Jump to content

Qual a maior dificuldade na maternidade?


Recommended Posts

  • Equipe PMP (Admin)

Bom dia, herdeiras!

 

Amanhã tem uma SUPER AULA aqui na maternidade em que eu e a Dani vamos contar os atalhos que já estão na frente de vocês, e que podem ajudar as mães a levarem essa jornada de forma mais leve e prazerosa, mesmo com todas as dificuldades que envolvem nosso ofício materno. 

Então, para eu saber a melhor forma de ajudá-las, quero perguntar de mãe para mãe, qual você diria que é (ou foi) A MAIOR DIFICULDADE da SUA maternidade?

Bora começar esse papo aqui e continuar amanhã às 18h? Já coloca o alarme, lembrando que o evento está no calendário e eu quero muito contar com a presença de vocês herdeiras e herdeiros por lá! ❤️

Beijos, Débora.

  • Like 6
Link para compartilhar
Share on other sites

  • The tópico was pinned

Será incrível a masterclass, tema necessário.

A maior maior dificuldade sempre foi conciliar o tempo de trabalho como empreendedora em home office e o tempo de qualidade com a minha filha.

Hoje ela tem 17 anos, mas durante toda a infância dela foram raros os momentos que estive presente de fato nos momentos que estava com ela. Estava sempre com um olho no celular. Isso já foi motivo de muita culpa para mim.

Hoje não carrego mais essa culpa e dedico tempo de qualidade quando estou com ela. Depois do PMP isso melhorou e melhora a cada dia. 

Quero muito escutar vocês e melhorar mais esse tempo de qualidade.

Parabéns pela a ideia da live. ❤️

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não tenho filhos ainda, mas tenho muitas amigas que têm. E a maioria me relata uma dificuldade em serem ouvidas. Em diferentes contextos eu observo que existe uma invisibilidade das questões maternas também, não é mesmo? Talvez essa “sobrecarga” que muitas relatam existir acontece por falta muitas vezes do suporte do companheiro/a, falta de uma rede de apoio e a dificuldade em delegar. Outro ponto que me causa um desconforto é ver  muitas amigas tratando os maridos como filhos, como se eles não tivessem autonomia para executar suas atividades básicas como por exemplo escolher a própria roupa. 😳

Eu tenho uma lista de coisas que pretendo ensinar meus filhos a fazerem desde pequenos(a louca 🤣) dentre elas é terem autonomia para escolherem suas roupas, sua comida, etc… acredito que isso tira um pouco da sobrecarga de sentir a necessidade de fazer “tudo” e prepara eles para no futuro serem adultos funcionais.

Espero ter contribuído!☺️

Um abraço, Stela

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 08:00, Débora Sanders disse:

Bom dia, herdeiras!

 

Amanhã tem uma SUPER AULA aqui na maternidade em que eu e a Dani vamos contar os atalhos que já estão na frente de vocês, e que podem ajudar as mães a levarem essa jornada de forma mais leve e prazerosa, mesmo com todas as dificuldades que envolvem nosso ofício materno. 

Então, para eu saber a melhor forma de ajudá-las, quero perguntar de mãe para mãe, qual você diria que é (ou foi) A MAIOR DIFICULDADE da SUA maternidade?

Bora começar esse papo aqui e continuar amanhã às 18h? Já coloca o alarme, lembrando que o evento está no calendário e eu quero muito contar com a presença de vocês herdeiras e herdeiros por lá! ❤️

Beijos, Débora.

Olá, Debs! Td bem?

Essa master vai ter link de compra tbm? Como fazemos?

Bjão!

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe PMP (Admin)
On 03/06/2024 at 11:53, Priscilla De Oliveira Tomaz Lee disse:

Olá, Debs! Td bem?

Essa master vai ter link de compra tbm? Como fazemos?

Bjão!

Ela é um presente pra todas as herdeiras! Está liberada para TODO MUNDO ❤️ É só vir pronta para a troca incrível que vamos ter!

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Meu calo, o que tira meu sono e me deixa frustrada é a questão do tempo de telas. 

