Jump to content

[OFFTOPICS] Conversa de busão


Recommended Posts

Oie!!

Gente, eu preciso trazer pra cá uma conversa que ouvi ontem (contra a minha vontade, pq meus fones tavam sem bateria e a mulher tava do meu lado falando bem alto. Acabei engajando como ouvinte kkkkk).

Dois colegas de trabalho estavam falando sobre algo que aconteceu na empresa. O homem estava surpreso com algumas coisas, mas a mulher não. Ela pediu pra ele prestar muita atenção no que ela iria dizer, porque entender aquilo era fundamental: “existe a forma correta de fazer as coisas  e a forma eficaz. O que você ensina pros outro é a forma correta. Mas você não vai ensinar os seus truques que você levou um tempão pra ir aprendendo, de como de verdade fazer as coisas. Porque aí se você fizer isso você se torna descartável”.

O sentimento que eu tenho diante desse tipo de visão é de desânimo total. Que horrível você ter que estar num lugar onde você tem que se defender o tempo inteiro de tudo e de todos. Não poder dividir seus “truques”, ensinar o que de fato funciona… É uma empresa onde uns sabotam os outros o tempo inteiro!! O valor maior de uma pessoa numa empresa é as “cartas na manga” que ela tem? O que torna uma pessoa não-descartável?

Eu sei que em muitos lugares (pra não dizer na maioria deles) é assim, mas eu imagino que quando escuto falar sobre a CULTURA da empresa, os VALORES… existem formas mais agradáveis de trabalhar numa equipe, né? Isso que ouvi no ônibus é uma mentalidade muito pequena, né? Ou eu estou sendo muito ingênua?

 

  • Like 4
  • EITA!! 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha Kátia, no local onde eu moro é a mentalidade da maioria.

Da grandiosa maioria! Por isso a procura por cursos, informações, tudo o que tiver longe, internet ou o que for pra poder sair dessa bolha e acompanhar pessoas diferentes.

Porque é exatamente esse pensamento que domina, infelizmente.

E o pior, neste momento ao menos, é como a @Dani Noce fala SOBREVIVÊNCIA .. aguento, escuto, tento aos poucos colocar algo, mas nada se fala, ensinamento nenhum se passa, de preferencia que você sofra bastante pra conquistar algo "porque eu também sofri" então nao quero que você tenha nada de melhor.

  • Like 1
  • EITA!! 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/03/2024 at 07:11, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

Oie!!

Gente, eu preciso trazer pra cá uma conversa que ouvi ontem (contra a minha vontade, pq meus fones tavam sem bateria e a mulher tava do meu lado falando bem alto. Acabei engajando como ouvinte kkkkk).

Dois colegas de trabalho estavam falando sobre algo que aconteceu na empresa. O homem estava surpreso com algumas coisas, mas a mulher não. Ela pediu pra ele prestar muita atenção no que ela iria dizer, porque entender aquilo era fundamental: “existe a forma correta de fazer as coisas  e a forma eficaz. O que você ensina pros outro é a forma correta. Mas você não vai ensinar os seus truques que você levou um tempão pra ir aprendendo, de como de verdade fazer as coisas. Porque aí se você fizer isso você se torna descartável”.

O sentimento que eu tenho diante desse tipo de visão é de desânimo total. Que horrível você ter que estar num lugar onde você tem que se defender o tempo inteiro de tudo e de todos. Não poder dividir seus “truques”, ensinar o que de fato funciona… É uma empresa onde uns sabotam os outros o tempo inteiro!! O valor maior de uma pessoa numa empresa é as “cartas na manga” que ela tem? O que torna uma pessoa não-descartável?

Eu sei que em muitos lugares (pra não dizer na maioria deles) é assim, mas eu imagino que quando escuto falar sobre a CULTURA da empresa, os VALORES… existem formas mais agradáveis de trabalhar numa equipe, né? Isso que ouvi no ônibus é uma mentalidade muito pequena, né? Ou eu estou sendo muito ingênua?

 

Oi, Kátia!

Acho que isso que você ouviu ilustra bem a questão do mindset fixo que a Dani fala no início do módulo 2 do curso, sabe?

