Jump to content

Uma Lição da Albânia: Toda Falta É uma Oportunidade de Negócio


Recommended Posts

  • Fundadora

Olá herdeiras e herdeiros,

 

Tirei um tempinho da viagem para compartilhar com vocês aqui na comunidade alguns pensamentos que tive esses dias. 

Durante essa viagem que eu e o Paulo estamos fazendo pela Albânia, uma lição poderosa se revelou: cada vez que você sente falta de algo, essa ausência é uma oportunidade esperando para ser explorada. Esta percepção surgiu com força ao observar o potencial turístico inexplorado deste país que eu já estou amando.

Um pouco de contexto antes de seguirmos, e só puxando o gancho do que eu falei lá no Instagram, a Albânia tem um passado comunista e uma economia historicamente isolada. Durante a era comunista, o país enfrentou severas restrições de mercado e falta de desenvolvimento econômico, o que resultou em uma economia menos dinâmica. 
Este país é uma joia escondida com uma beleza natural estonteante. Eu diria que é comparável a destinos turísticos renomados na Europa, como França, Itália e Espanha. No entanto, a falta de infraestrutura e de serviços adequados representa uma chance de ouro para quem tem visão empreendedora. Tem muito para ser desenvolvido por aqui.

Um exemplo simples: eu postei nos stories essa semana a gente chegando em um dos hotéis que ficamos em uma área de "praia" (praia de rio) e não tinha passarela nenhuma para os turistas passarem com as malas por um caminho de pedras. Uma melhoria tão básica, um caminho de madeira que fosse, poderia transformar a experiência dos visitantes e, ao mesmo tempo, criar uma nova fonte de receita se fosse o caso.
Esse insight me fez refletir sobre a natureza das oportunidades de negócios.

Muitas vezes, as melhores ideias surgem quando identificamos uma lacuna ou uma necessidade não atendida. A dificuldade que enfrentei ao carregar minha mala por pedras escorregadias, por exemplo, não é apenas um inconveniente pessoal; é uma pista clara de uma oportunidade de negócio. Enquanto muitos podem ver essas faltas como obstáculos, empreendedores enxergam isso como oportunidades para inovar e melhorar.
No Brasil e em muitos outros lugares, a mentalidade empreendedora já está mais desenvolvida, por causa da quantidade de problemas que temos que resolver. Toda falta (e cada problema) é um sinal claro de áreas onde podemos oferecer soluções e criar valor. O que você percebe como um desafio ou uma deficiência no mercado pode ser a base de uma nova ideia de negócio.
A verdadeira habilidade empreendedora está em identificar essas lacunas e transformá-las em oportunidades.
Pergunte a si mesmo: O que está faltando no produto ou serviço que você oferece? O que o seu cliente vê que você ainda não percebeu?
Da próxima vez que você encontrar uma falta ou um problema, lembre-se: isso é mais do que uma simples deficiência. É uma oportunidade esperando para ser descoberta. Aproveite esses momentos para inovar, criar e construir soluções que não apenas preencham essas lacunas, mas que também transformem o mercado.

Beijos,
Espero que a sorte te encontre construindo o seu próprio mercado!

  • Like 11
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe PMP (Admin)

Dani, que maravilhoso acompanhar esses "bastidores" da viagem.

Eu sei muito pouco sobre a Albânia e olhando os stories já fico curiosa para aprender mais, saber mais. Fico só pensando quando o vlog sair como vai ser incrível. 

A chance de enxergar o mundo através do prisma que você e o Paulo nos oferecem é única, e ter ainda acesso ao que vocês têm pensado e refletido em tempo real durante a viagem é uma oportunidade única de expandir o horizonte sem sair da frente do computador. Muito legal! Obrigada e ótima viagem!

  • Like 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/08/2024 at 02:37, Dani Noce disse:

Olá herdeiras e herdeiros,

 

Tirei um tempinho da viagem para compartilhar com vocês aqui na comunidade alguns pensamentos que tive esses dias. 

Durante essa viagem que eu e o Paulo estamos fazendo pela Albânia, uma lição poderosa se revelou: cada vez que você sente falta de algo, essa ausência é uma oportunidade esperando para ser explorada. Esta percepção surgiu com força ao observar o potencial turístico inexplorado deste país que eu já estou amando.