Sei de todos os malefícios, li muito sobre e, antes de ser mãe, julgava e dizia que seria 0 telas na minha casa. 

Com Yana até que foi assim nos 3 primeiros anos. Maaas, com a segunda filha, o retorno ao escritório, o aumento das demandas e a diminuição do tempo de qualidade com elas, me rendi às telas e acho que, hoje, Yana tem mais acesso do que eu gostaria e julgo saudável. 

Agora, corro atrás do prejuízo.
Fazia um tempinho que eu pedia por essa live. Tô feliz demais que vai acontecer!

  • Like 5
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 14:04, Jéssica disse:

Meu calo, o que tira meu sono e me deixa frustrada é a questão do tempo de telas. 

Sei de todos os malefícios, li muito sobre e, antes de ser mãe, julgava e dizia que seria 0 telas na minha casa. 

Com Yana até que foi assim nos 3 primeiros anos. Maaas, com a segunda filha, o retorno ao escritório, o aumento das demandas e a diminuição do tempo de qualidade com elas, me rendi às telas e acho que, hoje, Yana tem mais acesso do que eu gostaria e julgo saudável. 

Agora, corro atrás do prejuízo.
Fazia um tempinho que eu pedia por essa live. Tô feliz demais que vai acontecer!

Concordo totalmente! Consegui segurar o uso das telas durante durante a infância da minha filhas, ela teve o primeiro celular aos 11 anos e mesmo assim julgo ter sido cedo. De qualquer forma há 6 anos atrás os smartsphones ainda não estava no nível que estão. Lembro que dei a ela um moto g velho que nem internet tinha, ela usava mais para jogar.

Hoje percebo que está mais desafiador, vejo meus sobrinhos de 2 e 3 anos dependente total de celular.

Sei o quanto é complicado para nós mães, tendo que dar conta de tanta coisa que acabamos cedendo.

Quando minha filha completou 14 anos, eu e meu marido tivemos a infeliz ideia de ceder ao pedido dela e dar de presente um Iphone. Conseguimos segurar o uso das telas em excesso por um tempo, mas na pandemia desandou tudo. De lá para cá perdermos total o controle, é praticamente o dia todo e isso nos incomoda muito.

Muitas das questões da depressão dela vêm desse uso de celular, hoje ela a pouco tempo de fazer 18 anos trabalha o uso em excesso das telas na terapia.

Sinalizamos muito isso aqui, mas somos os chatos né?

Eu sigo tentando e não me canso de repetir à ela o quanto faz mal e também dou o exemplo.

Não faço minhas refeições olhando o celular, não deito na cama com celular e mais outros hábitos onde evito a tela, mesmo sendo a ferramenta do meu trabalho.

Tenho certeza que a masterclass vai ser maravilhoso.

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 08:00, Débora Sanders disse:

Bom dia, herdeiras!

 

Amanhã tem uma SUPER AULA aqui na maternidade em que eu e a Dani vamos contar os atalhos que já estão na frente de vocês, e que podem ajudar as mães a levarem essa jornada de forma mais leve e prazerosa, mesmo com todas as dificuldades que envolvem nosso ofício materno. 

Então, para eu saber a melhor forma de ajudá-las, quero perguntar de mãe para mãe, qual você diria que é (ou foi) A MAIOR DIFICULDADE da SUA maternidade?

Bora começar esse papo aqui e continuar amanhã às 18h? Já coloca o alarme, lembrando que o evento está no calendário e eu quero muito contar com a presença de vocês herdeiras e herdeiros por lá! ❤️

Beijos, Débora.

Ain 🤩, ansiosa por essa SUPER AULA. Como já disse algumas vezes sou mãe de dois adolescentes, a minha maior dificuldade foram a falta de rede de apoio e acolhimento, até porque fui mãe cedo (Aos 19 e 21) então eu era muito julgada e analisada. Isso de forma geral me causou danos que hoje na terapia e em outros espaços como aqui no PMP tenho aprendido a ressignificar tudo. Tirando esse porém, eu sempre busquei a maternidade leve, real e possível. Desde muito cedo percebia que a maternidade é singular e todas as áreas da vida compõem o tipo de maternidade que iremos desempenhar. Sou muito feliz e realizada no espaço mãe  😍

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 10:01, Danielle Ribeiro De Souza disse:

Será incrível a masterclass, tema necessário.

