Jump to content

Um ano de PMP (retrospectiva)


Recommended Posts

Bom dia herdeiras! 

Hoje faz um ano que me inscrevi no PMP.
E é a quarta vez que tento escrever o meu testemunho, porque sempre que chego ao fim do texto dou por mim com o que mais parece ser um capítulo inteiro de um pedaço da minha vida. Uma fase em que levei com uma série de mudanças vindas de todos os pontos da minha vida.
Bom, vamos ver se é desta que a coisa fica bem escrita e compacta.

Quando decidi dar o passo e inscrever-me no PMP estava bem no olho de um furacão.
Estava de mudanças para a nossa primeira casa comprada, com marido, uma filha de 2 anos, dois cães, a lidar com o luto da perda repentina da minha mãe, subida de cargo no trabalho…
Há quem leia isso e diga “Mas isso é bom! Mudando para melhor!”, pois, mas para quem estava no auge da ansiedade e com um turbilhão de emoções à flor da pele, eu sentia-me assoberbada e completamente perdida no monte de coisas para fazer ao mesmo tempo. Então foi assim que começou, laptop em cima de uma pilha de caixas e pó, 10:30 da noite a comprar a minha entrada para o universo PMP.
O estudo não foi linear porque tinha muitos assuntos para resolver, mas só o facto de ter feito um esforço para chegar até ao Módulo 6 foi a melhor coisa que fiz. E num instante toda a confusão que ia na minha cabeça sossegou e senti que estava a assumir o controlo. Voltei a ter uma rotina, e aproveitei esta mudança para rever maus hábitos e me reeducar para novos e bons hábitos. Foi uma autêntica lufada de ar fresco! 

Num tom mais sério, o PMP ajudou-me imenso a lidar com uma ansiedade super pesada e livrou-me de um burnout.
Tinha acabo de assumir um cargo mais elevado na empresa, como analista de qualidade de uma equipa, e muita informação para reter numa fase em que ainda não tinha saído do pós-parto - leva cerca de 2 anos e meio a 3 anos, para o corpo e a cabeça da mulher começarem a estabilizar depois de ter um filho -. Às costas carregava: privação de sono, um carrossel hormonal descontrolado que levava a afrontamentos, um estado emocional mega sensível, mudança do grau de visão, inquietação… e claro está, a ansiedade era a cereja no topo deste bolo louco. Eu chorava em silêncio.
E como dizemos aqui em Portugal “Há males que vêm por bem” e no dia 6 de Dezembro de 2023 eu torci o pé nas escadas do escritório e fiquei 2 meses de baixa médica em casa a recuperar. Ironia do destino! 

Voltei a pegar no PMP do início quase até ao fim (no final vão perceber porquê). Sozinha em casa, sem distrações, agora com 2 meses de experiência numa nova fase na minha vida eu revisitei os meus hábitos e a rotina que tinha e melhorei ainda mais. Terminei livros que hoje fazem toda a diferença na minha forma de estar e pensar, alguns deles recomendados pelo PMP, e coloquei o que aprendi na prática, coisa que ainda não tinha conseguido fazer.

Regressei ao trabalho com uma nova e saudável mentalidade, conseguindo identificar os meus gatilhos de ansiedade e a saber geri-los. Aplico o timebox e a arte de dizer não sempre que necessário, liguei o foda-se para o irrelevante, aprendi a abraçar a crítica construtiva e a aceitar que somos seres falhos e que errar faz parte e assumi propriedade dos meus erros.

Pronto… não queria me alongar mas uma pessoa entusiasma-se! Desculpem-me! 
É óbvio que existem mais detalhes para contar, afinal de contas passaram-se 365 dias.

Um ano se passou e consegui dar autonomia para uns quantos campos da minha vida. E agora inicio um novo capítulo: a vida profissional. (Daí ter dito que ainda não fiz o PMP até ao final.)

Recentemente uni forças com uma ex-colega de trabalho, vimos que temos muita coisa em comum, e enquanto discutimos percursos de carreira ela ajudou-me a reacender uma chama que tinha ignorado sem querer: o mundo da gestão.
Hoje, estou a estudar para obter a certificação de um dos frameworks de Agile e a preparar-me para fazer uma mudança de carreira, para algo que realmente mexe comigo e que adoro… mas isso será assunto para um próximo capítulo… quer dizer post!