Um pouco de contexto antes de seguirmos, e só puxando o gancho do que eu falei lá no Instagram, a Albânia tem um passado comunista e uma economia historicamente isolada. Durante a era comunista, o país enfrentou severas restrições de mercado e falta de desenvolvimento econômico, o que resultou em uma economia menos dinâmica. 
Este país é uma joia escondida com uma beleza natural estonteante. Eu diria que é comparável a destinos turísticos renomados na Europa, como França, Itália e Espanha. No entanto, a falta de infraestrutura e de serviços adequados representa uma chance de ouro para quem tem visão empreendedora. Tem muito para ser desenvolvido por aqui.

Um exemplo simples: eu postei nos stories essa semana a gente chegando em um dos hotéis que ficamos em uma área de "praia" (praia de rio) e não tinha passarela nenhuma para os turistas passarem com as malas por um caminho de pedras. Uma melhoria tão básica, um caminho de madeira que fosse, poderia transformar a experiência dos visitantes e, ao mesmo tempo, criar uma nova fonte de receita se fosse o caso.
Esse insight me fez refletir sobre a natureza das oportunidades de negócios.

Muitas vezes, as melhores ideias surgem quando identificamos uma lacuna ou uma necessidade não atendida. A dificuldade que enfrentei ao carregar minha mala por pedras escorregadias, por exemplo, não é apenas um inconveniente pessoal; é uma pista clara de uma oportunidade de negócio. Enquanto muitos podem ver essas faltas como obstáculos, empreendedores enxergam isso como oportunidades para inovar e melhorar.
No Brasil e em muitos outros lugares, a mentalidade empreendedora já está mais desenvolvida, por causa da quantidade de problemas que temos que resolver. Toda falta (e cada problema) é um sinal claro de áreas onde podemos oferecer soluções e criar valor. O que você percebe como um desafio ou uma deficiência no mercado pode ser a base de uma nova ideia de negócio.
A verdadeira habilidade empreendedora está em identificar essas lacunas e transformá-las em oportunidades.
Pergunte a si mesmo: O que está faltando no produto ou serviço que você oferece? O que o seu cliente vê que você ainda não percebeu?
Da próxima vez que você encontrar uma falta ou um problema, lembre-se: isso é mais do que uma simples deficiência. É uma oportunidade esperando para ser descoberta. Aproveite esses momentos para inovar, criar e construir soluções que não apenas preencham essas lacunas, mas que também transformem o mercado.

Beijos,
Espero que a sorte te encontre construindo o seu próprio mercado!

Que demais 🤩

Acompanhar vocês e essa beleza que é a Albânia despertou em minha a vontade de conhecer, afinal amo viajar.

Sou formada em administração e confesso que duas atividades da faculdade que carreguei para a vida e me rendem até hoje excelentes frutos profissionais foram "Cliente Oculto" e "Consultoria".

1. Cliente Oculto - Eu amava essa atividade, eu saia em lojas de shopping, em restaurantes, em clubes me caracterizando de forma específica para analisar como seria o atendimento e toda a experiência como um todo. Lembro demais de uma loja em um shopping em que eu fui duas vezes em um longo espaço de tempo entre uma visita e outra em uma das vezes eu fui de havaianas e na outra mais arrumada e entrei na loja como se eu estivesse falando no celular marcando alguma reunião. Eu de havaianas não fui atendida, andei pela loja, vi roupas, experimentei e nenhum atendimento. Já no segundo cenário, por coincidência fui atendida pela mesma colaboradora, só faltou me colocar no colo, demonstrou interesse pelo meu "trabalho" e da "reunião" e etc. Eu ficava em choque com cada situação, e principalmente com a falta de treinamento das equipes de vendas e atendimento para identificar, explorar e obter ALTA PERFORMANCE.

2. Consultoria - Esse tinha um cantinho no meu coração, analisava pequenos negócios como um todo e levantava soluções práticas e simples para melhorias de resultados. Atuei em uma praça de food truck aqui em Natal, primeiramente no negócio de uma colega de turma que tinha algumas dificuldades e ela gostou tanto dos resultados (Tanto no atendimento, quanto na organização de processos e também no aumento das vendas) que estendemos o trabalho aos donos de trailers da praça do food truck no geral, e trouxemos contribuições simples ao negócio que estava iniciando por aqui.