A maior maior dificuldade sempre foi conciliar o tempo de trabalho como empreendedora em home office e o tempo de qualidade com a minha filha.

Hoje ela tem 17 anos, mas durante toda a infância dela foram raros os momentos que estive presente de fato nos momentos que estava com ela. Estava sempre com um olho no celular. Isso já foi motivo de muita culpa para mim.

Hoje não carrego mais essa culpa e dedico tempo de qualidade quando estou com ela. Depois do PMP isso melhorou e melhora a cada dia. 

Quero muito escutar vocês e melhorar mais esse tempo de qualidade.

Parabéns pela a ideia da live. ❤️

Nós como mães nos culpamos muito né? Porque nos cobramos demais e muitas vezes precisamos de ferramentas e técnicas para sermos nossa melhor versão que podemos ser.

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 14:04, Jéssica disse:

Meu calo, o que tira meu sono e me deixa frustrada é a questão do tempo de telas. 

Sei de todos os malefícios, li muito sobre e, antes de ser mãe, julgava e dizia que seria 0 telas na minha casa. 

Com Yana até que foi assim nos 3 primeiros anos. Maaas, com a segunda filha, o retorno ao escritório, o aumento das demandas e a diminuição do tempo de qualidade com elas, me rendi às telas e acho que, hoje, Yana tem mais acesso do que eu gostaria e julgo saudável. 

Agora, corro atrás do prejuízo.
Fazia um tempinho que eu pedia por essa live. Tô feliz demais que vai acontecer!

As temidas telas são o monstrinho da criação dos filhos. Eu particularmente não sou a favor de horas de exposição as telas, mas gosto de pensar no equilíbrio, afinal nossos filhos são NATIVOS DIGITAIS e o mundo digital chegou para ficar e daqui vemos os desdobramentos dessa realidade, tais como, novas profissões, novas relações com o trabalho, novas formas de compras/vendas e novas possibilidades. Então busco deixar claro que as telas precisam de um uso consciente e responsável e me coloco a disposição para juntos encontrarmos o equilíbrio ideal. Como os meus filhos são adolescentes e eles muito conscientes a linguagem é o dialogo e os acordos.

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 13:00, Débora Sanders disse:

Bom dia, herdeiras!

 

Amanhã tem uma SUPER AULA aqui na maternidade em que eu e a Dani vamos contar os atalhos que já estão na frente de vocês, e que podem ajudar as mães a levarem essa jornada de forma mais leve e prazerosa, mesmo com todas as dificuldades que envolvem nosso ofício materno. 

Então, para eu saber a melhor forma de ajudá-las, quero perguntar de mãe para mãe, qual você diria que é (ou foi) A MAIOR DIFICULDADE da SUA maternidade?

Bora começar esse papo aqui e continuar amanhã às 18h? Já coloca o alarme, lembrando que o evento está no calendário e eu quero muito contar com a presença de vocês herdeiras e herdeiros por lá! ❤️

Beijos, Débora.

 

Para nós, que moramos longe da família, tem sido a falta de uma rede de apoio. Não tem preço poder ligar pra família e pedir uma ajudinha... 

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 11:32, Stela Veiga Vilena Silva disse:

Eu não tenho filhos ainda, mas tenho muitas amigas que têm. E a maioria me relata uma dificuldade em serem ouvidas. Em diferentes contextos eu observo que existe uma invisibilidade das questões maternas também, não é mesmo? Talvez essa “sobrecarga” que muitas relatam existir acontece por falta muitas vezes do suporte do companheiro/a, falta de uma rede de apoio e a dificuldade em delegar. Outro ponto que me causa um desconforto é ver  muitas amigas tratando os maridos como filhos, como se eles não tivessem autonomia para executar suas atividades básicas como por exemplo escolher a própria roupa. 😳

Eu tenho uma lista de coisas que pretendo ensinar meus filhos a fazerem desde pequenos(a louca 🤣) dentre elas é terem autonomia para escolherem suas roupas, sua comida, etc… acredito que isso tira um pouco da sobrecarga de sentir a necessidade de fazer “tudo” e prepara eles para no futuro serem adultos funcionais.

