrei para o PMP foi planejar essas pausas, claro que imprevistos não tem como, mas as pausas para organizar o almoço, para ficar com a filha e até situações atípicas. 

Ex: Estava com uma obra no deck, eu sabia que ter profissionais em casa ia me demandar algumas interrupções no meu trabalho nesse dia. Eu programei a minha agenda com tarefas que não exigiam tanto do meu foco e que fossem mais leves. 

Assim tenho feito aqui, programando até as possíveis interrupções. Claro que tem coisas que não posso prever.

Sobre o almoço, depois que coloquei na agenda tudo que preciso para essa função, me facilitou a vida.

Tenho dia agendado para as compras, para os pré-preparos, para cozinhar e as funções foram divididas com meu marido, que também trabalha em home office. Desse jeito tudo facilitou.

Se quiser posso compartilhar como me organizei com isso. 

E tudo que relatou sobre seus novos hábitos, está no caminho certo. Boa sorte!

Qualquer coisa estamos aqui. 

Juntas vamos nos fortalecendo.👊

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/05/2024 at 10:47, Priscilla De Oliveira Tomaz Lee disse:

Olá, herdeiras!

Estou analisando os hábitos ruins para eliminar e os bons para acrescentar e acho que, um dos principais que tenho (ruim) é o de dormir tarde. 

Isso já é algo que faço há anos e nunca foi benefício. Sabe quando a gente se considera "mais noturna"? Sempre falei essa frase. Mas acho que isso nunca me fez bem. 

Agora que trabalho de casa, pior ainda, pois por ter horários mais flexíveis, acabo usando a função soneca do celular algumas vezes e me atraso. Perco os primeiros horários que marquei na minha agenda para fazer as tarefas que ajudariam muito na minha rotina. 

Então, esse é meu primeiro objetivo: baixar o horário das atividades que faço à noite para dormir mais cedo e deixar o celular carregando longe pra não ficar rolando o feed um tempão na cama, antes de dormir.

🙂 #aula6.1

Oie! Há quase quatro anos eu trabalhava em um local que me cobrava muito emocionalmente e fisicamente, acabei tendo fortes crises de insônias, chegando as vezes a dormir só duas ou três horas por noite. Eis que um dia aleatório fui apresentada ao livro "mude seus horários mude sua vida" e este livro foi o grande divisor de águas na minha vida. 

Com o livro comecei a mudar pequenos hábitos, que hoje fazem total diferença na minha vida. Comecei a dormir melhor e consequentemente, consegui incluir muitos outros hábitos saudáveis em minha rotina e iniciei o processo de emagrecimento consciente e eliminei 48kg de forma saudável. 

Vou deixar abaixo algumas coisas que eu fiz/ faço até hoje:
1 - estabeleci horário para dormir;
2 - 30 min antes deste horário criei uma rotina agradável pra mim. Comecei a toma um cházinho relaxante e escrever em um diário sobre meu dia e sempre escrever pelo o que fui grata no dia; 

3 - organizei o ambiente com menos luz, com cheiros relaxantes; 

4 - ficar longe de telas pelo menos uns 40 min antes de ir dormir; 

5- evitei refeições pesadas a noite. Dentro da minha rotina, comecei a jantar mais cedo.

 

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe PMP
On 22/05/2024 at 10:47, Priscilla De Oliveira Tomaz Lee disse:

Olá, herdeiras!

Estou analisando os hábitos ruins para eliminar e os bons para acrescentar e acho que, um dos principais que tenho (ruim) é o de dormir tarde. 

Isso já é algo que faço há anos e nunca foi benefício. Sabe quando a gente se considera "mais noturna"? Sempre falei essa frase. Mas acho que isso nunca me fez bem. 

Agora que trabalho de casa, pior ainda, pois por ter horários mais flexíveis, acabo usando a função soneca do celular algumas vezes e me atraso. Perco os primeiros horários que marquei na minha agenda para fazer as tarefas que ajudariam muito na minha rotina. 

Então, esse é meu primeiro objetivo: baixar o horário das atividades que faço à noite para dormir mais cedo e deixar o celular carregando longe pra não ficar rolando o feed um tempão na cama, antes de dormir.

🙂 #aula6.1

O sono é fundamental para a nossa saúde, né? A qualidade dele afeta nosso humor e energia. Ter uma boa noite de sono com média de 7 a 9 horas por noite é fundamental para a saúde física e mental. Por isso é importante estabelecer uma rotina de higiene do sono: 

1. Durante o dia exponha-se a luz natural o máximo possível, pois isso ajuda a regular o nosso relógio biológico. E a noite diminua a luz ambiente para o corpo "entender" que é hora de dormir.

2. Uma hora antes de dormir fica longe do celular/computador, pois a luz azul pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono.

3. Antes de dormir tire um tempinho para relaxar. Pode incluir o skincare nesse momento, tomar um banho quente, ler um livro, meditar, ouvir uma musiquinha calma. 

4. Mantenha o seu quarto organizado e silencioso. É sempre bom investe em um colchão e travesseiros de qualidade.

5. Tente ir para cama e acordar sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana, pois isso ajudar a regular o relógio biológico e ajuda a treinar seu corpo para dormir melhor.