Na minha visão, pensar dessa forma faz com que essa pessoa alimente a falsa sensação de superioridade diante daqueles que têm menos conhecimento/vivências/repertório. E não querer partilhar esse conhecimento é uma forma de se proteger numa falsa armadura e até mesmo de se manter numa posição confortável. Pois, a partir do momento que não ajudo os outros a crescer, não preciso eu mesma me esforçar para ir mais além no meu próprio desenvolvimento. 

Essa senhora está na verdade precisando entrar pro PMP e rever os conceitos dela. kkkkkk

Quanto mais ensinamos, mais aprendemos. E sempre há lugar para os verdadeiramente bons, né?

 

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/03/2024 at 14:28, Daniela Moreira Soares disse:

Olha Kátia, no local onde eu moro é a mentalidade da maioria.

Da grandiosa maioria! Por isso a procura por cursos, informações, tudo o que tiver longe, internet ou o que for pra poder sair dessa bolha e acompanhar pessoas diferentes.

Porque é exatamente esse pensamento que domina, infelizmente.

E o pior, neste momento ao menos, é como a @Dani Noce fala SOBREVIVÊNCIA .. aguento, escuto, tento aos poucos colocar algo, mas nada se fala, ensinamento nenhum se passa, de preferencia que você sofra bastante pra conquistar algo "porque eu também sofri" então nao quero que você tenha nada de melhor.

É por isso que eu tô radiante de termos essa comunidade!! Eu não tenho no meu convívio pessoas como vocês. Como a @Jessica Maria Gomes Araujo  (acho q foi ela) disse: quero morar aqui kkkkkkk

  • Like 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Fundadora

Que tristeza esse tipo de empresa e esse tipo de cultura. São empresas que estão fadadas ao fracasso ou ao ostracismo, vão estacionar no tempo, pq não existe nada mais simples do que passar o seu conhecimento pra frente, pra que você possa ir pra uma posição melhor e consequentemente outra pessoa ficar na sua antiga posição.

Mesmo pq, pessoas que sempre ensinam, sempre estão aprendendo novas coisas tbm.

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/03/2024 at 07:11, Kátia Magaly Lopes Caldas disse:

Oie!!

Gente, eu preciso trazer pra cá uma conversa que ouvi ontem (contra a minha vontade, pq meus fones tavam sem bateria e a mulher tava do meu lado falando bem alto. Acabei engajando como ouvinte kkkkk).

Dois colegas de trabalho estavam falando sobre algo que aconteceu na empresa. O homem estava surpreso com algumas coisas, mas a mulher não. Ela pediu pra ele prestar muita atenção no que ela iria dizer, porque entender aquilo era fundamental: “existe a forma correta de fazer as coisas  e a forma eficaz. O que você ensina pros outro é a forma correta. Mas você não vai ensinar os seus truques que você levou um tempão pra ir aprendendo, de como de verdade fazer as coisas. Porque aí se você fizer isso você se torna descartável”.

O sentimento que eu tenho diante desse tipo de visão é de desânimo total. Que horrível você ter que estar num lugar onde você tem que se defender o tempo inteiro de tudo e de todos. Não poder dividir seus “truques”, ensinar o que de fato funciona… É uma empresa onde uns sabotam os outros o tempo inteiro!! O valor maior de uma pessoa numa empresa é as “cartas na manga” que ela tem? O que torna uma pessoa não-descartável?

Eu sei que em muitos lugares (pra não dizer na maioria deles) é assim, mas eu imagino que quando escuto falar sobre a CULTURA da empresa, os VALORES… existem formas mais agradáveis de trabalhar numa equipe, né? Isso que ouvi no ônibus é uma mentalidade muito pequena, né? Ou eu estou sendo muito ingênua?

 

Isso me lembrou muito uma frase li em algum lugar uma vez: ''as pessoas te querem bem, mas nunca melhor que ela''. Que tristeza, né? No final das contas, ninguém cresce. A pessoa está sempre saindo do nada para lugar nenhum. 

Editado por Aline Nascimento
Erro de ortografia rsrs
  • Like 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Infelizmente isso acontece muito por aqui!

Como eu trabalho como funcionario público, temos pessoas q são comissionadas, quando elas saem , vão embora e levam tudo o que aprenderam e não ensinam nada para quem fica. E tem o inverso, os fixos não passam para os que chegam, e assim caminha a humanidade! Sabe o que eu mais sinto falta? é de poder ter trocas de ideias, porque as vezes chega a um ponto que eu penso q sou a alienigena do lugar!

  • Like 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...