Espero ter contribuído!☺️

Um abraço, Stela

Stela, 

Hoje que vi esse post. Que necessário. Me senti culpada, a carapuça serviu aqui para mim.

Por muitas vezes trato o meu marido como filho, como se ele não fosse capaz de tomar decisões simples pela nossa família sem me perguntar,. Tipo ir ali no mercado comprar o que achar melhor.

Sobre a roupa, meus filhos já tem 10 e 11 anos e eu me meto na vestimenta deles o tempo todo. Porque ás vezes querem ir arrumados demais para brincar no parquinho e se sujar, ou não se arrumam para ir numa festa. É um eterno dilema dar autonomia para crianças. hahaha

E sobre a comida, aqui em casa, se eu deixar escolher o que vão comer, serei obrigada a fazer 4 pratos de comida diferente por refeição. Tem coisa que desejamos, mas ao mesmo tempo não queremos.

Mas concordo que  a tarefa mais importante de uma mãe é ensinar autonomia para os filhos para se tornarem adultos funcionais.

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 17:30, Joane Priscilla Teixeira De Lima disse:

As temidas telas são o monstrinho da criação dos filhos. Eu particularmente não sou a favor de horas de exposição as telas, mas gosto de pensar no equilíbrio, afinal nossos filhos são NATIVOS DIGITAIS e o mundo digital chegou para ficar e daqui vemos os desdobramentos dessa realidade, tais como, novas profissões, novas relações com o trabalho, novas formas de compras/vendas e novas possibilidades. Então busco deixar claro que as telas precisam de um uso consciente e responsável e me coloco a disposição para juntos encontrarmos o equilíbrio ideal. Como os meus filhos são adolescentes e eles muito conscientes a linguagem é o dialogo e os acordos.

Joane, vejo que o forte na sua família é o dialogo. 

Que coisa maravilhosa, esse é o suprassumo da vida 🫰.

Estão de parabéns!

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/06/2024 at 08:00, Débora Sanders disse:

Bom dia, herdeiras!

 

Amanhã tem uma SUPER AULA aqui na maternidade em que eu e a Dani vamos contar os atalhos que já estão na frente de vocês, e que podem ajudar as mães a levarem essa jornada de forma mais leve e prazerosa, mesmo com todas as dificuldades que envolvem nosso ofício materno. 

Então, para eu saber a melhor forma de ajudá-las, quero perguntar de mãe para mãe, qual você diria que é (ou foi) A MAIOR DIFICULDADE da SUA maternidade?

Bora começar esse papo aqui e continuar amanhã às 18h? Já coloca o alarme, lembrando que o evento está no calendário e eu quero muito contar com a presença de vocês herdeiras e herdeiros por lá! ❤️

Beijos, Débora.

Debora, 

Como a aula é hoje, não sei se ainda da tempo de responder. 

Mas meu dilema é encontrar tempo na agenda para ter um momento de atenção com as crianças, que seja fazer dever de casa e auxiliar nos estudos, mas também só um tempo de diversão, sem fazer nada. 

Aqui em casa as crianças cobram muito da minha atenção e eu ainda deixo a desejar.

beijos e obrigada

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/06/2024 at 12:02, Gracielle Neiva disse:

Stela, 

Hoje que vi esse post. Que necessário. Me senti culpada, a carapuça serviu aqui para mim.

Por muitas vezes trato o meu marido como filho, como se ele não fosse capaz de tomar decisões simples pela nossa família sem me perguntar,. Tipo ir ali no mercado comprar o que achar melhor.