Tudo isso para dizer que eu amo de paixão analisar negócios, e em feedbacks ao longo dos anos algo que sempre ouvi é que "Você tem visão de negócio". Até hoje, em qualquer lugar que eu vou, analiso tudo que está visível , alguns processos, atendimento, experiência, aroma (se tiver), embalagem e etc.

E também me tornou referência em atendimento ao cliente, seja no digital ou no presencial. Me coloco sempre como cliente (pois somos todos) para entender quais processos podem ser melhorados para garantir a melhor EXPERIÊNCIA DO CLIENTE.

Eu estou amando acompanhar a Dani e o Paulo nessa jornada! Tiro sempre um tempinho para acompanhar, é muito parecido comigo e meu esposo viajando... leve e divertido, e também analítico.

  • Like 6
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/08/2024 at 02:37, Dani Noce disse:

Olá herdeiras e herdeiros,

 

Tirei um tempinho da viagem para compartilhar com vocês aqui na comunidade alguns pensamentos que tive esses dias. 

Durante essa viagem que eu e o Paulo estamos fazendo pela Albânia, uma lição poderosa se revelou: cada vez que você sente falta de algo, essa ausência é uma oportunidade esperando para ser explorada. Esta percepção surgiu com força ao observar o potencial turístico inexplorado deste país que eu já estou amando.

Um pouco de contexto antes de seguirmos, e só puxando o gancho do que eu falei lá no Instagram, a Albânia tem um passado comunista e uma economia historicamente isolada. Durante a era comunista, o país enfrentou severas restrições de mercado e falta de desenvolvimento econômico, o que resultou em uma economia menos dinâmica. 
Este país é uma joia escondida com uma beleza natural estonteante. Eu diria que é comparável a destinos turísticos renomados na Europa, como França, Itália e Espanha. No entanto, a falta de infraestrutura e de serviços adequados representa uma chance de ouro para quem tem visão empreendedora. Tem muito para ser desenvolvido por aqui.

Um exemplo simples: eu postei nos stories essa semana a gente chegando em um dos hotéis que ficamos em uma área de "praia" (praia de rio) e não tinha passarela nenhuma para os turistas passarem com as malas por um caminho de pedras. Uma melhoria tão básica, um caminho de madeira que fosse, poderia transformar a experiência dos visitantes e, ao mesmo tempo, criar uma nova fonte de receita se fosse o caso.
Esse insight me fez refletir sobre a natureza das oportunidades de negócios.

Muitas vezes, as melhores ideias surgem quando identificamos uma lacuna ou uma necessidade não atendida. A dificuldade que enfrentei ao carregar minha mala por pedras escorregadias, por exemplo, não é apenas um inconveniente pessoal; é uma pista clara de uma oportunidade de negócio. Enquanto muitos podem ver essas faltas como obstáculos, empreendedores enxergam isso como oportunidades para inovar e melhorar.
No Brasil e em muitos outros lugares, a mentalidade empreendedora já está mais desenvolvida, por causa da quantidade de problemas que temos que resolver. Toda falta (e cada problema) é um sinal claro de áreas onde podemos oferecer soluções e criar valor. O que você percebe como um desafio ou uma deficiência no mercado pode ser a base de uma nova ideia de negócio.
A verdadeira habilidade empreendedora está em identificar essas lacunas e transformá-las em oportunidades.
Pergunte a si mesmo: O que está faltando no produto ou serviço que você oferece? O que o seu cliente vê que você ainda não percebeu?
Da próxima vez que você encontrar uma falta ou um problema, lembre-se: isso é mais do que uma simples deficiência. É uma oportunidade esperando para ser descoberta. Aproveite esses momentos para inovar, criar e construir soluções que não apenas preencham essas lacunas, mas que também transformem o mercado.

Beijos,
Espero que a sorte te encontre construindo o seu próprio mercado!

Dani, estou acompanhando a viagem pelos stories, e a forma única que vocês compartilham a viagem é incrível. Vocês misturam conhecimento, negócios e muito entretenimento. Aprendo muito e me divirto.

Já fiquei apaixonada pela Albânia e muito curiosa para conhecer. 

Trazer esse olhar de oportunidades que estão identificando, nos proporciona muitas ideias.

Doida para assistir o vlog. Boa viagem!

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...