Para quem leu este post até aqui, parabéns! Você sobreviveu 😆  (desculpem mais uma vez o textão).

Espero que isto vos ajude a entender que, só tu é que vais:
- definir o ritmo do teu percurso dentro do PMP
- identificar onde há espaço para melhorias
- saber priorizar e definir as tuas metas
- sentir o bom sabor da conquista!

Beijinhos a todas as herdeiras que fazem desta comunidade uma inspiração diária!

P.s.: Não fiz uma descrição passo a passo porque o texto iria ficar loooongo demais.
 

  • Like 2
Link para compartilhar
On 03/09/2024 at 05:53, Sofia Peixe disse:

Para quem leu este post até aqui, parabéns! Você sobreviveu 😆  (desculpem mais uma vez o textão)

Oi, Sofia! Tudo bem?

Engraçado, hoje me arrumando pra trabalhar, estava pensando justamente em como seria daqui a alguns meses, quando concluir meu primeiro ciclo do PMP (12 meses de acesso); mas também pensando ainda mais distante, como será em outubro de 2025, quando terei 2 anos de PMP e completarei 40 anos. 

Tenho metas a atingir até essa data e tava justamente imaginando como vai ser incrível fazer meu depoimento comemorando todas as minhas conquistas. Porque tenho duas certezas nessa vida:
1. Vou renovar o PMP 'ad eternum';
2. Vou atingir as metas que estabeleci até essa data (e até mais)!

Ver seu depoimento agora me trouxe ainda mais segurança pra continuar buscando, sabe?
Acompanhar o sucesso de outras herdeiras tem esse poder de nos manter motivadas, crentes de que é possível.
Então, obrigada por esse sopro em nossos ouvidos.
Continuemos a nadar!

Ah! Herdeira que é herdeira, AMA um textão! Eu AMEI! 

  • Like 1
Link para compartilhar
On 03/09/2024 at 12:50, Jéssica disse:

Oi, Sofia! Tudo bem?

Engraçado, hoje me arrumando pra trabalhar, estava pensando justamente em como seria daqui a alguns meses, quando concluir meu primeiro ciclo do PMP (12 meses de acesso); mas também pensando ainda mais distante, como será em outubro de 2025, quando terei 2 anos de PMP e completarei 40 anos. 

Tenho metas a atingir até essa data e tava justamente imaginando como vai ser incrível fazer meu depoimento comemorando todas as minhas conquistas. Porque tenho duas certezas nessa vida:
1. Vou renovar o PMP 'ad eternum';
2. Vou atingir as metas que estabeleci até essa data (e até mais)!

Ver seu depoimento agora me trouxe ainda mais segurança pra continuar buscando, sabe?
Acompanhar o sucesso de outras herdeiras tem esse poder de nos manter motivadas, crentes de que é possível.
Então, obrigada por esse sopro em nossos ouvidos.
Continuemos a nadar!

Ah! Herdeira que é herdeira, AMA um textão! Eu AMEI! 

Obrigado @Jéssica! Muito obrigado mesmo pelo apoio. Eu já não sabia por onde cortar mais o texto e para mim todos os detalhes contam.

Tu és uma das pessoas que passei a seguir recentemente no Insta e vejo como manténs a tua consistência e disciplina, e é admirável ver isso.
Também vou renovar o meu acesso ao PMP por tempo indeterminado, porque a cada meta conquistada aparece logo outra e quero estar sempre munida das ferramentas necessárias.
Eu atingi uma meta importante este ano, uma meta super angular que escancarou um par de portas para novos caminhos, e agora para além de recalcular a rota vou incrementar ao que já foi atingido dando as boas vindas ao yoga na minha vida.
Vou-me sentir toda enferrujada e com uma flexibilidade de fazer chorar de vergonha, mas vamos que vamos.

Beijinhos!

  • Like 2
Link para compartilhar
On 03/09/2024 at 14:45, Sofia Peixe disse:

Vou-me sentir toda enferrujada e com uma flexibilidade de fazer chorar de vergonha, mas vamos que vamos.

No início é essa a sensação. kkkkkkk. Mas com o tempo, a gente evolui tanto! 
Eu AMO a ioga e não vivo mais sem! 

É um prazer ter você lá no INstagram também. Vou te seguir!
Vamos juntas! ❤️

  • Like 1
Link para compartilhar

Por favor faça o login para comentar

You will be able to leave a comment after signing in



Login
×
×
  • Criar novo...