Sobre a roupa, meus filhos já tem 10 e 11 anos e eu me meto na vestimenta deles o tempo todo. Porque ás vezes querem ir arrumados demais para brincar no parquinho e se sujar, ou não se arrumam para ir numa festa. É um eterno dilema dar autonomia para crianças. hahaha

E sobre a comida, aqui em casa, se eu deixar escolher o que vão comer, serei obrigada a fazer 4 pratos de comida diferente por refeição. Tem coisa que desejamos, mas ao mesmo tempo não queremos.

Mas concordo que  a tarefa mais importante de uma mãe é ensinar autonomia para os filhos para se tornarem adultos funcionais.

Ah por favor, não me entendam mal. Talvez eu não tenha expressado da forma correta. Cada um tem sua realidade e eu relendo o que escrevi percebi que falei em forma de crítica sem ter voz de fala porque ainda não passei por isso…e é verdade. Falar é uma coisa que se destoa totalmente da vivência. Por isso faço de tudo pra não criticar a vivência dos outros. Dito isso, eu digo nas questões do cotidiano, é só meu ponto de vista e eu posso estar totalmente errada viu…kkkkkk

Mas por exemplo: uma coisa é vc expressar sua opinião com relação qual tipo de roupa a pessoa fica melhor, eu mesma peço e dou tbm. Outra coisa diferente é vc pegar a roupa e entregar na mão sem dar a opção da pessoa aprender a escolher a própria roupa.
A mesma coisa com a comida. Se a comida está na mesa não seria um bom momento de ensinar a criança a colocar sua comida no prato? Porque tem que fazer o prato e colocar na boca? eu falo de crianças que já tem cognição pra isso é claro. 
Eu escuto minhas amigas reclamando das demandas, que são inúmeras e que falta tempo para elas mas tem muitas coisas que se elas delegassem penso que seria menos sofrido. Eu falo isso pra elas?! Claro que não, pq não é da minha conta…pq se eu falar não vai mudar em nada. Eu apenas acolho dando atenção e escutando. Se faço errado? Eu sinceramente não sei. Mas vai que nas circunstâncias delas eu fizesse exatamente igual! Kkkk

Eu me lembro da aula do Denis sobre egoísmo virtuoso e isso endossa mais o meu ponto de vista.

Mais uma vez me desculpe se causei algum constrangimento, não foi a minha intenção. 
 

Com carinho, Stela
 

  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/06/2024 at 12:02, Gracielle Neiva disse:

Stela, 

Hoje que vi esse post. Que necessário. Me senti culpada, a carapuça serviu aqui para mim.

Por muitas vezes trato o meu marido como filho, como se ele não fosse capaz de tomar decisões simples pela nossa família sem me perguntar,. Tipo ir ali no mercado comprar o que achar melhor.

Sobre a roupa, meus filhos já tem 10 e 11 anos e eu me meto na vestimenta deles o tempo todo. Porque ás vezes querem ir arrumados demais para brincar no parquinho e se sujar, ou não se arrumam para ir numa festa. É um eterno dilema dar autonomia para crianças. hahaha

E sobre a comida, aqui em casa, se eu deixar escolher o que vão comer, serei obrigada a fazer 4 pratos de comida diferente por refeição. Tem coisa que desejamos, mas ao mesmo tempo não queremos.

Mas concordo que  a tarefa mais importante de uma mãe é ensinar autonomia para os filhos para se tornarem adultos funcionais.

Graci,

acredito que, como mães, a gente deva orientar e conduzir as decisões de nossos filhos, mas dando a eles certa autonomia, sabe? Quanto à roupa, oferecer opções possíveis para que dentre elas, eles escolham o que vestir. Na alimentação, chamar pra construir o cardápio juntos, assim todos serão contemplados em seus gostos algum dia da semana, ou, apresentando o que tem para o dia, permitir que eles escolham o que comer ou não (partindo da premissa de uma alimentação saudável, claro). 