Para entenderem a importância de um sono de qualidade vou trazer algumas coisas que acontecem com nosso corpo enquanto dormimos:

  • Ciclos de Sono: O sono é dividido em diferentes estágios, incluindo o sono REM (Movimento Rápido dos Olhos) e o sono não-REM. Durante a noite, passamos por vários ciclos desses estágios, o que é importante para a restauração e a consolidação da memória.
  • Recuperação Muscular: Durante o sono, os músculos se recuperam do esforço do dia anterior. Isso é especialmente importante para atletas e pessoas que praticam exercícios regularmente.
  • Consolidação da Memória: Durante o sono REM, o cérebro processa e consolida as informações do dia, ajudando-nos a aprender e a lembrar melhor das coisas.
  • Regulação Hormonal: Durante o sono, ocorre a liberação de hormônios importantes, como o hormônio do crescimento, que é essencial para o desenvolvimento muscular, a reparação celular e a manutenção de um metabolismo saudável.
  • Limpeza do Cérebro: Durante o sono, o cérebro realiza um processo de "limpeza", removendo resíduos e toxinas que se acumulam ao longo do dia. Esse processo ajuda a manter o cérebro saudável e funcional.
  • Regulação do Sistema Imunológico: O sono desempenha um papel crucial na regulação do sistema imunológico. Uma boa noite de sono fortalece as defesas do corpo contra infecções e doenças.
  • Equilíbrio Emocional: O sono adequado é essencial para o equilíbrio emocional e o bem-estar mental. Durante o sono, o cérebro processa as emoções e nos ajuda a lidar melhor com o estresse e a ansiedade.

 

@Priscilla De Oliveira Tomaz Lee depois volta aqui e nos conta se conseguiu melhorar a qualidade do seu sono

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 28/05/2024 at 16:44, Jéssica Tainara Sperotto disse:

Oie! Há quase quatro anos eu trabalhava em um local que me cobrava muito emocionalmente e fisicamente, acabei tendo fortes crises de insônias, chegando as vezes a dormir só duas ou três horas por noite. Eis que um dia aleatório fui apresentada ao livro "mude seus horários mude sua vida" e este livro foi o grande divisor de águas na minha vida. 

Com o livro comecei a mudar pequenos hábitos, que hoje fazem total diferença na minha vida. Comecei a dormir melhor e consequentemente, consegui incluir muitos outros hábitos saudáveis em minha rotina e iniciei o processo de emagrecimento consciente e eliminei 48kg de forma saudável. 

Vou deixar abaixo algumas coisas que eu fiz/ faço até hoje:
1 - estabeleci horário para dormir;
2 - 30 min antes deste horário criei uma rotina agradável pra mim. Comecei a toma um cházinho relaxante e escrever em um diário sobre meu dia e sempre escrever pelo o que fui grata no dia; 

3 - organizei o ambiente com menos luz, com cheiros relaxantes; 

4 - ficar longe de telas pelo menos uns 40 min antes de ir dormir; 

5- evitei refeições pesadas a noite. Dentro da minha rotina, comecei a jantar mais cedo.

 

Oi Jessica, 

Eu li esse livro, mas do meio para o final achei tão sem sentido, achei os testes confusos, não me identifiquei com nenhum tipo corporal. 

Que legal que vocês fez várias mudanças e emagreceu. Parabéns!!

Dormir num horário pré-determinado é tão importante para emagrecer, né? Vou retomar a disciplina de dormir até 22h.

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 28/05/2024 at 16:44, Jéssica Tainara Sperotto disse:

Oie! Há quase quatro anos eu trabalhava em um local que me cobrava muito emocionalmente e fisicamente, acabei tendo fortes crises de insônias, chegando as vezes a dormir só duas ou três horas por noite. Eis que um dia aleatório fui apresentada ao livro "mude seus horários mude sua vida" e este livro foi o grande divisor de águas na minha vida. 

Com o livro comecei a mudar pequenos hábitos, que hoje fazem total diferença na minha vida. Comecei a dormir melhor e consequentemente, consegui incluir muitos outros hábitos saudáveis em minha rotina e iniciei o processo de emagrecimento consciente e eliminei 48kg de forma saudável. 

Vou deixar abaixo algumas coisas que eu fiz/ faço até hoje:
1 - estabeleci horário para dormir;
2 - 30 min antes deste horário criei uma rotina agradável pra mim. Comecei a toma um cházinho relaxante e escrever em um diário sobre meu dia e sempre escrever pelo o que fui grata no dia; 

3 - organizei o ambiente com menos luz, com cheiros relaxantes; 

4 - ficar longe de telas pelo menos uns 40 min antes de ir dormir; 

5- evitei refeições pesadas a noite. Dentro da minha rotina, comecei a jantar mais cedo.

 

Que maravilha @Jéssica Tainara Sperotto.

Ainda não li o livro, mas tenho ciência da importância do sono e todo o ritual que envolve antes de dormirmos.

O impressionante que fazemos isso com bebês e crianças, mas quando eles vão crescendo paramos de fazer com os filhos e não fazemos com a gente.

A importância de ambientes favoráveis para o sono e rituais que ajudam nesse momento são essenciais.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...