Em se falando de tratar o marido como filho, acho que se a gente não se policiar, acaba se colocando nesse lugar mesmo de 'mãe de marmanjo'. kkkkkkkkk. E acho que eles próprios gostam dessa posição, porque fica mais leve pra eles não ter que tomar decisões simples do dia a dia. O que de fato nos sobrecarrega. Eu faço muito isso, por não ter paciência de esperar o tempo dele de resolução das coisas. Vou lá e faço. Mas tenho procurado cada vez mais dar autonomia pra que ele faça as coisas por si só. 

Não se sinta culpada. A própria sociedade nos molda para agirmos de certa forma. São ensinamentos transmitidos por gerações e quebrar os padrões é de fato difícil. Mas é possível. Um pouquinho a cada dia, aprendendo, revendo crenças e posturas, a gente segue tentando melhorar. 

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Day Moreira
Esse post foi reconhecido por Day Moreira!

Bruna Bruner recebeu o badge 'Masterclass {PMP} para mães'.

Passando para dizer que eu assisti a Masterclass e foi incrível!

Hoje minha filha já é adulta e nao mora mais comigo, mas da forma que é possível vou tentando passar e viver esses conceitos que estou aprendendo no PMP com ela.

Mas para as mães que estão criando os filhos agora essa live foi um super presente. Nao dá pra voltar no tempo entao nao vou me lamentar, mas se eu puder dar um conselho seria para que as que tem filhos, enteados, enfim... as que sao responsáveis por cuidar de uma criança, assistam de novo e de novo.

Nao tem alegria maior do que ver que voce criou uma pessoinha que é boa para ela mesma e também para o mundo!

  • Like 8
Link para compartilhar
Share on other sites

  • O tópico foi desafixado
  • Equipe PMP (Admin)
On 05/06/2024 at 21:24, Bruna Bruner disse:

Passando para dizer que eu assisti a Masterclass e foi incrível!

Hoje minha filha já é adulta e nao mora mais comigo, mas da forma que é possível vou tentando passar e viver esses conceitos que estou aprendendo no PMP com ela.

Mas para as mães que estão criando os filhos agora essa live foi um super presente. Nao dá pra voltar no tempo entao nao vou me lamentar, mas se eu puder dar um conselho seria para que as que tem filhos, enteados, enfim... as que sao responsáveis por cuidar de uma criança, assistam de novo e de novo.

Nao tem alegria maior do que ver que voce criou uma pessoinha que é boa para ela mesma e também para o mundo!

Bruna, que presente ler isso! A gente fica muito feliz que gostou!

Que sensibilidade a sua de vir dividir com a comunidade seu sentimento e se colocar como parte deste diálogo. Obrigada ❤️

  • Like 5
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/06/2024 at 12:04, Gracielle Neiva disse:

Joane, vejo que o forte na sua família é o dialogo. 

Que coisa maravilhosa, esse é o suprassumo da vida 🫰.

Estão de parabéns!

Ouwnt lindona!

Quando me vi mãe e me vi mais ainda como filha, e minha mãe não conversava tanto e ainda não conversa. Então com as minhas crias eu queria fazer diferente e desde sempre busquei o diálogo com eles também porque sempre quis eles próximos e que soubessem que em mim teriam apoio e colo.

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/06/2024 at 22:54, Joane Priscilla Teixeira De Lima disse:

Ouwnt lindona!

Quando me vi mãe e me vi mais ainda como filha, e minha mãe não conversava tanto e ainda não conversa. Então com as minhas crias eu queria fazer diferente e desde sempre busquei o diálogo com eles também porque sempre quis eles próximos e que soubessem que em mim teriam apoio e colo.

E é tão difícil quebrar esse padrão de falta de comunicação, né? 
Aqui também, minha mãe nunca foi de conversar muito...e ainda me critica porque tento resolver tudo conversando. Acha que preciso ser mais dura. rsrs

Mas, como digo pra ela: Me criou do jeito que quis, pra que eu crie minhas filhas do jeito que eu quero. hehehe.

Apesar das discordâncias, hoje somos vizinhas, muito amigas e ela (e painho) me ajudam demais!

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...